Tarte de manga saudável (fit; sem glúten; proteica; opção vegan)



Esta é um tarte muito simples de fazer, com ingredientes muito simples, muito acessíveis, económicos e, acima de tudo, muito fit.
Nem sempre faço assim a minha tarte de manga, por sinal uma das preferidas da família. A versão habitual é mais complexa, levo o creme de manga ao lume com queijo creme e amido de milho, leite,... enfim, ligeiramente mais demorada e com mais ingredientes.




Desta vez fiz uma versão muito simples. Curiosamente já ganhou um fã cá em casa: o meu marido! Imaginem bem isto, ele que não sabe fazer absolutamente nada na cozinha, ficou fã duma tarte de execução simples. Acreditem em mim, não é nada habitual, tenho a sensação que ele aprecia tudo que é de confeção demorada, mesmo sem ter qualquer noção disso.




Eu decidi partilhar esta versão no lugar da outra porque já tenho no blogue outras tartes que obedecem ao esquema da que habitualmente faço de manga. Não estou com isto a dizer que nunca irei partilhar a outra versão, apenas que preferi para já mostra-vos esta. É realmente muito simples e muito boa. Tudo não passa de misturar iogurte em polpa de manga e "endireitar" com gelatina. A complexidade vem apenas em dois pontos: o primeiro é obter um recheio de manga que não se pareça com pudim, ou seja, que tenha algo de cremoso, que seja aveludado na boca; o outro ponto é que não pode ser cremoso ao ponto de não se endireitar e escorrer.



Com isto quero dizer que, para obterem a textura que eu obtive e que vêm nas fotos, têm de colocar quantidades minimamente certas dos ingredientes. Não estou com isto a dizer que têm de ir pesar as mangas todas do supermercado até encontrar uma com o peso da minha, apenas que esta é a proporção de ingredientes certa para esta textura.




Vão precisar de:
Base
  • 1 caneca de flocos de aveia (sem glúten se necessário) (100g)
  • 1 caneca (90g) de coco ralado
  • 100g de tâmaras secas demolhadas em água quente por 10 minutos
  • 1 colher de sopa de azeite
Recheio de manga
  • 1 manga grande (a minha tinha 550g peso total; depois de descascada e retirado o caroço tinha 340g)
  • sumo de 1/2 limão (20ml) ou lima ou laranja
  • 300g de iogurte natural (grego light ou vegetal-alprosoja)
  • 3 a 4 colheres de sopa* de ingrediente adoçante de preferência não granulado (usei erythritol e stevia)
  • 5 folhas de gelatina (ou 2 colheres de chá de agar agar em pó para opção vegan)
* Esta quantidade é dependente da doçura da manga. Acertem a doçura no fim do creme feito.

Confeção:
Base
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal.
  2. Pus os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei o coco ralado e pulsei para misturar. Escorri as tâmaras da água da demolha e adicionei ao processador, assim como o azeite. Triturei tudo até ter massa muito densa.
  3. Forrei o fundo e os lados da forma com a massa obtida e levei ao forno 8 minutos. Retirei e deixei arrefecer enquanto preparei o recheio.


Recheio
  1. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água por 3 minutos. Quando moles, coloquei a escorrer num passador. Dilui-as em 50ml de água morna.
  2. Descasquei e parti a manga em pedaços. Coloquei num copo alto. Juntei o sumo e triturei até ter um creme.
  3. Adicionei o iogurte, o adoçante e misturei. Verti as folhas de gelatina diluídas e voltei a misturar. Coloquei este preparado na base e levei ao frigorifico 4 horas.
  4. Servi decorado com frutas.

2 Comentários

  1. Boa noite! Outra fruta seca que seja doce, por exemplo, passas, figos, alperce. Também pode usar mel ou agave, tem de colocar aos poucos e triturando bem a cada adição até ter a consistência certeza sem ficar demasiado doce.

    ResponderEliminar