Esta é uma das sobremesas preferidas do meu filho mais velho, o J. Pedro. É um fã de amendoins, já vos aqui disse, e adora a combinação deles com banana. Acho que não há ninguém que resista à combinação de manteiga de amendoim com banana, mas o J. Pedro gosta mesmo dos próprios dos amendoins com banana.
Uma coisa interessante no meu filho é ele não gostar de queijo que não esteja derretido, mas gostar de queijo de caju. O J. Pedro não vegan, nada disso, diria mesmo longe disso, mas gosta dessa versão vegan de queijo que é feita com cajus. Pelo que eu tenho adotado muitas vezes cá em casa essa versão de queijo para recheios, seja em bolos, entradas ou snacks, ele alinha mesmo no queijo cremoso de caju.
Ora, nesta sobremesa o "queijo creme" de caju está como peixe na água. É que fica mesmo bem! A combinação é perfeita, de sabores, de texturas.
Nesta versão não precisei de usar qualquer tipo de gelatina, a tarte é cremosa mas não escorre.
Todos os ingredientes foram cuidadosamente escolhidos para que esta seja uma sobremesa realmente saudável e apta a qualquer dieta.
Dentro destes moldes, há duas receitas cheesecake aqui no blogue que eu gosto particularmente. Podem ver carregando:
Cheesecake de frutos silvestres e coco (vegan; sem glúten; paleo; low carb; low fat; saudável)
Cheesecake (Semifrio) de lima e chocolate vegan (saudável; sem glúten; sem lactose; sem açúcar; rico em fibras; sem congelador)
Vão precisar de:
Base
- 1 e 3/4 de caneca de flocos de aveia (175g)
- 1/3 caneca de amendoins torrados ao natural (75g)
- 100g de tâmaras secas descaroçadas e cortadas em pedaços*
- 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de água
*Se demolharem as tâmaras omitam a água
Recheio de "queijo creme" de caju e banana
- 1 caneca de cajus ao natural (130g) demolhados em água no mínimo 8 horas
- 1 + 1 bananas grandes
- 1 colher de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (agave, stevia,...usei maple syrup)
- 100g de tâmaras secas descaroçadas e hidratadas em 100ml água quente por 15 minutos
- 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim
- 2 a 3 colheres de sopa de bebida vegetal que prefiram
(fotos de execução no fim)
Base
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei os amendoins e voltei a triturar em farinha. Finalmente acrescentei as tâmaras e o azeite. Voltei a triturar.
- Aos poucos e com o processador em andamento, fui acrescentando a água até ter uma espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar.
- Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pressionei a massa obtida no fundo e lados para fazer a base. Reservei.
Recheio
- Escorri bem os cajus da água de demolhar. Coloquei-os num copo alto com os restantes ingredientes (apenas 1 das bananas) e triturei até ter um creme muito espesso. Espalhei este creme na base.
- Cortei a 2ª banana em rodelas e espalhei por cima do creme de caju.
Cobertura
- Triturei as tâmaras com os restantes ingredientes até ter um creme macio idêntico a caramelo espesso (casos seja necessário acrescentem mais bebida ou água). Espalhei este creme por cima das bananas.
- Levei ao frigorifico 1 hora e servi decorado com rodelas de banana, raspas de chocolate e amendoim picado.
Tão bom!
1 Comentários
Também me parece uma delícia, mas no meu caso teria que abdicar da banana... Será que o recheio fica com a consistência boa na mesma ou devo tentar substituir por um iogurte ou mais manteiga de amendoim, por exemplo? Obrigada :) Bjinhos.
ResponderEliminar