Cheesecake de mirtilos com base de avelã (vegan; saudável; lowcarb; paleo; sem glúten; sem lactose)



É apenas mais um cheesecake na minha já longa lista. Não era suposto ser publicado nas redes sociais, até porque já existe aqui no blogue uma receita praticamente igual, no entanto, as diferenças que tem levaram-me a pensar que não seria mau fazer esta partilha. São alterações ao nível das proporções e também ao facto de ter usado mirtilos congelados.

 A questão eu se impõe é: "porquê fazer um cheesecake vegan com caju se eu gosto tanto de queijo e não tenho qualquer problema em consumir queijo?"
A resposta não é tão obvia como um simples "fica maravilhoso, super cremoso, um sabor incrível", a resposta é o facto da quantidade de ingrediente adoçante necessário para adoçar um cheesecake feito com cajus ser muito menor do que feito com queijo e, atenção, feito com iogurte ainda pede mais ingrediente adoçante.



Qual a grande vantagem de usar cajus nos cheesecakes em vez de queijo creme, seja ele vegano ou de leite?

Os cajus são frutos secos, quando os comemos não parecem doces, mas a realidade é que em cada 100g de cajus há quase 8g de açúcar. Já o queijo creme magro tem cerca de 0,03g de açúcar, bastante menos, portante. Ora, isto significa que para ficar agradável ao paladar, teremos que usar mais ingrediente adoçante no cheesecake feito com queijo do que no feito com caju. Quero salientar que todo o recheio deste bolo tem apenas 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante e podem escolher as versões sem calorias.

Eu não estou aqui a falar de calorias, nem tão pouco de sabor, apenas porque acho que há lugar para tudo. Como eu costumo dizer "Nem tanto, nem tudo". Esta é uma expressão que uso muito quando estou a explicar a forma como me alimento e quer apenas dizer que é no equilíbrio que está a virtude e o equilíbrio está em variar, está em não colocar peso só dum lado da balança, mas sim o mesmo peso dos dois lados da balança.
Nesta receita não é necessário terem o leite de coco no frigorifico. Toda a lata vai ser usada, mesmo que contenha alguma água. devem tê-la á temperatura ambiente e agitar bem antes de usar pois vão ter de dividir a quantidade ao meio e convém que esteja igual, ou seja, não haja uma parte com mais água que outra.





Onde triturar os cajus para obter um creme macio?

O ideal é um Blender. O liquidificador também é bom, mas nada bate o Blender. No entanto, há formas de fazer um creme de cajus no processador de alimentos. Tudo que têm de fazer é processar os cajus até formar uma pasta. Depois juntam o leite e voltam a processar. Nessa altura passam metade da quantidade obtida para um copo alto e trituram com a varinha magica. A varinha mágica funciona sob a mesma técnica dos Blender só que menos potente, por isso temos de fazer pequenas quantidades de cada vez para obter o mesmo resultado.
 
Os cajus podem ser demolhados ou cozidos. Se não tiverem tempo para os demolhar convenientemente, que deve ser durante a noite ou, no mínimo, 6 horas, cozam-nos em água por 10 minutos. Eu pus os meus a demolhar de manhã. Erpara ter feito isso á noite, mas esqueci-me. Pus de manhã com a intenção de fazer a sobremesa na hora do almoço. Já estavam moles, mas não o suficiente para fazer aquele creme cremoso que tanto gosto. Resolvi coze-los 5 minutos e ficaram no ponto.

Um pormenor de confeção e tamanho. Caso não tenham uma forma pequena como a minha a camada branca irá ficar muito baixa, quase invisível. Proponho que acrescentem a quantidade de bebida vegetal em 200ml e compensem também o agar agar em 1/2 colher de chá (2g).


Porquê fazer os cheesecakes e as sobremesas frescas com agar agar em vez da gelatina?

Muitos de vós, tal como me aconteceu a mim, têm alguma resistência a usar o agar agar em vez de gelatina. Porque é caro, porque temos de adaptar as receitas ao seu uso. Eu fiz as contas e cheguei á conclusão que o agar agra não é mais caro que a gelatina, apenas o investimento inicial é maior. É que precisamos de uma pequena quantidade para fazer o mesmo que gelatina. O agar tem 3 vezes mais poder gelificante que a gelatina comum. Se fizerem as contas como eu fiz, chegam á conclusão que poupam em usar o agar. Este ainda é um produto com vários benefícios para a saúde e ajuda no emagrecimento já que é laxante e inibidor de apetite, coisa que não acontece com a gelatina.
Para além disto o agar tem a vantagem de solidificar as receitas muito mais rápido, já que começa a "endurecer" entre os 32 e os 40ªC. No tempo quente ainda há uma vantagem suplementar, é que podemos ter a sobremesa na mesa á temperatura ambiente que ela não se desmancha, precisamente porque a temperatura de endurecimento é elevada em relação á tradicional gelatina.


Outras receitas idênticas aqui no blogue:


Vão precisar de:
Base
  • 100g de flocos de aveia (ou coco ralado ou farinha de amêndoa para opção lowcarb)
  • 120g de avelãs
  • 100g de tâmaras secas
  • 1 colher de sopa de cacau em pó puro (opcional)

1ª Camada (branca)

  • 100g de cajus demolhados por, no mínimo, 6 horas*
  • 200ml de leite de coco (lata á temperatura ambiente e bem agitada)
  • 3 colheres de sopa de adoçante (usei 1 de agave * 2 de xilitol)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 200ml de bebida vegetal a gosto ou leite
  • 1 colher de chá de agar agar (2g)

2ª Camada 

  • 100g de cajus demolhados por, no mínimo, 6 horas*
  • 200ml de leite de coco (lata à temperatura ambiente e bem agitada)
  • 350ml de bebida vegetal a gosto ou leite + 50ml para diluir o agar
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 1 de agave + 3 de xilitol)
  • 150g de mirtilos (usei congelados)
  • 1 e 1/2 colher de chá de agar (3g)
*Em alternativa podem cozer em água por 10 a 15 minutos.

Confeção:
Base
  1. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20cm (pode ser de 22cm)
  2. Pus os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as avelas e voltei a processar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei-as no processador, assim como o cacau. Voltei a pulsar até obter uma "massa" idêntica a um crumble que, apesar de solta, agrega-se ao apertar (caso esteja a agregar adicionar 1 colher de sopa de água aos poucos e com o processador de alimentos em andamento).
  4. Passei para a forma e pressionei no fundo. Reservei no frigorifico.
1ª camada
  1. Coloquei num tacho metade duma lata de leite de coco (200ml), metade da bebida vegetal (100ml), o agar agar, o ingrediente adoçante e o aroma de baunilha. Misturei bem e levei ao lume, brando e mexendo com frequência, até ferver 1 minuto.
  2. Escorri os cajus e coloquei no Blender com a outra metade da bebida vegetal (100ml). Triturei até estar cremoso (caso seja necessário podem acrescentar mais 50ml de leite).
  3. Retirei o leite de coco do lume e misturei o creme de caju. Verti sobre a base e levei ao frigorifico 30minutos para firmar.
2ª camada
  1. Coloquei num tacho a outra metade da lata de leite de coco (200ml), 200ml de bebida vegetal, o agar agar e o ingrediente adoçante. Misturei bem e levei ao lume, brando e mexendo com frequência, até ferver 1 minuto.
  2. Escorri os cajus e coloquei no Blender com 150ml de bebida vegetal. Triturei até estar cremoso. Adicionei os cajus congelados e voltei a triturar até estar num creme “roxo”.
  3. Retirei o leite de coco do lume e misturei o creme de caju. Cuidadosamente verti sobre a camada branca já bem firme. Reservei no frigorifico mais 2 horas. Desformei e decorei.


Tão bom…



5 Comentários

  1. Muito agradecida minha querida senhora por partilhar as suas receitinhas, pois eu faço muitas pesquisas porque meus filhos nora e gênrro e também o meu netinho todos eles são vegan e então tudo o que faço é a pensar neles porque quero sempre dividir com eles e de outra forma não poderia dar lhes a provar um bem haja para a senhora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Fico muito feliz por saber que gosta das receitas e que sou útil de alguma forma. Muito obrigada pelo comentário! Sempre que tiver alguma duvida esteja á vontade em perguntar.

      Eliminar
  2. O meu email normal é fatimamatos@hotmail.com só aqui é que eu leio as minhas coisas obg

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Qual seria a quantidade de folhas de elatina e agua para substituir o agár?

    ResponderEliminar