Cheesecake de chocolate com base de avelã fit (saudável; sem glúten; apenas 10g de chocolate por fatia; sem forno)


Há 3 anos e meio, quando iniciei o meu blogue, conheci a realidade de algumas pessoas, uma realidade que me era desconhecida: pessoas para quem o chocolate era completamente proibido! Lembro-me duma senhora do algarve com quem tive algumas conversas, estava num processo de emagrecimento, devidamente acompanhada por um medico dietista, já tinha perdido bastante peso, mas continuava com muitas e muitas limitações alimentares. Sabia muito mais de dietas restritivas do que eu. Durante estes anos muitas outras pessoas apareceram nas minhas redes sociais com o mesmo problema: chocolate nem vê-lo!




Eu adoro cheesecakes, todos que me seguem sabem disso. Desde que me dediquei a esta partilha de receitas saudáveis que tenho tentado fazer as mais variadas receitas de chocolate sem o próprio presente. O cheesecake foi uma delas.
Em baixo colocarei o link doutras receitas de cheesecake de chocolate saudável que podem encontrar aqui no blogue, hoje vou partilhar aqui a que mais faço cá em casa, a que faço quando há festas domesticas, e muito idêntica a uma que levei aos workshops de há um ano atrás em Lisboa.


Constantemente vejo receitas de tartes ou cheesecakes de chocolate nas redes sociais que estão catalogadas como saudáveis. E realmente podem ser, mas grande parte delas têm pelo menos 200g de chocolate e servem cerca de 8 fatias. Isto significa que são interditas a muitas pessoas. 
Foram estes dois fatores, a limitação alimentar de alguns e a falta de oferta de receitas alternativas, que me fez não só levar esta receita aos workshops que referi, como também a partilhar a versão cá de casa. Não adiciono qualquer açúcar e uso apenas 100g de chocolate para uma sobremesa que serve 10 fatias (12 se forem do tamanho das que estão partidas na foto). Isto quer dizer que cada fatia não tem mais que 10g de chocolate em tablet.


Se não uso açúcar, então o que coloco para adoçar? 
Neste uso tâmaras, mais exatamente um cremoso puré de tâmaras. No que levei ao workshop dou a possibilidade de escolha, ou seja, podem usar ingrediente adoçante sem calorias, como o xilitol ou a stevia, ou usar agave, mel, … Escolho as tâmaras pelas suas características únicas. Carregadas de fibras, são uma mais valia para qualquer sobremesa ou onde quer que as quisermos colocar, para não falar do potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia, pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente, que é o mesmo que dizer baixo índice glicémico, também associado á enorme quantidade de fibras. Nada tem que ver com adoçar com banana, as tâmaras são realmente especiais.


Se só uso 100g de chocolate para este tamanho de bolo, como é que lhe dou sabor?
 Uso cacau para esse efeito. Cacau em pó puro, que contem todos os bons nutrientes do cacau sem qualquer açúcar e sem a adição de manteiga de cacau suplementar. 

Se uso o cacau em vez do chocolate, retirando assim a manteiga de cacau presente nele e que enrijece as sobremesas, então como é que ponho firme a sobremesa? 
Com gelatina ou agar agar. 




E os queijos a usar? 
Se é um cheesecake tem de ter queijo, por isso opto por uma mistura de queijo creme com queijo quark. Embora dê a hipótese de usarem iogurte grego no lugar do queijo creme, eu não dispenso o seu uso, pois ele vai dar a textura que faz a diferença entre um semifrio e cheesecake sem forno. Compro queijo creme magro, por norma no supermercado Lidl, onde há uma marca económica, menos de 1€ a embalagem de 200g, que também é muito menos calórica que os seus pares.
O quark já dispensa apresentações, riquíssimo em proteína e pobre em gordura, tem pouquíssimas calorias e faz excelentes sobremesas.




E base? Não é base o grande problema deste tipo de sobremesas?
Sem duvida! A base é a pedra no sapato das tartes, semifrios e cheesecakes. Não há muito a fazer, mas se usarmos uma parte de fruto seco oleaginoso e o triturarmos bem, ele vai largar gordura e já podemos dispensar adicionar outras. Para além disso, sendo fruto, mesmo que seco e oleaginoso, tem sempre alguma percentagem de açúcar naturalmente presente, o que vai permitir diminuir a quantidade de açúcar a usar.


Por falar em base, na receita vão ver uma grande quantidade. Foi dividida para fazer as decorações, porque esta base não é mais que uma receita de bolas energéticas. Se não quiserem fazer as decorações ou se não quiserem fazer bolas energéticas tipo trufas aproveitando o tempo que estão a fazer este cheesecake, basta fazer uma parte da receita. Devem fazer 1 chávena de flocos de aveia, 1 chávena de avelãs ou outro fruto seco oleaginoso que prefiram e usar apenas 150g de tâmaras com 160ml de água  para fazer o creme pedido.

Antes de passar á receita quero apenas falar-vos novamente do assunto das fatias. Muitas e muitas vezes perguntam-me como é que eu não engordo a comer sobremesa todos os dias. As minhas fatias são do tamanho das que vêm na foto. Teria uma foto muito mais atraente se tivesse partido uma fatia maior, mas não o faço. Nunca o faço. A fatia cortada para as minhas fotos é quase sempre a minha, é aquilo que eu como. As quantidades são muito importantes, mesmo muito. Nem tudo que é saudável é pouco calórico, muito pelo contrario, grande parte das vezes até é mais calórico que o tradicional. É a quantidade que faz a diferença.


Outras receitas que poderão gostar:















Vão precisar de:
Base e bolas energéticas da decoração*
  • 180g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 120 + 30g de avelãs (ou qualquer outro fruto oleaginoso que prefiram) 
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 200g de tâmaras secas (este ingrediente é também para o recheio)
Recheio
  • 400g de Queijo Quark Natural Santiago 
  • 200g de queijo creme magro**
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 100g de chocolate preto 70% cacau
  • 5 folhas de gelatina (ou 3g de agar agar (1 e 1/2 colher de chá))
*Se não quiserem fazer as bolas energéticas devem fazer a base com 90g de flocos de aveia, 100g de avelas ou outro fruto seco oleaginoso e usar apenas 150g tâmaras com 160ml de água para fazer o creme de tâmaras que também vai ser usado no recheio. Durante a preparação devem colocar o puré de tâmaras aos poucos no processador de forma a formar um crumble.
**Podem trocar por iogurte grego pleno.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
  1. Comecei por colocar as tâmaras a demolhar em 220ml de água bem quente por 15 minutos (se puderem deixar mais é ainda melhor para que tenham um creme bem macio). Triturei com a varinha mágica em creme.
  2. Untei e forrei com papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  3. No processador de alimentos triturei os flocos de aveia em farinha fina. Adicionei 120g de avelãs e o cacau e voltei a triturar em farinha fina. 
  4. Juntei 6 colheres de sopa do creme de tâmaras, uma a uma e com o processador em andamento, e pulsei novamente até formar uma espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar.
  5. Passei metade deste preparado para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. 
  6. Parti as restantes avelãs ao meio e pressionei-as na base em todo o diâmetro. Reservei no frigorifico.
  7. Ao restante preparado que ficou no processador adicionei mais 3 colheres de sopa de creme de tâmaras. Pulsei para misturar até fazer uma bola de massa maleável. Reservei para posteriormente fazer as bolas energéticas.


Recheio
  1. Pus o chocolate a derreter em banho maria.
  2. Pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante por 3 minutos. Escorri-as num passador. Aqueci 100ml de água (ver nota***) e inseri as folhas de gelatina escorridas (elas vão desfazer-se de imediato).
  3. Numa tigela misturei bem o queijo creme, o queijo quark, o cacau e todo o restante creme de tâmaras. Adicionei um pouco do creme formado ao chocolate derretido e bati bem com o batedor de varas manual. Passei para o creme de queijo e misturei tudo.
  4. Verti em fio e mexendo sempre a gelatina dissolvida para o preparado de queijo (nesta altura devem provar o vosso recheio e ajustar a doçura ao vosso gosto com, por exemplo, mel, agave, xilitol, stevia). Verti cuidadosamente sobre a base e reservei no frigorifico 3 horas.

Decoração:
  1. Com a massa da base reservada fiz bolas energéticas e também "rosas". Para fazer as rosas fiz rolinhos de massa, espalmei e enrolei sobre um dos comprimentos.

Nota***: A água muito quente, em ponto de fervura, anula o poder da gelatina e água fria não a desfaz. Devem usar água quente, mas sem estar em ferver. Se verterem a gelatina dissolvida muito quente nos preparados frios e sem estar a mexer constantemente vão formar grumos. Para evitar isso devem deixar arrefecer um pouco a gelatina dissolvida ou, em alternativa, usar menos água para a dissolver e depois acrescentar água fria para a esfriar ligeiramente.
Para fazer com agar agar, dissolver o agar em 150ml de água quente. Levar ao lume e deixar ferver 1 minuto mexendo sempre. Verter sobre o preparado de queijo mexendo sempre.

Tão bom…

0 Comentários