Cheesecake de mirtilo (saudável; fit; proteico; sem açúcar; sem glúten)




É apenas mais um cheesecake, muito dentro do género que faço habitualmente, saudável, proteico e pouco calórico comparado com os seus pares.
Não mudo o que está bem, o que mais gostamos, o comemos com prazer e sem culpa, apenas vou trocando sabores e neste caso optei pelos mirtilos.



Nesta altura do ano não é fácil arranjar mirtilos frescos, os que existem há venda nos supermercados são extraordinariamente caros, pelo que optei por congelados. Não faz qualquer diferença na confeção do bolo, apenas a decoração fica a perder.
Esta é uma sobremesa que cabe em qualquer mesa de festa, pela frescura, pelo aspeto irresistível, pelo sabor único que os mirtilos conferem a qualquer doce.


A minha opção foi mais uma vez para a utilização do queijo quark (queijo fresco batido 0% mat. gorda) em substituição das natas no recheio. Todos sabemos que é riquíssimo em proteína e sem gordura, o que faz dele um produto muito pouco calórico. Para mim uma percentagem de queijo creme é essencial num cheesecake, a opção é necessariamente por um magro.
No que diz respeito á base, também ela já é habitual nos meus bolos deste género, a combinação dos flocos de aveia com qualquer fruto seco oleaginoso e tâmaras para adocicar.


Vão precisar de:
Base
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de flocos aveia (sem glúten se necessário)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de miolo noz ou amêndoa ou mistura de frutos secos oleaginosas
  • 100g de tâmaras secas

Recheio
  • 250g de mirtilos congelados
  • sumo de 1/2 laranja*
  • sumo de 1/2 lima*
  • 5 folhas de gelatina
  • 200g de queijo creme
  • 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark)
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave, stevia,...)
*Podem usar só lima ou só laranja.
Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Descarocei as tâmaras e pus a demolhar em 100ml de água quente. Forrei uma forma de 22cm de diâmetro com papel vegetal e untei.
  2. Coloquei a noz no processador de alimentos e triturei em farinha grossa. Acrescentei os flocos de aveia e voltei a triturar em farinha.
  3. Reduzi as tâmaras em puré e verti no processador de alimentos. Voltei a pulsar, agora para misturar e fazer uma pasta grossa. Forrei o fundo da forma com esta pasta. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
Recheio
  1. Coloquei um tachinho ao lume com cerca de 200g de mirtilos (reservei 50g para a decoração). Juntei o sumo de laranja e deixei ferver em lume medio/ baixo por 5 minutos. Desliguei o lume, juntei o sumo de lima, passei para um copo alto e triturei em puré com a varinha mágica.
  2.  Hidratei as folhas de gelatina em água abundante por alguns minutos e juntei ao puré de mirtilos (como o puré de mirtilos está quente elas desfazem-se de imediato).
  3. Numa tigela misturei os queijos com o adoçante. Adicionei o puré de mirtilo com as folhas de gelatina diluídas e voltei a misturar tudo.
  4. Verti o creme obtido sobre e base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
  5. Servi com os mirtilos reservados e raspas de lima.
 

 

 

 





 Tão simples, tão bom!


0 Comentários