Cheesecake de morango (saudável; "fit"; sem açúcar; feito com queijo quark)



Incrivelmente sedoso, com uma base inspirada num brownie simples, este foi até hoje o cheesecake de morango que fez mais sucesso cá em casa. A minha família pura e simplesmente adorou.
Acreditem que não é muito fácil agrada-los. Com tanta variedade de sobremesas que faço, eles estão cada vez mais exigentes. Não são só eles, eu também exijo cada vez mais de mim e foi exatamente por isso que achei que tinha de sofisticar o meu cheesecake de morango.
Mantive o meu recheio do costume, feito muito á base de queijo quark. A razão é sempre a mesma: cheesecake é um dos meus bolos preferidos e não dispenso comer uma bela duma fatia. Para realmente me saber bem, não posso estar a pensar no mal que estou a fazer. Esta receita "base" que uso sempre nos meus bolinhos de queijo, permite-me comer sem culpas.






Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
Nota: Fiz numa forma pequena de 22cm de diâmetro. Como podem ver na foto, ficou alto, tal como pretendia. Para fazer numa forma maior, é apenas necessário fazer mais 50% dos ingredientes da base, os do recheio são suficientes para formas grandes)
Base:
  • 1 caneca de farinha de aveia ou espelta ou coco ou outra que prefiram, incluindo farinhas sem glúten
  • 1/2 caneca de adoçante a gosto liquido ou sólido: mel, agave, xaropes ou geleias adoçantes, puré de tâmaras, adoçante em pó, açúcar de coco, mascavado,...
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
  • 50g de chocolate preto 
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
Recheio:
  • 200g de queijo creme magro
  • 750g de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda)
  • 1/2 caneca de adoçante á escolha não granulado: mel, agave, xaropes ou geleias adoçantes, puré de tâmaras, adoçante em pó,...
  • 10 folhas de gelatina
  • 300g de morangos
  • 1 colher de café de extrato de baunilha (opcional)

Confeção:
Pus o forno a aquecer e forrei por completo uma forma de fundo amovível (ver nota acima). 
Parti o chocolate em pedaços e derreti no microondas com o óleo de coco. 
Numa tigela misturei todos os restantes ingredientes da base. Adicionei o chocolate derretido. Misturei bem e verti sobre a forma. É uma massa densa idêntica a qualquer massa de brownie. Levei ao forno a cozer por 15 minutos (espetem um palito antes de retirar e vejam se está a sair seco (limpo).
Deixei arrefecer.







Para o recheio, comecei por triturar os morangos até estar num puré grosso.
Pus as folhas de gelatina a hidratar em água numa tigela grande por 3 minutos.
Em 2 copos diferentes coloquei um com 2 colher de água quente e outro com 4. Escorri as folhas de gelatina e juntei 3 ao copo com 2 colheres de água e as restantes 7 no outro copo. Mexi para que se dissolvam.








Numa tigela grande misturei bem os queijos com o adoçante (usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante em pó stevia). Retirei 1/3 desta misturar para outra tigela, misturei o extrato de baunilha e 3 das folhas de gelatina derretidas. Verti sobre a base e levei ao congelador enquanto fiz o creme de cima.













Ao restante creme juntei os morangos triturados e as 7 folhas de gelatina dissolvidas. É normal as folhas de gelatina já estarem a querer entrar no estado sólido. Se isso acontecer é só acrescentar 1 colher de sobremesa de água morna e mexer.
Nesta altura convém provarem o creme. Se os vossos morangos não forem docinhos, é provável que precisem de mais adoçante.
Retirei o cheesecake do congelador e verti a mistura de morangos. Levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).







Decorei com morangos picados e chocolate picado.


Tão bom...






9 Comentários

  1. Eu não resisto a um cheesecake! Há quem não goste do sabor do queijo nas sobremesas, mas eu adoro! Este ficou tão lindo! O seu blog é maravilhoso, não me canso de dizer. Foi, sem dúvida, o melhor blog que conheci nos últimos tempos. Identifico-me muito com o tipo de receitas que faz e com o tipo de alimentação que segue, uma alimentação com pés e cabeça, coisa que com esta nova moda da alimentação saudável se tem levado demasiado aos extremos, ou é 8 ou é 80. E aqui neste blog não, é tudo muito consistente e equilibrado. Para além de que as receitas são muito bem explicadas e as fotos lindíssimas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que este Domingo fiz o seu frango com quinoa no forno que publicou recentemente. É muito bom. Tão bom que eu pretendia tirar foto e não consegui pois desapareceu num instante. Ainda por cima é uma receita super simples, prática e que não dá trabalho algum, o que é ótimo pois assim ficamos com mais tempo para descansar. Beijinhos e obrigada pelas partilhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei que lhe responder. Eu agradeço imenso os elogios. Partilho sem duvida da sua opinião, neste momento há uma enorme "confusão" no que diz respeito a alimentação saudável. Eu não gosto de me meter, mas tenho visto disparates de todo o tamanho, escritos e aplaudidos por dezenas de pessoas que acreditam fielmente no que lhes é dito, só por se tratar de blogues com muitos seguidores. É incrível como não há controle, como se pode escrever o que se quer sem haver consequências.
      Esse é um prato que já fiz varias vezes e de facto não há quem não goste. Tem algumas parecenças com a lasanha de quinoa que faço. Ei-de republicar um destes dias. Mais uma vez, muito obrigada pela atenção.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Fica delicioso. A minha família gostou imenso. Já tinha feito cheesecake de morango imensas vezes, nunca em formato de 2 camadas. Não é difícil e faz lembra um gelado de morango e baunilha. Experimente que vai gostar.

      Eliminar
  4. Parece-me bem, mas vou ser sincera...tenho imensa dificuldade em interpretar estas receitas com copos de aveia, 1/4 de mel, 1/4 de adoçante em pó stevia.....Nao sei o que isto significa. É que eu faço tudo com balança, e gramas diz-me mais. E também gostava de saber se a stevia a que se refere (para além da quantidade de gramas), se é a verdadeira (stevia pura, q é a q eu uso), ou aquela que é uma mistura com maltodextrina. Porque em termos de volume é uma quantidade super diferente e não sei como equipará-las. Eu só uso stevia pura, em que uma pitada de nada adoça por exemplo um iogurte inteiro. Será que poderia ajudar-me? Gostava de experimentar esta receita.

    ResponderEliminar
  5. Em relação às folhas de gelatinas equivale a quantas gramas? são das pequenas ou daquelas grandes? E para quem só tem gelatina em pó (da royal) em casa, como pode substituir? Muito obrigada! Fico a aguardar ansiosamente para poder fazer o cheesecake.

    ResponderEliminar
  6. Estou confusa em relação a uma coisa:
    "Numa tigela grande misturei bem os queijos com o adoçante (usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante em pó stevia)".
    Se da 1/2 caneca de açucar (que não sei quantas gramas são), utilizou 25% de mel e outros 25% de stevia, qual foi o restante adoçante que utilizou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      As folhas de gelatina são das pequenas, das de 1,8g cada, pacotes de 5 folhas com 9g.
      Na altura que fiz esta receita ainda eram as únicas embalagens que existiam em Portugal.
      Em relação ao ingrediente adoçante, não usei mais nenhum, 1/4 +1/4 é igual a 1/2.
      Eu vou dar-lhe estes valores em colheres de sopa e a senhora faça o favor de guardar. Antes disso vou explicar porque é que é importante dar os ingredientes em espaço ocupado em vez de peso.
      Os diferentes açúcares têm pesos muito diferentes. Por exemplo, uma chávena de açúcar de coco não pesa o mesmo que a mesma chávena de açúcar branco e muito menos que açúcar de pasteleiro. No entanto, ocupam o mesmo espaço na receita. Isto quer dizer que a senhora só consegue escolher o ingrediente adoçante que prefere se eu lhe der as quantidades em medidas de espaço ocupado e não em peso.
      Por exemplo, na questão que me pôs sobre a stevia, só consegue usar se souber o espaço ocupado de ingrediente adoçante. Porquê? Na sua embalagem de stevia tem lá a dizer quantas gotas corresponde 1 colher de sopa de açúcar. Então a senhora só tem de fazer as contas para a correspondência, isto se a receita estiver em medida de espaço ocupado.

      1/4 chávena são 60ml ou 4 colheres de sopa
      1/2 chávena são 120ml ou 8 colheres de sopa
      3/4 de chávena são 180ml ou 12 colheres de sopa
      1 chávena correspondente a 240ml
      1 colher de sopa são 15ml
      1 colher de chá são 5ml
      Estas medidas são normalizadas.

      Eliminar