Pouco, porque é das sobremesas mais simples que fiz nos últimos tempos; muito porque foi das que me renderam mais elogios também nos últimos tempos (mesmo depois de terem comido da tarte de abóbora que causa sempre grande impacto na família e amigos😉).
Fui á frutaria aqui da vila e estavam as mangas em promoção. Manga portuguesa, do Algarve. Que maravilha que são, muito idênticas ás angolanas. Comprei 3, abri uma logo no dia, a que já vinha no ponto certo de maturação, e estava de "babar". Resolvi deixar as outras para a sobremesa do fim de semana em que havia almoço de família. Surgiu o problema do costume: o que fazer delas? Mousse? Cheesecake? Bolo? Enfim, tudo muito repetido, precisava de fazer diferente. Lembrei-me então do formato de pudim. No fundo é uma mistura da mousse e do cheesecake, já que fiz este pudim essencialmente com queijo, numa textura de mousse enrijecida por gelatina.
Tem um segredo...ai o segredo, o segredo está na confeção! É que para ficar com um sabor incrível, que não se parece com mousse nem com cheesecake, levei ao lume o creme que obtive da mistura dos queijos com a polpa da manga. Esse é o grande segredo para que este pudim não se pareça em sabor com um qualquer cheesecake de manga sem base.
Só vos digo, é absolutamente divinal. É pena não ser possível sentir o sabor por fotos.
Aqui está uma sobremesa em formato XL, coisa que não é muito habitual cá em casa, mas acreditem que vale a pena.
(receita tamanho familiar, rende 16 a 18 fatias)
- 400g de queijo creme magro para barrar (tipo philadelfia)*
- 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou natas batidas ou leite de coco batido
- 2 mangas maduras
- 8 folhas de gelatina incolor
- 6 colheres de sopa** de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, stevia,...)
Notas:
*Costumo comprar queijo creme da marca "Goldessa" à venda nos supermercados Lidl. É económico e muito menos calórico que os seus pares.
Confeção:
(fotos no fim)
- Parti as mangas e reservei 1/4 de uma delas para a decoração. O restante descasquei, parti em pedaços e reduzi a puré com a varinha mágica (tenham atenção ás mangas demasiado maduras pois deixam fios).
- Num tachinho coloquei os queijos, o puré de manga e o adoçante. Triturei com a varinha para misturar. Levei ao lume, brando, a ferver durante 5 minutos (convém borbulhar, ainda que de leve, durante este tempo; este é o segredo do pudim e é o que lhe vai retirar o sabor a queijo e não ficar a parecer um cheesecake).
- Retirei do lume e deixei arrefecer ligeiramente enquanto pus as folhas de gelatina a demolhar em água. Coloquei as folhas escorridas no creme e envolvi, elas desfazem-se de imediato. (Nota: as folhas de gelatina perdem o efeito a alta temperatura, convém sempre deixar arrefecer ligeiramente os preparados)
- Verti sobre uma forma de silicone retangular do tipo bolo inglês e reservei no frigorifico durante a noite (pode ser uma qualquer forma e depois desformam como se fosse gelatina).
- Com a manga reservada para a decoração, retirei 4 fatias finas e a restante triturei com 1 colher de sopa de água.
- Desformei, verti o puré de manga da decoração por cima e depois as fatias.
Tão bom!!!!
7 Comentários
O q quer dizer desenformar como se fosse gelatina? (Numa forma normal de bolo ingles?). Como se deve fazer?
ResponderEliminarBoa noite! É muito simples. Se fizer numa forma normal, tipo forma de pudim, tem de desformar como se desforma a gelatina.
EliminarSolta os lados (bordas) com uma faca. Coloca a forma num recipiente com água quente durante alguns segundos. Retira e vira ao contrario. Com o calor da água os lados do pudim vão "derreter" (amolecer) e vai conseguir desformar.
Oi Sandra,
ResponderEliminarobrigada pela receita, não a fiz ainda, mas farei em breve! Encontrar receitas mais saudáveis é muito difícil. Sucesso e por favor poste mais receitas como essa :)
Olá Sandra. Faço frequentemente este pudim. Mas, cá em casa não temos medo das gorduras: usamos o queijo creme normal e o Quark 25% MG :) mangas já são doces suficientes, não uso qualquer elemento adoçante. Já fiz a mesma receita com maracujá... fica também divinal :)
ResponderEliminarBoa noite Ana!
EliminarFico muito feliz por saber que gosta. Também é um dos pudins preferidos cá de casa.
Obrigada pela mensagem!
Um beijinho!
Boa noite, é possível fazer com a polpa de manga de lata? Nesse caso, qual quantidade de ML? Obrigada.. Parabéns.. Parece deliciosa ��
ResponderEliminarBoa noite! Sim, é possível. Terá de usar uma lata grande. Eu não sei o peso que as latas costumam ter, mas convém que seja à volta das 800g.
EliminarTenha atenção que a polpa de lata é mais doce que triturar as mangas, diminua qualquer coisa no ingrediente adoçante.