Panacota ("Pannacotta" ou "Panna cotta") de mirtilos e limão (saudável; opção vegan e paleo)




Uma fabulosa combinação de ingredientes já bem batida na blogosfera, de resto uma das mais apreciadas por mim mesma, deu lugar a uma sobremesa também ela muito batida na blogosfera: uma "pannacotta" de mirtilos e limão!
E eu não fiz nada de novo. Usei leite de coco na confeção, que juntei a "buttermilk" (leitelho) feito no momento, e depois uma fabulosa calda de mirtilos. Como estão a ver por esta descrição, nada de novo, tudo muito simples.


Tive a sorte de ter encontrado a Quinta da Remolha que desde já vos convido a visitar o facebook, vão ficar encantados. A Quinta da Remolha situa-se em Sever do Vouga, capital dos mirtilos. Mais que mirtilos, a Quinta tem plantas de Groselha, Framboesa, Amora, Maracujá, Lima, Limão e Kumquat. Tem serviço de hotel e alojamento, para além de permitir visitas ás plantações.
Imagino eu que vocês neste momento querem saber se a fruta que lá se produz está à venda ao publico. Está, sim senhor. Podem ir lá comprar a um preço bem simpático, podem fazer as vossas encomendas e para isso eu deixo aqui mais uma vez o acesso ao facebook: QUINTA da REMOLHA , pagina de facebook.


Com os melhores mirtilos faz-se com certeza boas sobremesas e esta é um bom exemplo. A textura única duma panacota, o sabor único duma calda do adorado fruto azul! Como se diz cá em casa, é bem melhor que pipocas!!!!


Falta-me só falar-vos sobre a sobremesa pannacotta em si. Sei que muito de vós não conhecem, já que se trata duma sobremesa italiana feita um pouco por todo o mundo.
"Panna cotta", em português Panacota, é uma sobremesa de origem italiana da região do Piemonte, conhecida e apreciada mundialmente.  Traduzido do italiano significa "nata cozida" e é precisamente esse o ingrediente chave desta sobremesa. Para além da nata leva ainda gelatina, especiarias (canela) e açúcar. Habitualmente é servida com compotas (doces) ou frutas frescas.




São muitas as versões saudáveis desta fantástica sobremesa por esta blogosfera fora. Eu própria tenho outra versão aqui no blogue e podem ver carregando:  Panna cotta com sementes de chia



Vão precisar de:
(serve 4 a 5 taças)
  • 1 lata (400ml) de leite de coco (deve estar há pelo menos 1 dia no frigorifico para que a parte sólida se separe da liquida)
  • 300 a 350ml de bebida vegetal a gosto (ou leite)*
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • raspa de 1 limão
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (agave, maple syrup, stevia,...)
  • 1 e 1/2 colheres de chá de agar-agar ou 1 saqueta de 10g de gelatina em pó ou 5 folhas de gelatina
  • 125g de mirtilos (frescos ou congelados)
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavado** (ou 2 colheres de sopa de açúcar mascavado e 1 de stevia)
Nota:
*A quantidade de bebida vegetal a usar é dependente da quantidade de leite de coco sólido que obtiverem na vossa lata. No total devem ter 650 a 700ml.
**Não aconselho o uso de açúcar de coco puro. Experimentei e ficou totalmente "preto", sem qualquer cor a mirtilo.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por preparar "buttermilk" (leitelho). Pus o leite num copo e misturei o sumo de limão. Reservei 5 minutos mexendo a meio do tempo.
  2. Num tachinho coloquei toda a parte sólida da lata de leite de coco, o leite azedado (buttermilk), o adoçante e a raspa de limão fina. Levei ao lume, brando, até a mistura ficar homogénea e muito perto de entrar em fervura.  Retirei do lume e deixei arrefecer um pouco. Atenção: não pode ferver, estejam atentos.
  3. Dividi a gelatina em pó por 2 tigelinhas. Numa delas coloquei 1 colher de chá; na outra a restante quantidade da saqueta (Nota: para quem usar folhas de gelatina corresponde a 2 folhas + 4 folhas; para quem use agar-agar são 2/3 de colher de chá + 1 e 1/3 colher de chá). Na tigela com mais gelatina misturei 2 e 1/2 colher de sopa de água para que a gelatina hidrate.
  4. Já com o preparado de leite morno, adicionei a gelatina e misturei para que se dissolva. Dividi-o pelas taças e reservei no frigorifico 4 horas.
  5. Preparei  a cobertura de mirtilo. Num tachinho coloquei 150ml de água, o açucar mascavado e o adoçante. Levei ao lume a ferver por 6 minutos, até reduzir ligeiramente. Juntei os mirtilos e ferveu mais 2 a 3 minutos. Retirei de imediato do lume, adicionei 4 colheres de sopa de água para parar a cozedura de imediato. Separei os mirtilos do molho criado com a ajuda dum passador. Deixei arrefecer até estar morno.
  6. Há tigelinha com a colher de chá de gelatina reservada juntei 1 colher de sopa de água e misturei para a hidratar. Juntei ao molho de mirtilos morno e misturei para que se dissolvesse. 
  7. Distribuí os mirtilos cozidos pelas taças tentando criar alguma altura pondo uns por cima dos outros. Cuidadosamente, uma colher de chá de cada vez, também distribuí o molho pelas taças. Levei ao frigorifico mais 2 horas antes de servir.


 
 
 


 Tão bom!







0 Comentários