Incrivelmente sedoso, com uma base inspirada num brownie simples, este foi até hoje o cheesecake de morango que fez mais sucesso cá em casa. A minha família pura e simplesmente adorou.
Acreditem que não é muito fácil agrada-los. Com tanta variedade de sobremesas que faço, eles estão cada vez mais exigentes. Não são só eles, eu também exijo cada vez mais de mim e foi exatamente por isso que achei que tinha de sofisticar o meu cheesecake de morango.
Mantive o meu recheio do costume, feito muito á base de queijo quark. A razão é sempre a mesma: cheesecake é um dos meus bolos preferidos e não dispenso comer uma bela duma fatia. Para realmente me saber bem, não posso estar a pensar no mal que estou a fazer. Esta receita "base" que uso sempre nos meus bolinhos de queijo, permite-me comer sem culpas.
(medida da caneca que usei é de 250ml)
Nota: Fiz numa forma pequena de 22cm de diâmetro. Como podem ver na foto, ficou alto, tal como pretendia. Para fazer numa forma maior, é apenas necessário fazer mais 50% dos ingredientes da base, os do recheio são suficientes para formas grandes)
Base:
- 1 caneca de farinha de aveia ou espelta ou coco ou outra que prefiram, incluindo farinhas sem glúten
- 1/2 caneca de adoçante a gosto liquido ou sólido: mel, agave, xaropes ou geleias adoçantes, puré de tâmaras, adoçante em pó, açúcar de coco, mascavado,...
- 4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
- 50g de chocolate preto
- 2 ovos
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 200g de queijo creme magro
- 750g de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda)
- 1/2 caneca de adoçante á escolha não granulado: mel, agave, xaropes ou geleias adoçantes, puré de tâmaras, adoçante em pó,...
- 10 folhas de gelatina
- 300g de morangos
- 1 colher de café de extrato de baunilha (opcional)
Confeção:
Pus o forno a aquecer e forrei por completo uma forma de fundo amovível (ver nota acima).
Parti o chocolate em pedaços e derreti no microondas com o óleo de coco.
Numa tigela misturei todos os restantes ingredientes da base. Adicionei o chocolate derretido. Misturei bem e verti sobre a forma. É uma massa densa idêntica a qualquer massa de brownie. Levei ao forno a cozer por 15 minutos (espetem um palito antes de retirar e vejam se está a sair seco (limpo).
Deixei arrefecer.
Para o recheio, comecei por triturar os morangos até estar num puré grosso.
Pus as folhas de gelatina a hidratar em água numa tigela grande por 3 minutos.
Em 2 copos diferentes coloquei um com 2 colher de água quente e outro com 4. Escorri as folhas de gelatina e juntei 3 ao copo com 2 colheres de água e as restantes 7 no outro copo. Mexi para que se dissolvam.
Numa tigela grande misturei bem os queijos com o adoçante (usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante em pó stevia). Retirei 1/3 desta misturar para outra tigela, misturei o extrato de baunilha e 3 das folhas de gelatina derretidas. Verti sobre a base e levei ao congelador enquanto fiz o creme de cima.
Ao restante creme juntei os morangos triturados e as 7 folhas de gelatina dissolvidas. É normal as folhas de gelatina já estarem a querer entrar no estado sólido. Se isso acontecer é só acrescentar 1 colher de sobremesa de água morna e mexer.
Nesta altura convém provarem o creme. Se os vossos morangos não forem docinhos, é provável que precisem de mais adoçante.
Retirei o cheesecake do congelador e verti a mistura de morangos. Levei ao frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).
Decorei com morangos picados e chocolate picado.
Tão bom...
9 Comentários
Eu não resisto a um cheesecake! Há quem não goste do sabor do queijo nas sobremesas, mas eu adoro! Este ficou tão lindo! O seu blog é maravilhoso, não me canso de dizer. Foi, sem dúvida, o melhor blog que conheci nos últimos tempos. Identifico-me muito com o tipo de receitas que faz e com o tipo de alimentação que segue, uma alimentação com pés e cabeça, coisa que com esta nova moda da alimentação saudável se tem levado demasiado aos extremos, ou é 8 ou é 80. E aqui neste blog não, é tudo muito consistente e equilibrado. Para além de que as receitas são muito bem explicadas e as fotos lindíssimas! Beijinhos
ResponderEliminarEsqueci-me de dizer que este Domingo fiz o seu frango com quinoa no forno que publicou recentemente. É muito bom. Tão bom que eu pretendia tirar foto e não consegui pois desapareceu num instante. Ainda por cima é uma receita super simples, prática e que não dá trabalho algum, o que é ótimo pois assim ficamos com mais tempo para descansar. Beijinhos e obrigada pelas partilhas
ResponderEliminarNem sei que lhe responder. Eu agradeço imenso os elogios. Partilho sem duvida da sua opinião, neste momento há uma enorme "confusão" no que diz respeito a alimentação saudável. Eu não gosto de me meter, mas tenho visto disparates de todo o tamanho, escritos e aplaudidos por dezenas de pessoas que acreditam fielmente no que lhes é dito, só por se tratar de blogues com muitos seguidores. É incrível como não há controle, como se pode escrever o que se quer sem haver consequências.
EliminarEsse é um prato que já fiz varias vezes e de facto não há quem não goste. Tem algumas parecenças com a lasanha de quinoa que faço. Ei-de republicar um destes dias. Mais uma vez, muito obrigada pela atenção.
Maravilha...
ResponderEliminarFica delicioso. A minha família gostou imenso. Já tinha feito cheesecake de morango imensas vezes, nunca em formato de 2 camadas. Não é difícil e faz lembra um gelado de morango e baunilha. Experimente que vai gostar.
EliminarParece-me bem, mas vou ser sincera...tenho imensa dificuldade em interpretar estas receitas com copos de aveia, 1/4 de mel, 1/4 de adoçante em pó stevia.....Nao sei o que isto significa. É que eu faço tudo com balança, e gramas diz-me mais. E também gostava de saber se a stevia a que se refere (para além da quantidade de gramas), se é a verdadeira (stevia pura, q é a q eu uso), ou aquela que é uma mistura com maltodextrina. Porque em termos de volume é uma quantidade super diferente e não sei como equipará-las. Eu só uso stevia pura, em que uma pitada de nada adoça por exemplo um iogurte inteiro. Será que poderia ajudar-me? Gostava de experimentar esta receita.
ResponderEliminarEm relação às folhas de gelatinas equivale a quantas gramas? são das pequenas ou daquelas grandes? E para quem só tem gelatina em pó (da royal) em casa, como pode substituir? Muito obrigada! Fico a aguardar ansiosamente para poder fazer o cheesecake.
ResponderEliminarEstou confusa em relação a uma coisa:
ResponderEliminar"Numa tigela grande misturei bem os queijos com o adoçante (usei 1/4 de mel e 1/4 de adoçante em pó stevia)".
Se da 1/2 caneca de açucar (que não sei quantas gramas são), utilizou 25% de mel e outros 25% de stevia, qual foi o restante adoçante que utilizou?
Bom dia!
EliminarAs folhas de gelatina são das pequenas, das de 1,8g cada, pacotes de 5 folhas com 9g.
Na altura que fiz esta receita ainda eram as únicas embalagens que existiam em Portugal.
Em relação ao ingrediente adoçante, não usei mais nenhum, 1/4 +1/4 é igual a 1/2.
Eu vou dar-lhe estes valores em colheres de sopa e a senhora faça o favor de guardar. Antes disso vou explicar porque é que é importante dar os ingredientes em espaço ocupado em vez de peso.
Os diferentes açúcares têm pesos muito diferentes. Por exemplo, uma chávena de açúcar de coco não pesa o mesmo que a mesma chávena de açúcar branco e muito menos que açúcar de pasteleiro. No entanto, ocupam o mesmo espaço na receita. Isto quer dizer que a senhora só consegue escolher o ingrediente adoçante que prefere se eu lhe der as quantidades em medidas de espaço ocupado e não em peso.
Por exemplo, na questão que me pôs sobre a stevia, só consegue usar se souber o espaço ocupado de ingrediente adoçante. Porquê? Na sua embalagem de stevia tem lá a dizer quantas gotas corresponde 1 colher de sopa de açúcar. Então a senhora só tem de fazer as contas para a correspondência, isto se a receita estiver em medida de espaço ocupado.
1/4 chávena são 60ml ou 4 colheres de sopa
1/2 chávena são 120ml ou 8 colheres de sopa
3/4 de chávena são 180ml ou 12 colheres de sopa
1 chávena correspondente a 240ml
1 colher de sopa são 15ml
1 colher de chá são 5ml
Estas medidas são normalizadas.