Cheesecake de mirtilos vegan (saudável; lowcarb; paleo; sem glúten; sem lactose)




Mais um cheesecake para a minha longuíssima lista!
A questão eu se impõe é: "porquê fazer um cheesecake vegan com caju se eu gosto tanto de queijo e não tenho qualquer problema em consumir queijo?"
A resposta não é tão obvia como um simples "fica maravilhoso, super cremoso, um sabor incrível", a resposta é o facto da quantidade de ingrediente adoçante necessário para adoçar um cheesecake feito com cajus ser muito menor do que feito com queijo e, atenção, feito com iogurte ainda pede mais ingrediente adoçante.


Os cajus são frutos secos, quando os comemos não parecem doces, mas a realidade é que em cada 100g de cajus há quase 8g de açucar. Já o queijo creme magro tem cerca de 0,03g de açúcar, bastante menos, portante. Ora, isto significa que para ficar agradável ao paladar, teremos que usar mais ingrediente adoçante no cheesecake feito com queijo do que no feito com caju. Quero salientar que todo o recheio deste bolo tem apenas 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante e podem escolher as versões sem calorias.

Eu não estou aqui a falar de calorias, nem tão pouco de sabor, apenas porque acho que há lugar para tudo. Como eu costumo dizer "Nem tanto, nem tudo". Esta é uma expressão que uso muito quando estou a explicar a forma como me alimento e quer apenas dizer que é no equilíbrio que está a virtude e o equilíbrio está em variar, está em não colocar peso só dum lado da balança, mas sim o mesmo peso dos dois lados da balança.


Aqui no blogue encontram um cheesecake de mirtilos cru feito com queijo, receita que podem ver carregando👉AQUI e outro de forno que podem ver carregando👉AQUI. Ambos são maravilhosos, este não fica atrás, antes pelo contrario, é fabuloso.




Em termos de confeção, usei aqui um "esquema" que não muito usual ver-se aqui na blogosfera: cozi os cajus. A primeira vez que usei este método de confeção foi para fazer um pudim vegan. Não tinha leite de coco em casa e resolvi fazer com cajus. Para que ficasse bem cremoso e idêntico a um pudim, cozi os cajus. Ficou maravilhoso, dos melhores pudins que já fiz. Não tenho a receita publicada, lembro-me que apenas coloquei uma foto nas histórias das redes sociais facebook e instagram.

Como estava a dizer, a confeção deste cheesecake passa por cozer os cajus. Ora, e porque é que os cozi em vez de os demolhar como fiz todas as outras vezes que fiz um cheesecake vegan com cajus? Porque usei agar para o bolo ficar firme, ou seja, não o congelei. O agar requer que os alimentos onde vai ser introduzido estejam a uma determinada temperatura, sobe o risco de enrijecer antes do tempo. É por isso que, os cajus cozidos, para além da cremosidade que obtenho, ainda consigo de forma fácil ter as temperaturas que preciso para a sobremesa resultar na perfeição.


Mirtilos são um dos meus frutos preferidos. Chamo-lhes as minhas pipocas. É um autêntico vicio, quando começo não consigo parar de comer.
Estes maravilhosos que aqui vêm vieram da Quinta da Remolha .
Quinta da Remolha situa-se em Sever do Vouga, capital dos mirtilos. Mais que mirtilos, a Quinta tem plantação Framboesa, Amora, Maracujá, Lima, Limão e Kumquat. Quase todas as plantações estão em regime de agricultura biológica. Tem serviço de hotel e alojamento, para além de permitir visitas ás plantações.

Imagino eu que vocês neste momento querem saber se a fruta que lá se produz está à venda ao publico. Está, sim senhor! Podem ir lá comprar a um preço bem simpático, podem fazer as vossas encomendas e para isso eu deixo aqui mais uma vez o acesso ao facebook: QUINTA da REMOLHA , pagina de facebook.

Ainda há mais. A Quinta da Remolha produz artesanalmente maravilhosas compotas, licores e marmeladas. É a própria dona da quinta que as faz e eu fiquei de ir aprender com ela. É que depois de as provar cheguei à conclusão que as minhas são muito inferiores e tenho muito que apreender. Muitas delas são feitas sem açucar e foi mesmo uma dessas que eu usei na cobertura deste cheesecake.

Para adquirem as compotas da Quinta da Remolha basta enviar uma mensagem, através do facebook que mencionei em cima, e fazer a vossa encomenda.

Vão precisar de:
 Base
  • 1 chávena de miolo de noz (85g)
  • 1 chávena de tâmaras (150g com caroço)
  • 1 chávena de coco ralado (90g) (ou flocos de aveia ou farinha de amêndoa)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
1ª Camada branca
  • 150g de cajus
  • 5 colheres de sopa de adoçante (usei 2 de agave + 3 stevia em pó)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 500ml de bebida vegetal a gosto ou leite
  • 1 e 1/2 colheres de chá de agar (6g)
  • 50g de mirtilos frescos (opcional)
2ª Camada azul
  • 100g de cajus
  • 250ml de bebida vegetal a gosto ou leite + 50ml para diluir o agar
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 1 de agave + 2 de adoçante stevia)
  • 200g de mirtilos (frescos ou congelados)
  • 1 colher de chá de agar (4g)
Cobertura:









Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
  1. Demolhei as tâmaras em água fervente por 5 minutos. Escorri-as num passador. 
  2. Coloquei a noz e o coco no processador de alimentos e triturei até estar numa farinha fina. Juntei as tâmaras, o cacau e voltei a triturar até estar numa pasta.
  3. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. 
  4. Passei a pasta obtida para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorífico enquanto fiz o primeiro recheio.
Camada de branca
  1. Diluí o agar em metade do leite. Reservei.
  2. Levei ao lume um tachinho com os restantes ingredientes. Deixei ferver 5 minutos para o caju cozer.
  3. Juntei o agar diluído e deixei ferver durante mais 1 minuto. Passei para um liquidificador e triturei tudo até estar em creme.
  4. Verti este creme sobre a base, espalhei as 50g de mirtilos e levei ao frigorifico meia hora.
Camada de mirtilos
  1. Diluí o agar em 50ml de leite.
  2. Levei ao lume um tachinho com os restantes ingredientes, á exceção dos mirtilos. Deixei ferver 5 minutos para o caju cozer. Juntei o agar diluído e deixei ferver mais 1 minuto.
  3. Triturei os mirtilos no liquidificador. Juntei o preparado de caju cozido e voltei a triturar até ter um creme de tão rosa.
  4. Verti sobre a camada de baunilha e levei novamente ao frigorifico, agora 4 horas.
  5. Espalhei a compota de mirtilo antes de desformar e servir.

Fotos confeção da base:
 





Fotos confeção 1ª camada






Fotos confeção 2ª camada:












Tão bom...







1 Comentários