Bolo de requeijão e mirtilos (saudável; opção sem glúten; opção low carb)



Textura húmida, ao mesmo tempo que fofo, um sabor que faz lembrar pudim, este é sem duvida um dos meus melhores bolos. Foi a receita que comemorou os 60 anos do meu marido no ano passado, foto publicada nas redes sociais instagram e facebook, hoje foi dia de repetir para ficar registada no blogue.



Não tem o melhor dos aspetos, não é? Há uma coisa engraçada que gostava de vos dizer. Quando faço as fotografias tiro uma fatia para que vocês vejam como está por dentro. Tenho a sensação que é sempre a pior fatia de todas! A primeira fatia é sempre a calha pior. Paciência, também não posso "desmanchar" os bolos todos para mostrar as melhores fatias.
Hoje essa sensação de frustração com a fotografia tirada foi mais forte que o costume. Talvez por este bolo ter sido de facto um dos que mais gostei nos últimos tempos.
Esta receita não é nova por aqui. Esta foi a receita que usei no bolo de aniversario do meu marido no ano passado, o bolo que comemorou os seus 60 anos. É verdade, nos 60 anos do meu marido não fiz um bolo "pomposo", de coberturas e recheios de fazer brilhar os olhos, fiz este bolo, um bolo de requeijão e mirtilos, em formato redondo.


Talvez alguns de vocês se lembrem, digo isto porque a foto foi publicada nas historias do instagram. Não tenho a certeza se também publiquei no facebook.
Logo um mês depois voltei a fazer outro idêntico, desta vez sem requeijão e com morangos na decoração. Foi para o aniversario da minha tia Lúcia. Depois destes dois bolos de muito sucesso, entendi fazer um outro só para nós cá em casa e também para publicar aqui no blogue. Dessa vez foi com ameixas e um crumble por cima. Podem ver carregando: aqui.  Nessa publicação também têm uma foto do dito bolo de aniversario do meu marido e da minha tia.


Tanto tempo para repetir uma receita tão boa! Até a mim me está a chatear ter estado tanto tempo sem voltar a fazer este bolo que foi um autêntico sucesso, seja no aniversario dos 60 anos do meu marido, seja no da minha tia Lúcia, na versão que fiz para ela.
Estava à espera dos melhores mirtilos para o fazer! Sim, uma receita desta merece os melhores mirtilos. E também merece os melhor requeijão, mas quanto a isso a natureza é mais generosa e dá-o todo o ano.




Começando precisamente pelo requeijão, a minha escolha foi para o requeijões de cabra da Saloio. Achei que era a combinação perfeita e não em enganei. Um fruto dos montes e requeijão de cabra tem tudo a ver e fica realmente um bolo maravilhoso.


Os mirtilos vieram da Quinta da Remolha.
Quinta da Remolha situa-se em Sever do Vouga, capital dos mirtilos. Mais que mirtilos, a Quinta tem plantas de Groselha, Framboesa, Amora, Maracujá, Lima, Limão e Kumquat. Tem serviço de hotel e alojamento, para além de permitir visitas ás plantações.
Imagino eu que vocês neste momento querem saber se a fruta que lá se produz está à venda ao publico. Está, sim senhor! Podem ir lá comprar a um preço bem simpático, podem fazer as vossas encomendas e para isso eu deixo aqui mais uma vez o acesso ao facebook: QUINTA da REMOLHA , pagina de facebook.


Quanto aos pormenores de execução da receita, tenho apenas um alerta que tem que ver com a duração deste bolo. Pelas suas características, ou seja, pelo facto de conter frutas e requeijão, este é um bolo que não dura mais de 3/ 4 dias e deve estar guardado em local fresco. Tudo o resto, toda a confeção é básica, trata-se apenas de misturar ingredientes e nada mais.
Dou-vos a opção low carb (paleo) que foi precisamente a que fiz no ano passado para o aniversario do meu marido.



Vão precisar de:

Bolo
  • 240g (2 canecas / 500ml no copo medidor) de farinha de espelta integral (ver nota * para opção sem glúten e lowcarb)
  • 5 colheres de sopa de farinha de coco (35g)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 2 chávenas (200ml de capacidade) de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade de açucar de mascavado e metade de stevia com erythritol)
  • 4 ovos
  • requeijões de cabra ou ovelha da Saloio (340g)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sumo e raspa de 1 limão (60ml de sumo)
  • 3 colheres de sopa de água
  • 150g de mirtilos (de preferência frescos)
*Podem trocar por 200g (2 canecas / 500ml no copo medidor de farinha de aveia ou 200g (2 canecas/ 500ml no copo medidor) de farinha de amêndoa para opção paleo/ low-carb

Calda de mirtilo
  • 100g de mirtilos 
  • 120ml de água
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia com erythritol)
  • 2 colheres de chá de amido de milho (maisena) ou polvilho doce diluídas em 80ml de água

Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar forma já que usei uma de silicone; se usarem uma regular terão de untar.
  2. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos: farinhas, amido, fermento, bicarbonato, sal e adoçante.
  3. Numa outra tijela bati os ovos com os requeijões usando uma batedeira elétrica. Quando já ligeiramente cremoso, adicionei as raspas e sumo de limão, azeite e água. Voltei a bater.
  4. Aos poucos, meia chávena de cada vez, fui juntando a farinha à mistura de líquidos, batendo sempre com a batedeira elétrica em potência baixa. A massa obtida é macia, densa, mas escorre duma colher (se não estiver assim basta acrescentar mais 1 colher de sopa de água).
  5. Adicionei os mirtilos, envolvi tudo novamente e verti na forma. Levei ao forno cerca de 50minutos (espetem um palito; está bom quando sair seco; o uso de outras farinas vai alterar este tempo).
  6. Deixei arrefecer antes de desformar.
  7. Para a calda de mirtilos, levei ao lume num tachinho os mirtilos, 120ml de água e o adoçante. Deixei ferver 4 minutos. Acrescentei a maisena diluída e deixei levantar novamente fervedura. Retirei do lume, triturei com a varinha magica e deixei arrefecer.
  8. Quando o bolo estava frio, reguei com parte da calda. A restante servi-a à mesa.






 Tão bom!!!


1 Comentários

  1. Que diferente! Simplesmente adorei, ainda mais por saudável.

    Att Diana Lana
    https://secuidapoisfazbem.com.br

    ResponderEliminar