Cheesecake de caramelo salgado de iogurte (saudável; proteico; fit; low carb; low fat)



A pedido do meu querido filho mais velho, o J. Pedro, fiz um cheesecake de caramelo. Ao tempo que ele me andava a pedir um bolo de caramelo. Se bem que não era bem isto que ele queria, já que me tinha pedido um bolo que eu antigamente fazia de noz com cobertura de caramelo, eu achei que devia inovar e fazer alguma coisa mais "leve" de calorias.




É mesmo à questão das calorias que eu vou já falar-vos. Um cheesecake tradicional é muitas vezes calórico. Começa na base, que em muitos casos "pesa" tanto em valor calórico como o restante todo, e depois o recheio que, sendo feito com queijo gordo e adoçado com açucar fino ultrapassa muito as minhas "medidas".








Ora, o que eu costumo fazer é usar queijo e/ ou requeijão magro e proteico. Também substituo o açucar fino por adoçante e, para obter a textura desejada, uso ovo e amido de milho.

Os cheesecakes de forno, os tradicionais, são um bolo divinal, pelo qual eu tenho uma verdadeira paixão. Faze-los com os melhores requeijões é absolutamente indispensável. Magros e ricos em proteína, é um produto português, o que nós portugueses temos de melhor. Para este usei o requeijão natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha da Saloio , um requeijão que, para além de ter elevado teor de proteína como já referi, não é forte de sabor.





Neste bolo usei uma massa de compra, a massa filo. É carinhosamente chamada por "prima saudável" das massas embaladas, já que, apear de ser feita de trigo, não contém quantidades exorbitantes de gorduras saturadas. Como é muito fina, a quantidade de farinha de trigo é pouco significativa e em termos calóricos até ficamos a ganhar. De qualquer das formas, dou-vos a receita duma base alternativa super fácil de fazer e que também fica muito bem.


Outra novidade é o caramelo de iogurte. Já não é a primeira vez que tento fazer, já foram mesmo muitas. Lembro-me de umas delas ter sido para (e nos) workshops do natal. Queria fazer o caramelo de amêndoa com iogurte, mas confesso que não estava conseguir chegar ao equilíbrio certo. Mais umas quantas tentativas e acho que já acertei! Fico fantástico, mesmo no ponto certo para escorrer levemente. Para quem goste dele mais cremoso, a escorrer menos que o da foto, basta reduzir a quantidade de iogurte para 100g.





Vão precisar de:
Base (ver nota* para base alternativa feita com farinha de aveia)
  • 8 a 10 folhas de massa filo
  • 2 colheres de sopa de azeite
Recheio
  • 2 (340g no total) requeijões natural de mistura de leite de vaca, cabra e ovelha da Saloio ou requeijão de cabra /ovelha Saloio
  • 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) (ou 400ml de natas)
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (fiz uma mistura de 1/2 caneca de açucar de coco e 1/2 caneca de stevia em pó)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha 
Caramelo de iogurte
  • 4 colheres de sopa de açucar de coco ou "brown sugar" ou açucar mascavado
  • 1 colher de sopa de mel ou agave
  • 1 pitada de sal
  • 1 pote de 125g de iogurte natural ou grego natural
* Base alternativa de farinha de aveia
  • 3 chávenas de farinha de aveia
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de iogurte natural de preferência grego
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram

Confeção:
(fotos no fim)
Base
  1. Untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Estendi 1 folha de massa filo e pincelei-a com azeite. Coloquei outra em cima e aconcheguei-as de forma desordenada na forma. Repeti este processo com mais 6 folhas de massa filo, sempre preenchendo a forma de forma desordenada. Reservei.


Recheio
  1. Pus o forno a aquecer a 170ºC.
  2. No processador de alimentos (ou liquidificador ou batedeira) misturei bem todos os ingredientes até ter um creme liso.
  3. Verti sobre a forma forrada a massa filo e levei ao forno cerca de 50 minutos. Desliguei o forno e mantive o cheesecake lá dentro por mais meia hora com o forno fechado.
  4. Retirei, deixei arrefecer. Coloquei no frigorifico para estar fresco na hora de servir.
Caramelo
(fiz enquanto o bolo esteve no forno para arrefecer ao mesmo tempo)
  1. Retirei o iogurte do frigorifico para que esteja á temperatura ambiente quando for para usar.
  2. Levei ao lume, brando e mexendo com frequência, todos os ingredientes á exceção do iogurte. Deixei que fervesse cerca de 5 minutos até estar escuro e, ao passar uma colher, mostra o fundo do tacho demorando um pouco a voltar a tapar (tenham atenção para não deixar escurecer demasiado, pois pode ficar com um sabor desagradável a queimado).
  3. Retirei do lume, deixe arrefecer 2 minutos e misturei o iogurte, agora mexendo sempre sem parar até se dissolver. Deixei arrefecer e reservei no frigorifico. (Se quiserem o vosso caramelo mais espesso que o meu basta reduzir a quantidade de iogurte para 100g)
  1. Quando o cheesecake e o caramelo já estavam bem frios, verti o caramelo em cima, decorei com amendoins torrados picados e servi.
  2. Para guardar devem manter no frigorífico ou local fresco.


*Para a confeção da base alternativa basta amassarem bem os ingredientes com as vossas mãos até fazerem uma bola moldável e macia. Dependendo do ingrediente adoçante que escolherem e até do iogurte, ajustem as quantidades para formarem a bola que referi. Estendam com as vossa mãos na forma untada e todo o processo é igual ao descrito em cima.
Foto da massa que devem obter:




Tão bom...







6 Comentários

  1. O que eu adoro as suas receitas Sandra!!! Sempre a pensar nas alternativas para que nada falhe e que seja do agrado para todos os gostos. 💞😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Paula!!!! Este cheesecake é uma verdadeira delícia . Antigamente fazia com base de bolacha de aveia . Agora são outros tempos, outras opções, mas continuo a achar que a base que dei como alternativa, uma espécie de bolacha de aveia caseira, fica lindamente .
      Um beijinho enorme !!!

      Eliminar
  2. Ainda estou a babar :P Só coisas boas!!! Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde!! É é mesmo de babar Eu adoro cheesecake de Caramelo e esta versão mais "light" ficou ótima .
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Nossa to amando sua página, suas receitas vc é top das galáxias. Encantada. Gratidão. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Muito obrigada! Fico muito feliz por estar a gostar. Quando tiver alguma duvida. esteja á vontade em perguntar.

      Eliminar