Cheesecake de cereja (com queijo quark)





Pela milésima vez, adoro cheesecake! Todas as semanas faço, se não for em formato de bolo, é em copo no formato cheesecream. Não me canso por uma simples razão, faço cheesecake de tudo que me vem à cabeça! Este não podia faltar aqui no blog, até porque é dos melhores...
Este formato mais light e fit foi a primeira vez que fiz, ficou absolutamente fantástico e já vou passar ao que interessa: calorias!
Em valores aproximados, na base estão 100 cal. de sementes de linhaça, 75cal. de sementes de chia, 642cal. das tâmaras; no recheio estão 260 de queijo quark, 204 de queijo creme, 75 de cerejas, 256 de mel e 12 nas folhas de gelatina. Tudo somado dá 1624. Dividido por 12 fatias (idênticas à da foto), dá 135calorias. Podem sorrir à vontade para este cheesecake!

Vão precisar de:
Para a base:
  • 1/2 caneca de sementes de linhaça
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 200g de tâmaras
Para o recheio:
  • 500g de queijo quark 0% matéria gorda
  • 1 embalagem de 200g de queijo creme magro
  • 1 caneca de cerejas descaroçadas
  • 1 embalagem de folhas de gelatina (5 folhas)
  • 3 a 4 colheres de sopa de mel (vai depender da doçura das cerejas; provem o vosso creme do fim de pôr 3 colheres e vejam se precisa de mais)

As minhas sementes de linhaça são das amarelas, pelo que optei por as tostar um pouco no forno de forma a conseguir tritura-las e ficarem em farinha. Comecei então por ligar o forno a 180ºC, espelhar as sementes de linhaça amarelas no tabuleiro do forno e tosta-las ligeiramente por 10 minutos (cuidado porque facilmente passam do ponto e queimam).
Tirei os caroços ás tâmaras enquanto as sementes douraram.

Coloquei as sementes de linhaça no processador de alimentos e triturei até estar em meia farinha. Acrescentei os restantes ingredientes da base e triturei até obter uma pasta. Têm de ter um pouco de paciência porque terão de estar a triturar uns 5 minutos até obter a pasta para a base.
Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Espalhei a base de forma a forrar o fundo da forma. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

 




Abri as cerejas ao meio para retirar os caroços. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água.
Coloquei as cerejas no processador de alimentos e triturei um pouco. Escorri as folhas de gelatina e acrescentei-lhes 1/4 de copo de água quente para que derretam. Verti em cima das cerejas e triturei mais um pouco.
Numa tigela juntei os dois queijos até ter um creme. Acrescentei o molho de cereja, o mel, misturei bem e verti por cima da base.
Levei ao frigorifico por 6 horas (no mínimo).



*Como já aqui referi outras vezes, quando faço cheesecake para servir em festas, ou seja, em que está mais tempo fora do frigorifico, coloco mais uma ou duas folhas de gelatina.





Delicioso, saudável, com poucas calorias...o que posso querer mais...

3 Comentários

  1. Qual o queijo creme k usa. E eu tenho linhaça escura posso utilizar ou é melhor alourar a outra? Obrigada e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Qual o queijo creme k usa. E eu tenho linhaça escura posso utilizar ou é melhor alourar a outra? Obrigada e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, peço desculpa não ter respondido. Pode usar a linhaça que quiser. A razão de ter levado ao forno é para secar e ficar mais facilmente em farinha. O queijo creme que uso é o do Lidl, marca Goldessa. É o que gosto mais, quer para as sobremesas quer para barrar no pão. É dos queijos cremes mais magros que conheço e mais barato.

    ResponderEliminar