Cheesecake de Oreo caseira, mirtilos e requeijão (saudável; fit; sem glúten)




Este é um cheesecake que, supostamente, seria bem guloso, no entanto, e como eu própria fiz as bolachas Oreo, passou a ser um cheesecake guloso mas também muito saudável.

Em nada alterei a receita de bolachas Oreo que tenho publicadas no blogue e que podem ver carregando👉aqui Como diz o velho ditado, "em equipa vencedora não se mexe" e esta minha versão de bolacha Oreo tem sido um sucesso por entre quem já as experimentou e, claro, cá em casa adoram.
Fiz para a base e também para o recheio, mas, atenção, quem fizer o mesmo que eu fiz, a receita das Oreos já publicada anteriormente a dobrar, vai ter sobra de bolachas. Cá em casa não sobrou nem uma, as que ficaram fora do cheesecake foram, literalmente, devoradas! Eu fui a principal culpada do desaparecimento das Oreos, gosto mesmo desta bolacha e do seu sabor pouco doce.


Usei a receita para a base, tal como já fiz nesta tarte de lima. Fica fantástica e a combinação com os cremes, seja o da tarte seja o deste cheesecake, fica fanático e até parece estarmos a comer uma Oreo gigante. Digamos que o recheio vai fazer as vezes do creme da bolacha.
Nesta sobremesa também usei mirtilos para dar a frescura da fruta que tão bem fica nos cheesecakes. Não foi por acaso a escolha dos mirtilos, eles ficam realmente muito bem nesta combinação. diria que fazem a combinação perfeita: Oreo, creme de queijo e mirtilos.


Para o recheio de queijo fiz uma mistura muito fit que escolhi propositadamente para esta sobremesa, não só para a tornar proteica, como também, e mais uma vez, por serem sabores que combinam perfeitamente com os restantes ingredientes. Digamos que tentei encontram os melhores ingredientes que fossem fazer deste cheesecake o melhor do género, uma textura incrível, uma combinação perfeita.


Escolhi o queijo quark da Santiago. Com baixo teor de gordura (3%) e de hidratos de carbono, este queijo apresenta textura cremosa, substitui natas nas sobremesas e, devido ao seu elevado teor de proteína, é excelente para desportistas e para quem está em processo de perda de peso.
Para dar o sabor irresistível à minha sobremesa, usei o requeijão de vaca da Santiago.  De textura aveludada, este requeijão é 100% natural, ou seja, livre de quaisquer conservantes. Também ele tem ganho muitos adeptos por quem pratica uma alimentação saudável, devido ao seu equilíbrio nutricional.


Estes dois produtos fizerem o "par maravilha" para o meu cheesecake, que, por outro lado, esteve em perfeita harmonia com os restantes ingredientes, conseguindo assim aquilo que pretendia: um cheesecake de Oreo em que o recheio se assemelhasse ao recheio das bolachas e acrescentar a frescura duma fruta que lhe assentasse na perfeição.
Não há grandes dicas no que diz respeito á confeção, esta é simples e baseada no que habitualmente faço.



Uma única dica vai para não deixarem a base de bolacha arrefecer muito muito. Não é habitual dizer uma coisa desta, até parece que estou a dizer qualquer coisa de estranho. Mas se deixam a base arrefecer ela vai ter tendência a soltar-se da forma e o vosso recheio vai escorrer para lá.


Vão precisar de:
Base:
  • 120g (1 caneca/ 250ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno (ver nota*)
  • 50g (1/2 caneca/ 120ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1 colher de sobremesa de café ou descafeinado instantâneo ou cevada (em pó; opcional) 
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 75ml (5 colheres de sopa) de agave ou mel ou xaropes/ geleias adoçantes
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural grego ou vegetal (ou mais azeite)
  • 4 a 6 colheres de sopa de água
Nota*: Podem substituir por farinha de aveia ou de espelta na quantidade de 100g ou 120g respetivamente.

Recheio:

  • 400g (2 embalagens) de queijo quark da Santiago
  • 200g (1 embalagem) de  requeijão de vaca da Santiago
  • 6 a 7 colheres de ingrediente adoçante de preferência não granulado (mel, agave, stevia em pó,...usei metade maple syrup e metade stevia)
  • 5 folhas de gelatina
  • 120g de mirtilos 
Para as Oreos do recheio e decoração (metade da receita da base) ver nota**
  • 60g (1 /2 caneca/ 120ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno (ver nota***)
  • 25g  (1/4 caneca/ 60ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1/2 colher de sobremesa de café ou descafeinado instantâneo ou cevada (em pó; opcional) 
  • 1/8 de colher de chá de fermento em pó
  • 40ml (2,5 colheres de sopa) de agave ou mel ou xaropes/ geleias adoçantes
  • 1 colheres de sopa de azeite
  • 1 colheres de sopa de iogurte natural grego ou vegetal (ou mais azeite)
  • 2 a 4 colheres de sopa de água
  • 30g de chocolate para a decoração (opcional)
Nota**: Podem fazer ao mesmo tempo que a base e retirar 1/3 da massa para fazer bolachas
Nota***: Podem substituir por farinha de aveia ou espelta na quantidade de 50g ou 60g respetivamente.


Confeção
Para a base e bolachas Oreo do recheio e decoração:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. 
  2. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. Juntei os líquidos e misturei bem. Amassei com a minha mão até ter uma bola maleável (caso esteja muito seca e a partir, colocar mais água).
  3. Dividi a massa em duas partes: 2/3 para a base e 1/3 para as bolachas.
  4. Untei e forrei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Pressionei a 3/4 da massa no fundo da forma, fiz pequenos furos com um grafo e levei ao forno 8 minutos.
  5. Para fazer as bolachas,  estendi a massa em cima de papel vegetal com a ajuda do rolo da massa até estar bem fina.
  6. Com um copo de abertura estreita (diâmetro pequeno) fiz rodelas pressionando com força e precisão. A massa que ficou entre as primeiras rodelas, voltei a amassar, a esticar e fazer mais rodelas.
  7. Levei ao forno por cerca de 8 minutos.
(para ver fotos de execução da massa carregar👉aqui)


Para o recheio:
  1. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água por 3 minutos. Retirei, escorri-as bem e dissolvi-as em 50ml de água morna.
  2. Numa tigela misturei o queijo quark, o requeijão e o adoçante. Triturei com a varinha mágica até ter um creme macio. Verti a gelatina dissolvida sobre o creme obtido. Misturei bem.
  3. Entretanto a base está pronta e, sem a deixar arrefecer, coloquei os mirtilos em cima, depois algumas bolachas partidas (reservei algumas bolachas para a decoração) e finalmente verti, cuidadosamente, o creme de queijo por cima.
  4. Levei ao frigorifico 4 horas.
  5. Para a decoração derreti o chocolate e misturei água até estar um creme fluido. Verti sobre os lados com a ajuda duma colher de café. Decorei com mais mirtilos e as restantes bolachas.



 






Tão bom!!!








0 Comentários