Cheesecake de mirtilos (saudável; fit; sem glúten; sem ir ao forno; feito com iogurte)


Doidos por mirtilos? Nós cá em casa somos! Eu sou a fã numero 1, como mirtilos como quem come pipocas. Adoro cerejas, é difícil outra fruta ultrapassar o prazer que tenho em comer cerejas, acho que só mesmo os figos conseguem superar a minha vontade de comer cerejas, mas os mirtilos...ai, os mirtilos têm aquele lugar especial no meu coração (leia-se paladar), principalmente porque não têm caroços, ahahah


Este cheesecake é quase igual ao de framboesas que publiquei recentemente e que podem ver carregando AQUI. Poucas, muito poucas diferenças. A primeira e que salta logo á vista é não ter doce na cobertura, tem apenas mirtilos frescos. Outra menos visível é que acrescentei 1 colher de sopa de cacau em pó puro na base.
Por este motivo, pelo facto da receita ser praticamente a mesma, vou copiar as dicas que escrevi no dito post para aqui, até porque não tenho mais nada a acrescentar.



No que diz respeito á base, o miolo de noz pode ser trocado por qualquer outro fruto seco oleaginosos, por exemplo, amêndoa, avela, caju.

Quanto ás tâmaras, podem descaroçar e partir em pequenos pedaços como eu fiz ou hidratar em água quente e depois escorrer bem essa água da demolha. A vantagem de partir as tâmaras secas em pequenos pedaços é ficar mais homogeneamente picada, não apresentar fios das suas muitas fibras que são a grande mais valia do seu uso, pois baixam o índice glicémico. Por outro lado, se usarem tâmaras correntes que trazem um "banho" de xarope de glicose, demolhar em água quente vai retirara esse mesmo xarope que ficará diluído na água.
O cacau é opcional e serviu apenas para dar um tom mais escuro á base.



Em relação ao recheio, podem trocar o iogurte grego natural pleno por magro. O resultado é uma textura menos cremosa, mais gelificada. Na minha opinião esta sobremesa pede iogurte pleno, já que estamos a usar apenas 150g de queijo creme.


Os mirtilos que coloco em cima da base e que são envolvidas pelo creme de queijo e iogurte devem ser frescos. Se usarem congelados terão de os deixar descongelar primeiro em cima de papel absorvente e coloca-los em cima da base só quando já não estiverem a largar liquido, o que não é fácil de acontecer. Por isto, recomendo que os omitam caso não tenham mirtilos frescos, façam um clássico com apenas cobertura, já que essa pode ser feita com uma calda de mirtilos.
Assim sendo, se não tiverem mirtilos frescos e quiserem fazer um cheesecake com este sabor, devem fazer um clássico básico, que não é mais que toda a receita da base e recheio omitindo os mirtilos, e depois fazem uma calda ou compota de mirtilos congelados e colocam em cima. Para verem um  exemplo de calda ou compota de mirtilos carregar AQUI.



Ainda sobre o recheio, as folhas de gelatina podem ser trocadas por agar agar. Para isso devem usar 4g (2 colheres de chá) de agar agar em pó.

Como devem proceder? Misturam o agar agar no leite e levam ao lume a ferver 30segundos, lume brando e mexendo sempre. Retiram e adicionam ao creme de queijo e iogurte, lentamente e misturando sempre vigorosamente para que não fiquem grumos. Têm de ser muito rápidos e atentos, pois facilmente ganham estes mesmos grumos e também começa a enrijecer muito mais rápido do que com gelatina.




Outras receitas que poderão gostar:

Vão precisar de:

Base

  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
  • 150g de tâmaras secas
  • 1 colher de sopa de cacau em pó (opcional)

Recheio

  • 400g de iogurte grego natural (de preferência pleno)*
  • 200g de queijo creme light 
  • 150ml de leite ou bebida vegetal
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (usei 4 de xilitol e 2 de agave)
  • 12g de folhas de gelatina (6 a7 folhas)*
  • 200g de mirtilos frescos*

Cobertura


*ver as dicas na introdução sobre estes ingredientes

Confeção:
Base
  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  4. Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
Recheio e cobertura
  1. Distribuí os mirtilos frescos em cima da base.
  2. Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. 
  3. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
  4. Numa tigela misturei (sem bater) o queijo com o iogurte, os ingredientes adoçantes e a baunilha. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
  5. Verti a mistura de queijo e iogurte sobre a base, muito devagar, inicialmante 1 colher de sopa de cada vez até os mirtilos estarem todos tapados.
  6. Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
  7. Decorei com mais mirtilos.

Tão bom!

1 Comentários