Mousse de mirtilos saudável (fit; proteico; sem açúcar; lowcarb; lowfat)




Uma das melhores mousses de fruta que já fiz, com certeza por culpa do seu ingrediente principal: os meus adorados mirtilos!

É mesmo por eles que vou começar. Os mirtilos são um poderoso fruto. Contam um imenso bom valor nutricional, são riquíssimos em antioxidantes, conhecidos por "fruto da juventude".
 Riquíssimos em vitaminas, minerais, entre eles o potássio, fibras diatéticas, bons açucares, eles são efetivamente um dos frutos com maior valor nutritivo conhecido. Incrível como estas deliciosas bolinhas azuis podem ser tão importantes em qualquer dieta.


Eu sou, literalmente, viciada neles. Costumo dizer que são as minhas pipocas. Quando começo a comer é mesmo difícil parar.
Estas minhas pipocas têm um enorme inconveniente: não estão disponíveis no seu estado natural o ano todo! A acrescer a isto ainda está o preço, Efetivamente são extraordinariamente caros comprados frescos no mercado corrente.


Felizmente que a produção deste maravilhoso fruto tem proliferado no nosso país e neste momento já há inúmeros sítios, locais de produção, onde os podemos comprar a preço justo. Digo preço justo, porque a sua produção, nomeadamente a apanha, tem custo elevados. É que os mirtilos não são apanhados com maquinas, são sim delicadas mãos que os apanham, um a um.
Convido-vos mais uma vez a visitarem o pomar da GROW BERRY  , em Águeda, na Quinta Cheiro de Alecrim. O Sr. Nuno, responsável pelo pomar, estará lá para vos receber. Para além da visita, ainda podem comprar os vossos mirtilos frescos, apanhados no dia. Vão para vossa casa e duram 2 a 3 semanas no frigorifico e ainda podem congelar, tal como eu fiz. Para tal só têm de aceder á pagina de facebook da👉GROW BERRY e enviar uma mensagem para combinar tudo com o Sr. Nuno.



O segredo desta mousse está no aquecer do queijo quark com o queijo creme. Tal como já vos disse no post do pudim de manga e no de morango, esta é a melhor forma de fazer este tipo de mousse sem que ela fique a saber a queijo ou a iogurte.
Quando faço uma mousse não pretendo que ela se pareça com um iogurte de sabor intenso, para isso comprava um que me ficava mais barato e não tinha trabalho. Também não é um parfait, seja ele feito do que for. É por isso importante sabermos trabalhar os ingredientes de forma a servirmo-nos deles da melhor forma e com a melhor eficácia.


Todos sabemos que o queijo quark não pode ser fervido, ele vai perder a sua textura cremosa devido à desnaturação da sua proteína, tal e qual o iogurte, no entanto, podemos aquece-lo. Tal como acontece com o queijo creme magro, estes produtos altamente ricos em proteína conferem sabor ás nossas sobremesas, sabor esse que eu adoro, já que cheesecake é a minha sobremesa favorita, mas quando faço mousse, é a mousse que quero que me saiba.
Para fazer esta minha mousse escolhi o Queijo quark da Santiago. Tenho usado em inúmeras receitas e estou cada vez mais rendida. Natural, rico em proteína, baixo em calorias, com apenas 3% de gordura, tem feito as minhas receitas vibrarem. Este é um produto que não serve apenas os desportistas, também quem está de dieta ou apenas procura uma alimentação saudável não o deve ignorar.




Nesta receita usei agar agar para que a mousse fique firme.  A principal razão prendeu-se com a época do ano. Tem estado calor estes últimos dias. É certo que a mousse não foi para nenhum piquenique, pelo que pode estar no frigorifico até à hora de servir, no entanto serve para vos chamar a atenção dum fantástico pormenor do agar agar. Esta maravilhosa alga "enrijece" as nossas sobremesas entre os 32 e os 40ºC, quero com isto dizer que não derrete à temperatura ambiente. Se vocês quiserem levar uma mousse como esta ou um cheesecake para um piquenique ou até para a praia, podem (!), não há qualquer problema, só têm de a fazer com agar agar. Claro que isto também altera a forma  de confecionar, mas acreditem qua a adaptação é muito fácil e depois das primeiras vezes já não querem voltar à gelatina.

O agar não tem corantes, aditivos alimentares nem ingredientes animais. Não tem qualquer sabor, logo, não altera em nada o sabor dos nossos doces.

Muitos de vós, tal como eu, têm alguma resistência a usar o agar agar em vez de gelatina. Porque é caro, porque temos de adaptar as receitas ao seu uso. Eu fiz as contas e cheguei á conclusão que o agar agar não é mais caro que a gelatina, apenas o investimento inicial é maior. É que precisamos de uma pequena quantidade para fazer o mesmo que gelatina. O agar tem 3 vezes mais poder gelificante que a gelatina comum. Se fizerem as contas como eu fiz, chegam á conclusão que poupam em usar o agar.

 Este ainda é um produto com vários benefícios para a saúde, para além de ajudar no emagrecimento, coisa que não acontece com a gelatina. É que 94% das fibras desta alga são solúveis, que é o mesmo que dizer que ajudam na regularização do função intestinal.

Posto tudo isto, vamos á receita.


Vão precisar de:
(serve 6 taças de 200ml)
  • 300g de mirtilos* (frescos ou congelados) + 50g para a decoração
  • 400g (2 embalagens) de Queijo quark natural da Santiago
  • 200g de queijo creme magro (ou natas)
  • 200ml de leite ou bebida vegetal ou água
  • 6 a 7 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 2 colheres de sopa de agave e 4 de adoçante em pó stevia)**
  • 1 colher de chá (2g) de agar agar em pó (ou 3 folhas de gelatina***)

* Na introdução dou-vos o local onde podem comprar a preço justo os mirtilos frescos
**Desaconselho o uso de açucar de coco, pois vai "manchar" de negro a mousse.
***Método de confeção para o uso de folhas de gelatina no fim.

Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Misturei o agar no leite para diluir. 
  2. Pus um tachinho ao lume com os mirtilos e o agar agar diluído no leite. Deixei ferver 4 a 5 minutos. Retirei para um copo alto e triturei com a varinha magica até estar num creme fluido e macio.
  3. Ao mesmo tempo levei outro tacho ao lume, brando, com o queijo quark, o queijo creme e o adoçante, apenas para aquecer ligeiramente (não ferver). 
  4. Verti o creme de mirtilos no de queijos (ambos quentes), misturei bem e dividi pelas taças (como vão ver nas fotos abaixo, ele é completamente liquido, não se preocupem, vai enrijecer no frigorifico).
  5. Levei ao frigorifico 2 horas e servi decorado com mirtilos e pistacho picado.
***Para fazer com gelatina, todo o processo é igual, apenas não diluem a gelatina no leite, mas sim hidratem em água abundante. No final misturam a gelatina hidratada no creme que deve estar morno.



 Tão simples, tão bom!





0 Comentários