Cheesecake manga-laranja (saudável; fit; opção sem glúten, paleo, lowcarb)


Mais um cheesecake fantástico e delicioso que fiz. Andava ansiosa pelos dias quentes só para fazer as sobremesas que mais gosto: semifrios e cheesecakes! Gosto de fazer bolos, não tanto de os comer, sou muito mais "team" sobremesa fresca.



Este ficou verdadeiramente fantástico! Não fiz uma receita no papel e depois executei, fui fazendo com as coisas simples que tenho sempre em casa. Antes de ter o blogue era assim que fazia grande parte das sobremesas, esta dinâmica de fazer receitas em papel e depois passar para a execução apareceu pela necessidade de ter tudo direitinho e também por ter de repetir o que faço de forma a não haver erros quando publico. 

Hoje não foi assim e senti-me tão bem!!!! Como eu adoro pegar nos ingredientes e ir combinado, acertando, até chegar ao ponto certo!

Não tinha queijo creme em casa, não usei, fiz apenas com queijo quark. Se quiserem podem usar. Não sugiro como substituição de parte do queijo quark, mas sim como mais um ingrediente. Este cheesecake é relativamente pequeno e se pretenderem fazer um bolo maior é uma excelente ideia colocar 200g de queijo creme.




Já que estou a falar do recheio, vou continuar no tema falando dos restantes ingredientes. Usei uma manga grande, tinha mais de 600g. Para não condicionar os seguidores relativamente a este peso e permitir que a sobremesa funcione se tiverem uma manga mais pequena, cortei as pontas dos "lombos" da manga com a finalidade de usar posteriormente na decoração (coisa que não chegou a acontecer e ficou num pratinho ao lado). Ficam então já a saber que se não tiverem uma manga tão grande como a minha, não há problema, eu ajustei tudo a um tamanho médio.
A laranja que usei também era grande e sumarenta, aí já terão que usar duas se uma só não der os mililitros de sumo necessários.





Importante é a questão da gelatina. Eu usei apenas 9g (5 folhas de 1,8g cada). O meu cheesecake esteve toda a noite no frigorifico (mais de 12 horas). Caso não tenham todo este tempo aconselho usarem mais uma folha de gelatina. 
Podem usar agar agar para substituir a gelatina, não há qualquer problema, é muito fácil de adaptar.
 Se a gelatina não pode ser fervida nem colocada em liquido acabado de ferver, o contrário acontece com o agar agar que tem de ferver 1 minuto para ficar ativo. 

Assim sendo, se optarem pelo agar coloquem-no na mistura de polpa de manga e laranja, misturem tudo bem para que o agar se dissolva e levem ao lume a ferver 1 minuto. Depois é só deixar arrefecer um pouco antes de misturar no queijo.

 Fazer com agar até é mais simples e rápido que fazer com gelatina, eu não fiz essa escolha por ter muito pouco agar em casa e não ter encontrado a marca que compro habitualmente da ultima vez que fui ás compras, estou, por isso, em contenção de uso de agar agar.


Em relação á base, podem trocar os flocos de aveia por coco ralado. Eu optei por uma mistura dos dois. Adoro fazer isso, fica fantástico. 
Para elemento ligante usei banana. Quando faço isto recebo sempre mensagens a dizer que não gostam de banana. Eu vou começar por dizer que não há qualquer sabor a banana, trata-se de apenas 1/4 dela, não mais que 40g, é impossível sentir o sabor. No entanto, podem trocar por tâmaras ou iogurte. 
Se escolherem as tâmaras devem hidratar 80g, depois escorrer bem a água e triturar com os restantes ingredientes. 
Se optarem pelo iogurte, primeiro terão de adoçar com o vosso ingrediente adoçante preferido na quantidade de 3 colheres de sopa. Trituram tudo e a seguir adicionam iogurte aos poucos, nunca mais que 1 colher de sopa de cada vez, até formar um crumble que ao apertar fica agregado. Atenção que a quantidade que irão precisar é muito pouca, 1 a 2 colheres de sopa.


Uma última dica que vem numa espécie de resumo de tudo. Como já disse usei uma forma pequena. Se não tiverem uma forma deste tamanho e precisarem fazer maior, sugiro acrescentar 200g de queijo creme ou mais 200g de queijo quark ou ainda 200g de iogurte. Terão de ajustar o ingrediente adoçante e também a gelatina. No caso do ingrediente adoçante precisarão de mais 2colheres de sopa; no caso da gelatina precisarão de mais 2 folhas de 1,8g cada (3,5 a 4g).

Outras receitas que poderão gostar:














Vão precisar de:
Base
  • 100g de flocos de aveia (ou coco ralado)
  • 100g de nozes (ou outro fruto seco oleaginoso)
  • 1/4 de banana (40g)
  • 1 colher de sopa de xilitol (ou agave ou mel)
  • 20g de coco ralado (opcional)
Recheio e cobertura
  • 1 manga grande (entre 550g a 600g)
  • 150ml de sumo de laranja (1 laranja grande)
  • 500g de queijo quark Santiago (queijo fresco batido)
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de xilitol e 2 de agave)
  • 9 a 11g de gelatina em folha (5 a 6 folhas)  + 2 folhas de gelatina para a cobertura (ou 2 colheres de chá de agar agar (4g) + 1/2 colher de chá agar para a cobertura)
Nota: As informações sobre as possibilidades de troca de ingredientes estão na introdução. Devem também ler a informação sobre a gelatina que está sublinhada a verde na introdução .

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fudo amovível de 20cm de diâmetro.
  2. Pus os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as nozes, o coco ralado e voltei a triturar em farinha. Juntei o xilitol, a banana e triturei até formar um crumble que apesar de solto fica agregado ao apertar.
  3. Passei para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Recheio e cobertura
  1. Retirei o sumo á laranja. Descasquei a manga e livrei-me do caroço. Aos 2 "lombos" da manga retirei 4 fatias finas de cada lado para as decorações finais. Obtive 300g de polpa de manga (nota: se a vossa manga for pequena não retirem as fatias da decoração de forma a obterem 300g da polpa da fruta).
  2. Passei a manga para um copo alto, juntei 150ml de sumo de laranja e triturei tudo com a varinha mágica. Obtive 500ml de concentrado manga-laranja. Retirei 150ml para fazer a cobertura, ficando com 350ml para o recheio.
  3. Levei ao lume o concentrado manga-laranja até ferver 1 minuto. Retirei do lume e deixei arrefecer um pouco.
  4. Enquanto o concentrado arrefeceu pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante por 3 minutos. Escorri e adicionei ao concentrado (as folhas vão desfazer-se de imediato). Deixei arrefecer mais um pouco.
  5. Numa tijela misturei o queijo com o ingrediente adoçante. Adicionei o concentrado morno e envolvi tudo. Verti sobre a base e reservei no frigorifico 3 horas.
  6. Para a cobertura, levei ao lume os 150ml de concentrado de manga-laranja reservado. Adicionei 100ml de água e deixei ferver 1 minuto. Retirei do lume, deixei arrefecer um pouco. Adicionei as folhas de gelatina previamente hidratas (mesmo método do recheio). Arrefeceu mais um bocadinho e, cuidadosamente, coloquei por cima do recheio. Levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 8 horas para quem use apenas 5 folhas de gelatina - ver as informações da introdução).


Tão bom...

1 Comentários