Bom, isso eu não sei até porque estou completamente apaixonada por este! Tenho duvidas que vá fazer outro recentemente só com medo de me esquecer do prazer que tive logo á primeira garfada, da primeira fatia deste bolinho de queijo.
Posto isto, vamos á receita?
(Fiz numa forma de 22 cm de diâmetro; para fazerem numa forma maior, basta na base dobrar os flocos de aveia e mais umas "gotas" de sumo de limão; no recheio tenho 2 sugestões: a primeira é dobrar o queijo creme e mais uma colher de sopa de mel, a 2ª é acrescentar mais 50% (250g) de queijo quark, 1 colher de sopa de mel e mais 2 folha de gelatina; medida da caneca que usei é de 250 ml)
Base e cobertura
- 1/2 caneca de pistachos sem casca dura + 1 mão cheia para a cobertura
- 1/2 caneca de amêndoas
- 200g de tâmaras secas
- 1/2 caneca de flocos de aveia
- 1 colher de chá de raspas de limão + 1 de sopa para a cobertura
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 200g (1 embalagem) de queijo creme magro
- 500g de queijo quark (queijo creme batido)
- 4 a 5 colheres de sopa de mel (coloquei 4 no recheio e 1 na cobertura)
- 5 folhas de gelatina
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
Forrei a forma com papel vegetal.
Descasquei os pistachos. Descarocei as tâmaras. Coloquei no processador de alimentos os pistachos, tâmaras (sem hidratar) e amêndoas. Triturei até ter uma espécie de massa grossa.
Juntei a aveia, as raspas de limão e voltei a triturar. Passei a ter uma massa mais solta que a anterior. Para ter uma massa compacta juntei sumo de limão. Eu só precisei duma colher de sopa. Dependendo das tâmaras que usarem (mais ou menos secas), podem precisar de mais um pouco. Triturei novamente com o sumo de limão até ter uma massa solta mas que se agarra ás paredes do processador.
Forrei o fundo da forma com esta massa e reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
Numa tigela misturei os queijos com o mel. Adicionei a mistura de folhas de gelatina e limão e voltei a misturar bem. Verti sobre a base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 3 horas).
Piquei uma mão cheia de pistachos com uma faca, juntei-lhes 1 colher de sopa de raspas de limão que já estavam um pouco secas. Desformei o bolo, verti uma colher de sopa de mel por cima (aqueci um pouco o mel no micro-ondas porque estava muito denso e ao verter quente sobre o recheio rachou-o um pouco, como podem ver na foto de bolo inteiro; tenham cuidado), espalhei a mistura de pistacho picado e servi.
Tão bom...
2 Comentários
Tenho que experimentar, tem um óptimo aspecto.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Sandra Santos
Fica mesmo muito bom, principalmente é diferente. Espero que goste! Obrigada eu!
Eliminar