Cheesecake de mirtilos e limão saudável (sem açucar; proteico; fit; sem glúten)




A combinação de limão e mirtilos é muito popular na doçaria de qualquer país. Aqui na blogosfera são mais que muitas as receitas. Eu própria já tenho outras publicadas. Faze-lo num cheesecake também não é grande novidade. Assim sendo, não vos trago novidade nenhuma!
E realmente não é uma novidade, não fosse a combinação de ingredientes que fiz para este cheesecake.



Começado pela base, feita pela minha querida filha Camila, entendi fazer uma que se assemelha-se na perfeição com a tradicional de bolacha. Vocês perguntam: "Então mas não é isso que fazemos sempre?" Sim, é. Pelo menos é isso que eu tento fazer nas bases de cheesecake ou tartes saudáveis, mas também sabemos que, quando colocamos os flocos de aveia e os frutos secos oleaginosos e doces no processador de alimentos com vista a fazer uma espécie de bolacha saudável para as nossas sobremesas, não conseguimos a textura exata de bolacha picada, menos ainda o sabor. Foi precisamente ao encontro dessa textura e sabor que eu fui.

 Logo para começar usei produtos  processados em farinha industrialmente, ou seja, não moí os flocos de aveia nem a amêndoa em casa, comprei já em farinha. Isto foi importante para a textura, já que em casa não consigo uma moagem tão fina. Depois veio o sabor, esse super fácil de encontrar, bastou usar uma proporção básica de farinha proteica e fibrosa com uma oleaginosa, adoçar e já está. O que veio depois para que tudo desse certo foram as mãozinhas de ouro da minha filha Camila, que amassou tudo com muito carinho e concentração até obter a massa perfeita.


Já para o recheio fiz a combinação maravilha: queijo quark com requeijão. Não é a primeira vez que a faço e vocês que me seguem à mais tempo até a conhecem bem com certeza. O queijo quark está a substituir as natas num cheesecake tradicional. Uma substituição mais que perfeita, já que é um produto riquíssimo em proteína, muito pouca gordura, pouquíssimas calorias e sem a acidez e sabor característicos do iogurte.
Depois juntei-lhe requeijão, dois maravilhosos requeijões de vaca 100% naturais da Santiago. De sabor suave e textura aveludada, este requeijão tem cada vez mais adeptos pelo seu valor nutricional e eu sou um deles.


Para a confeção segui todos os procedimentos habituais e rituais dum verdadeiro cheesecake. Como diz o nome, este é um bolo de queijo, feito no forno, com uma base tradicionalmente feita de bolacha. Coze lentamente ou em banho maria para evitar rachar ao ferver, é muitas vezes servido com compotas de fruta.
E é do doce de fruta com que o servi que me falta aqui falar. Este é um  dos doces mais fáceis de fazer e que cria um efeito visual muitíssimo bonito e atraente. Os mirtilos "pintam" os líquidos logo após o 1º minuto de fervura, pelo que em 5 minutos temos o nosso doce feito. Podem usar qualquer ingrediente adoçante para o fazer, não há qualquer problema, já que não o usei  para dar textura ao doce, para esse efeito usei amido de milho. Assim sendo, e repito, qualquer ingrediente adoçante pode ser usado, é completamente ao vosso gosto.



Vão precisar de:
Base
  • 1 caneca (250ml no copo medidor/ 96g) de farinha de amêndoa*
  • 3 canecas (750ml no copo medidor/ 270g) de farinha de aveia* (sem glúten se necessário)
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 8 a 12 colheres de sopa de água (esta quantidade é dependente do ingrediente adoçante que usarem e também das farinhas que usarem)
*Podem trocar a proporção destas farinhas, sendo apenas obrigatório usar, no mínimo, 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de aveia. Podem, por exemplo, fazer com 2 canecas de farinha de aveia e 2 de farinha de amêndoa. Ou, noutra opção, podem fazer só com farinha de aveia.

Recheio
  • 2 embalagens (400g) de Queijo Quark Santiago
  • 2 requeijões de vaca 100% natural Santiago (400g)
  • 3 ovos
  • 2 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 60ml de sumo de limão
  • raspas de 2 limões
  • 100g de mirtilos
Calda de mirtilos
  • 200g de mirtilos (frescos ou congelados)
  • raspa de 1 limão
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 2 a 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferirem (usei stevia em pó)
  • 180ml de água

Confeção:
Base
  1. Forrámos e untámos uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal.
  2. Numa tigela grande misturámos as farinhas com o sal. Abrimos uma cavidade ao meio e juntamos os restantes ingredientes, água aos poucos e amassando sempre bem com as mãos a cada adição. Formámos uma bola de massa "rija" e que não cola ás mãos (idêntica a qualquer massa de base de tarte feita de forma tradicional).
  3. Colocámos a bola de massa na forma e espalhámos por toda a base e lados (bastante subida nos lados). Reservámos.

Recheio:
  1. Ligámos o forno a 160ºC.
  2. Numa tigela batemos com a batedeira elétrica todos os ingredientes, á exceção dos mirtilos.
  3. Colocámos os mirtilos no fundo da base e vertemos o creme obtido em cima.
  4. Levámos ao forno cerca de 60 minutos (espetem um palito ao centro ao fim de 50 minutos para ver como está; desliguem o forno quando estiver firme ao toque). Deixámos arrefecer dentro do forno fechado.

 

Calda de mirtilos
  1. Num tachinho dissolvemos o adoçante stevia e o amido de milho na água. Levámos ao lume com os mirtilos e a raspa de limão até ferver 2 a 3 minutos. Retirámos do lume e acrescentámos 2 colheres de sopa de água para que a cozedura pare de imediato. 
  2. Desformámos o bolo e, cuidadosamente, colocámos a calda em cima.
 
 Tão bom…



1 Comentários