Não é novidade para ninguém que cheesecake, de forno ou cru, é a minha sobremesa favorita. Venha lá o melhor bolo do mundo, eu prefiro sempre um bom cheesecake. Este é um clássico, também o meu formato preferido. Uma base simples, ainda que saudável e fit. O recheio feito á base de iogurte grego e queijo creme, como já disse, um clássico e simples cheesecake. A cobertura é apenas compota de framboesa a que retirei as sementes para ficar mais agradável ao paladar.
Não posso deixar de agradecer á Quinta de Santo A. pelas ofertas de framboesa. Como engenheira agrónoma que sou, já tive oportunidade de visitar muitas quintas e produções das mais diversas áreas. Poucas com o aspeto cuidado que a Quinta de Santo A. tem.
Não está aqui o nome completo da quinta, porque os proprietários não querem. Estas ofertas são completamente desinteressadas do ponto de vista comercial, oferecem sem me pedir nada em troca, sem pedir publicidade ou qualquer tipo de divulgação.
Dicas para esta receita:
⇒No que diz respeito á base, o miolo de noz pode ser trocado por qualquer outro fruto seco oleaginosos, por exemplo, amêndoa, avela, caju.
Quanto ás tâmaras, podem descaroçar e partir em pequenos pedaços como eu fiz ou hidratar em água quente e depois escorrer bem essa água da demolha. A vantagem de partir as tâmaras secas em pequenos pedaços é ficar mais homogeneamente picada, não apresentar fios das suas muitas fibras que são a grande mais valia do seu uso, pois baixam o índice glicémico. Por outro lado, se usarem tâmaras correntes que trazem um "banho" de xarope de glicose, demolhar em água quente vai retirara esse mesmo xarope que ficará diluído na água.
⇒Em relação ao recheio, podem trocar o iogurte grego natural pleno por magro. O resultado é uma textura menos cremosa, mais gelificada. Na minha opinião esta sobremesa pede iogurte pleno, já que estamos a usar apenas 150g de queijo creme.
As framboesas que coloco em cima da base e que são envolvidas pelo creme de queijo e iogurte devem ser frescas. Não terão bons resultados se usarem das congeladas. Por isto, recomendo que as omitam caso não tenham, façam um clássico com apenas cobertura, já que essa pode ser feita com as congeladas.
As folhas de gelatina podem ser trocadas por agar agar. Para isso devem usar 4g (2 colheres de chá) de agar agar em pó.
Como devem proceder? Misturam o agar agar no leite e levam ao lume a ferver 30segundos, lume brando e mexendo sempre. Retiram e adicionam ao creme de queijo e iogurte, lentamente e misturando sempre vigorosamente para que não fiquem grumos. Têm de ser muito rápidos e atentos, pois facilmente ganham estes mesmos grumos e também começa a enrijecer muito mais rápido do que com gelatina.
⇒A cobertura pode ser feita com framboesa fresca ou congelada, como já disse. Nesta receita optei por coar o doce que fiz de forma a retirar as sementes. Embora seja opcional, a textura que obtemos é muito mais agradável ao paladar e até á vista, sendo uma mais valia para a sobremesa. Não demora assim tanto tempo a fazer e compensa o resultado final.
Outras receitas que poderão gostar:
- Cheesecake manga-laranja (saudável; fit; opção sem glúten, paleo, lowcarb)
- Cheesecake de manga (saudável; com queijo quark; sem açúcar; com manga fresca)
- Cheesecake de mirtilo (saudável; fit; proteico; sem açúcar; sem glúten)
- Cheesecake de manteiga de amendoim e cacau (saudável; pouco calórico; feito com queijo quark)
- Cheesecake de pistacho e limão (saudável; proteico; low carb; sem glúten; sem açúcar, manteiga, nem natas; feito com queijo quark)
- Cheesecake de mirtilos com base de avelã (vegan; saudável; lowcarb; paleo; sem glúten; sem lactose)
- Cheesecake de chocolate com base de avelã fit (saudável; sem glúten; apenas 10g de chocolate por fatia; sem forno)
- "Cheesecake" de baunilha vegan (saudável; fit; sem glúten; sem açúcar; sem forno)
- Cheesecake de morango (saudável; "fit"; sem açúcar; feito com queijo quark)
- Cheesecake de caramelo salgado de iogurte (saudável; proteico; fit; low carb; low fat)
- Cheesecake de cereja (com queijo quark)
Vão precisar de:
Base
- 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 100g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
- 150g de tâmaras secas
- 400g de iogurte grego natural (de preferência pleno)*
- 150g queijo fresco para barrar original Santiago
- 150ml de leite ou bebida vegetal
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
- 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (usei 4 de xilitol e 2 de agave)
- 12g de folhas de gelatina (6 a7)*
- 300g de framboesas frescas*
- 300g de framboesas frescas ou congeladas
- 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei frutose)
- 1 colher de sopa de polvilho doce (ou amido de milho)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
- Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
- Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
- Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
- Distribuí as framboesas frescas em cima da base.
- Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi com uma colher e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
- Numa tigela misturei (sem bater) o queijo com o iogurte, os ingredientes adoçante e a baunilha. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
- Verti a mistura de queijo e iogurte sobre a base, muito devagar para que as framboesas não venham ao de cima.
- Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
- Levei ao lume as framboesas com o ingrediente adoçante. Deixei ferver 3 a 5 minutos. Retirei, passei para um copo alto e triturei com a varinha magica.
- Pus o puré obtido num coador e pressionei para que as sementes se separem da polpa (este passo é opcional). Devolvi a polpa de framboesa ao tacho.
- Num copo dissolvi o polvilho doce em 100ml de água. Juntei à polpa e levei novamente ao lume a ferver 2 minutos.
- Deixei arrefecer por completo (deve estar completamente arrefecido no momento de usar).
- Desformei o cheesecake para o prato de servir e cobri cuidadosamente com o preparado de framboesa, reservando um bocadinho para servir individualmente nos pratos.
Tão bom...
3 Comentários
Conheci hj seu nlog Estou procurandobreceitas saudaveis sem açucar gordura carbo Meu marido tem dieta restritiva E amei sei blog
ResponderEliminarBoa noite! Que bom que gostou, fico muito feliz!
ResponderEliminarQuando fizer alguma receita partilhe comigo, fico muito feliz!
Olá Sandra, sou do Brasil e estou amando seu blog! Estou começando a vender doces nutrifuncionais e muitas de suas receitas vou incluir, gostaria de lhe perguntar se poderia utilizar algumas de suas fotos em uma vitrine virtual, para divulgar as receitas, queria sua permissão caso seja possivel.
ResponderEliminarContinue com o ótimo trabalho!
Beijos