"Healthy Back forest tart"
Era capaz de comer uma tarte desta sozinha! Tenho dito! Vamos ás dicas de confeção.
Inspirada no bolo de origem alemã "Black forest", fiz uma tarte. No blogue têm duas receitas saudáveis deste fantástico bolo. Fica aqui o link e uma foto da receita que mais gostamos cá em casa.
Dicas para confeção e substituição de ingredientes
Em relação á base:
*Podem trocar os flocos de aveia por coco ralado fazendo assim a receita lowcarb.
*Usei avelãs, podem usar qualquer outro fruto seco oleaginoso.
*Quem não queira usar tâmaras pode trocar por 1/2 banana pequena e 1 colher de sopa de xilitol.
No que diz respeito ao recheio:
*Não se esqueçam de ter a lata de leite de coco no frigorifico pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida. Ainda assim, e como não vão bater em chantilly mas sim levar ao lume, não é grave se não estiver completamente sólido.
*Muito importante é usar um chocolate com, no mínimo, 70% cacau. Caso não o façam devem reduzir a quantidade de leite de coco para 250g.
*O ingrediente adoçante a usar é completamente ao vosso gosto. Pode ser sólido, liquido, granulado, em pó, …, tanto faz.
No que diz respeito á decoração:
*Aqui sim, é necessário que o leite de coco esteja completamente sólido, portanto, a lata tem de estar no frigorifico pelo menos 1 dia e têm de ter o cuidado de não deixar passar nenhum liquido da lata. Se isso acontecer não vão ter a firmeza necessária no vosso chantilly.
*Para melhorar a tal firmeza de chantilly que permite fazer os "suspiros", aconselho o uso de açúcar de coco. O xilitol ou stevia também dá, mas requer um bocadinho de tempo no frigorifico antes de fazer os suspiros.
*Por falar em "suspiros", se bem que isto não o são, é completamente opcional fazerem. Se espalharem o chantilly em cima do creme de chocolate sem cobrir toda a superfície e as cerejas decorativas em cima vai ficar lindíssimo na mesma, Não se esqueçam de também pôr algumas raspas de chocolate que faz parte da receita original do "black fotrest cake".
*Naturalmente que podem trocar o leite de coco por natas batidas em chantilly, na decoração e também no recheio. A principal desvantagem do uso das natas é a necessidade de mais ingrediente adoçante. O leite de coco, vindo duma fruta, é mais doce que as natas, que vêm do leite e tem apenas lactose.
*Outra possibilidade mais económica e menos trabalhosa para fazer a decoração é usar iogurte grego natural pleno ou skyr.
Outras receitas que poderão gostar:
Vão precisar de:
Base
- 150g de flocos de aveia
- 100g de avelãs (ou outro fruto seco oleaginoso)
- 100g de tâmaras secas
- 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
Recheio
- 300g de cerejas + 100g na decoração
- 300ml de leite de coco sólido (devem ter a lata no frigorifico pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
- 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau
- 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
Decoração (opcional)
- 150ml de leite de coco sólido (devem ter a lata no frigorifico pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
- 1 colher de sopa de açúcar de coco ou xilitol
- 1/2 colher de chá de cacau em pó puro (opcional)
Nota: Dicas para substituição de ingredientes na introdução.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
- Pus as tâmaras a hidratar em água quente por 10 minutos. Escorri-as da água da demolha.
- Untei uma forma de tarte de fundo amovível de 23cm de diâmetro.
- Pus os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei as avelãs e o cacau e voltei a triturar tudo em farinha.
- Juntei as tâmaras hidratadas e escorridas e voltei a triturar até estar numa espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco coloquem 1 colher de sopa da água de demolhar as tâmaras ou água limpa).
- Passei para a forma e pressionei sobre a base e lados. Reservei no frigorífico enquanto preparei o recheio.
Recheio
- Levei ao lume um tacho com o leite de coco e o xilitol, lume brando, até levantar fervura. Nesse tempo descarocei as cerejas.
- Logo que o leite ferveu retirei do lume. Parti o chocolate em pedaços e inseri no leite de coco. Esperei 2 minutos e misturei bem até estar cremoso.
- Espalhei as cerejas no fundo da base. Por cima verti o creme de chocolate. Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
Decoração e montagem
- Bati o leite de coco em chantilly. Quando estava a ficar firme adicionei o açúcar de coco. Continuei a bater até os grãos de açúcar se desfazerem. Reservei no frigorifico até ao momento de usar (depois de desformar).
- Desformei a tarte.
- Retirei 4 colheres de sopa de chantilly para uma tigela e misturei o cacau.
- Pus o chantilly branco na seringa de pasteleiro e fiz os suspiros. Repeti com o chantilly castanho.
- Terminei a decoração com cerejas e raspas de chocolate.
1 Comentários
Bonito, sem dúvida! Bjinhos!
ResponderEliminar