Porque o que é simples nunca foi banal; porque o que é simples é muitas vezes o que nos sabe melhor; porque o que é simples é muitas vezes o que nos faz melhor. Nesta caso, uma sobremesa, é melhor dizer "o que não nos faz tão mal" em vez do que nos faz melhor. É com estas máximas que faço muitas vezes este tipo de sobremesa, em especial na época dos morangos.
No meu jardim já há muitos morangos, ou melhor, já andamos a comer morangos dos nossos há 15 dias. São pequenos, selvagens, mas muito gostosos. Não dão para fazer sobremesas, são apenas para embelezar o canteiro e para nós nos divertirmos a ir apanhar e comer. No entanto, são sempre uma grande fonte de inspiração para fazer sobremesa.
No lugar do cheesecake que todos os anos faço nesta altura do ano, receitas essas que podem ver👉Cheesecake de morangos ("fit"; saudável; base de coco ralado) ou Cheesecake de morango (saudável; "fit"; sem açúcar; feito com queijo quark) , este ano optei por um semifrio de iogurte. Vejo por aí muitas pessoas chamarem cheesecake a este formato de sobremesa, pois não é, não há queijo, não há cheesecake!
É leve, muito leve, é económico, não estraga a dieta de ninguém, é muito fácil de fazer, o que quer dizer que é a sobremesa ideal para o Dia da Mãe que se aproxima.
Escolhi fazer uma base com sabor a chocolate, no entanto, qualquer base de semifrio ou cheesecake que gostem fica aqui bem. Eu vou deixar sugestões, é só carregar em "AQUI" para verem estas outras opções que vos deixo AQUI AQUI, AQUI, AQUI, AQUI.
Em relação ao recheio, eu usei iogurte grego light, podem usar qualquer iogurte natural á vossa escolha, incluindo os sem lactose ou iogurte de soja ou ainda iogurte de coco.
Um pormenor no recheio muito importante. Nós que escrevemos receitas habituamo-nos a dar o numero de folhas de gelatina que a receita precisa. Há uns tempo atrás não havia problema, no mercado português as embalagens eram todas de 5 folhas de gelatina, cada uma com 1,8g, que totalizava 9g. Hoje em dia não é assim, apareceram outras marcas, marcas essas que têm outras quantidades e uma folha de gelatina já não tem obrigatoriamente 1,8g, assim como uma embalagem já não é sempre de 9g.
Assim sendo, na descrição de ingredientes coloquei a quantidade de gelatina em gramas e não em numero de folhas. No entanto, deixo-vos a liberdade de usarem 16 a 18g, dependendo da embalagem que comprem. Isto quer dizer que não se devem preocupar por terem apenas 16g em folhas de gelatina, a vossa sobremesa vai ficar bem.
Outras receitas que poderão gostar:
Vão precisar de:
Base
-
100g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 50g de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso)
- 100g de tâmaras secas
- 50g de chocolate perto
Recheio
-
400g de morangos + 100g para a decoração
- 500g de iogurte grego natural ou queijo quark
- 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)*
- 16 a 18g de gelatina (folhas ou em pó)**
** Ler a informação sobre a quantidade de gelatina descrita nos 2 últimos parágrafos da introdução.
Confeção:
Base
- Forrei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
- Pus os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Acrescentei a noz e voltei a processar até estar em farinha.
- Descarocei as tâmaras, parti em pequenos pedaços e juntei no processador. Voltei a triturar.
- Finalmente adicionei o chocolate derretido e processei até ter uma espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar.
- Passei para a forma e pressionei no fundo. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
Recheio
- Lavei e triturei 400g de morangos em puré. Passei para uma tigela reservando 2 colheres de sopa para cobrir no fim.
- Ao puré de morangos juntei o iogurte e o adoçante. Misturei bem.
- Pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante 4 a 5 minutos. Quando bem moles escorri-as num passador. Aqueci 200ml de água e verti sobre as folhas escorridas. Elas vão desfazer-se de imediato.
- Verti as folas de gelatina diluídas na mistura de iogurte, em fio e batendo vigorosamente (nota: se não tiverem experiência nesta parte ou não tiverem ninguém a ajudar a verter enquanto batem, retirem 3 ou 4 colheres da mistura de iogurte para a gelatina diluída, misturem bem e depois devolvam tudo ao recipiente do iogurte com morango).
- Passei o recheio para a forma em cima da base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
- Desformei, espalhei o creme de morango reservado e decorei com morangos e chocolate.
Tão bom...
0 Comentários