Vai haver algumas exceções este verão já que me deram uma caixa bem grandinha e já avisei a população residente que deixem alguns para eu poder usar nas minhas receitas. Na eventualidade de se esquecerem, no sábado passado retirei uma chávena para fazer estes fabulosos muffins😉
No final da missa o destino era Lisboa deixar os miúdos e um amigo deles que foi connosco. O J. Pedro foi terminar alguns trabalhos para o projeto do PSEM, a mais nova e o amigo foram apenas passear, sair á noite e aproveitar as ferias.
Os que me seguem á mais tempo sabem que eu gosto duma alimentação saudável, no entanto não sou de gastar rios de dinheiro a fazer bolos e bolinhos. A farinha de amêndoa é, na minha opinião, excessivamente cara. Compreendo todos os benefícios, são de facto muitos (regula o colesterol, é um antioxidante, pode ajudar no combate do cancro, retarda o envelhecimento da pele, ajuda a emagrecer e aumenta a sensação de saciedade), mas é mesmo muito dinheiro. De vez em quando abro exceções. De resto tenho sempre em casa, não é é para usar em tudo.
Não adicionei qualquer gordura aos meus muffins. No meu entender a farinha de amêndoa e até a de coco já têm gordura que chegue. Não tenho nada contra quem não toma esta opção, apenas esta é minha e consigo retirar muitas, mesmo muitas calorias aos meus bolos sem retirar valor nutritivo.
- 1 e 1/2 caneca (370ml no copo medidor) de farinha de amêndoa*
- 2 colheres de sopa de farinha de coco
- 6 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 8 colheres de sopa de puré de maça (corresponde a 2 maças pequenas cozidas e trituradas; ver receita rápida de microondas carregando aqui ) ou iogurte grego natural light
- 2 ovos (ou ovos de linhaça)
- 5 a 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco, mascavado, xaropes/geleias adoçantes; usei stevia liquido)
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
- 1 curgete grande ralada
- 1 chávena de cerca de 200ml de capacidade de mirtilos
*Podem trocar por qualquer outra farinha, por exemplo, flocos de aveia triturados em farinha. Terão de acrescentar á vossa massa 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco derretido e colocar a farinha de coco só no fim e apenas se necessário, ou seja, se a massa estiver demasiado líquida. Podem ver as fotos em baixo para ver a consistência que precisam, é uma massa densa que não escorre. A farinha de coco também poderá ser substituída da mesma forma.
Confeção:
Comecei por fazer o puré de maça. Descasquei, cortei em pedaços e coloquei numa tigela de ir ao microondas, tapado com película aderente, por 4 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
Ralei a curgete, coloquei num pano e apertei bem para que saia o máximo de água possível.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Usei formas de silicone, pelo que não precisei de untar; podem usar as que quiserem incluindo de papel.
Numa tigela misturei bem todos os ingredientes secos: farinhas, amido de milho, fermento.
Noutra tigela misturei o puré de maça, os ovos, o adoçante, aroma de baunilha e o sumo de limão. Misturei bem com o batedor de varas manual.
Verti a mistura de líquidos sobre a de secos e misturei bem. Juntei a curgete espremida e voltei a misturar. Acrescentei os mirtilos e envolvi.
Dividi a massa pelas formas e levei ao forno 25 a 30 minutos.
Desformei depois de frios.
Tão bom...
0 Comentários