Tarte de chocolate e coco ( saudável; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo; opção vegan)





Fez parte das sobremesas que estiveram na festa do Crisma da minha filha Camila, mas fiz a primeira tentativa antes, como não podia deixar de ser.



Queria fazer qualquer coisa diferente para esse dia, que fosse novo mas sem medo de desagradar á maioria. Não fácil e tinha de fugir a determinados ingredientes.
A combinação coco/chocolate é apreciada por quase todos. Por outro lado já tinha destinado um cheesecake de manga e uma mousse de frutos silvestres, o que eu quer dizer que havia lugar para o chocolate. Não vos vou dizer que foi um momento de inspiração, pois andei uns dias a pensar na tarte perfeita de coco e chocolate até chegar aqui.



Fotos da tarte em tamanho grande (a que fiz para a festa do Crisma da minha filha)👇


Fiz esta primeira experiência só para nós cá em casa, num formato pequeno, e depois fiz em grande para a festa.
Nesta receita demolhei as tâmaras na água da lata de leite de coco que usei na segunda camada. Não é só para a aproveitar, é também para dar um outro aroma ás tâmaras, passar alguma da gordura dessa água para o bolo, dispensando assim adicionar outras.
Na repetição em grande não dobrei todos os ingredientes. Na base de bolo de chocolate, a farinha e o cacau pus apenas mais 50%, fiz o mesmo para as tâmaras mas demolhei em mais água, usando quase toda água da lata de leite de coco (cerca de 180ml), guardando 2 colheres de sopa para embeber o bolo no fim de cozido. No fim só juntei 2 colheres de sopa de leite.

Vão precisar de:
(a preto estão as quantidades para uma forma de 20 cm de diâmetro; a azul e entre parentes para uma forma de 26 cm de diâmetro; tamanho da caneca que usei é de 250 ml)
Camada de chocolate
  • 1 caneca de farinha de aveia ou espelta (1 e 1/2 caneca de farinha de aveia ou espelta)
  • 1/2 caneca de cacau em pó (3/4, ou seja, 1/2 + 1/4 de caneca de cacau em pó)
  • 1/2 caneca de coco ralado (1 caneca de coco ralado)
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó (1/2 colher de chá de colher de fermento em pó)
  • 1 pitada de sal
  • 200g de tâmaras demolhadas em 100 ml de água da lata de leite de coco que vão precisar para a parte de cima (300g de tâmaras demolhadas em 180ml de água da lata de leite de coco)
  • 1 ovo batido ou ovos de linhaça para opção vegan (2 ovos batidos)
  • 3 a 4 colheres de sopa de leite (2 colheres de sopa de leite)
Nota: Guardem 2 colheres de sopa da água da lata de leite de coco para "molhar"(embeber) o bolo no fim de cozido. Vai ficar mais suculento.
Camada de coco
  • 1/2 lata da parte sólida duma lata de leite de coco que tem de estar á pelo menos uma noite no frigorifico para que a separação seja feita (toda  a parte sólida que obtiveram duma lata de leite coco)
  • cerca de 1 caneca e meia de coco ralado (cerca de 3 canecas de coco ralado)
  • 2 colheres de sopa de mel ou agave para opção vegan (4 colheres de sopa de mel)
Confeção:
Comecei por abrir a lata de leite coco, que deve estar no frigorifico á pelo menos 1 noite para que a parte sólida se separe da liquida. Para facilmente fazer essa separação, eu viro a lata ao contrário e abro com um abre latas tradicional. Desta forma o liquido (água) que está no fundo, passa a estar ao decima. Verti água para um copo. É habitual ter cerca de 180ml de água. Aqueci ligeiramente no microondas (não ferver).













Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei a forma com papel vegetal. 
Descarocei as tâmaras, coloquei num copo alto a demolhar com 100 ml dessa água.


Numa tigela misturei os ingredientes secos.
Triturei as tâmaras com a varinha mágica até ter um creme macio. Verti sobre os secos e misturei bem. Acrescentei o ovo batido e depois o leite até ter uma massa densa, que escorre com alguma dificuldade.




Verti sobre a forma e levei ao forno por 12 minutos (15 para a forma maior). Retirei e fiz "furinhos" com um palito. Reguei cuidadosamente com 1 a 2 colheres de sopa de água da lata de leite de coco. Deixei arrefecer.



Para a 2ª camada, bati bem o leite de coco sólido com o mel numa tigela (não é necessário batedeira).
Juntei o coco, aos poucos e misturando bem até ter uma pasta densa. Espalhei-a em cima do bolo já arrefecido.





Reservei no frigorifico 1 hora antes de servir.
Decorei com frutos silvestres e kiwi. Para a grande tostei ligeiramente 1 mão cheia de amêndoa laminada.





Tão bom…








2 Comentários

  1. Há muito tempo que andava a pensar numa sobremesa como esta, mas ainda não me tinha aventurado! Agora não tenho desculpa! Escusado será dizer que vou fazer! Ficou lindíssima e a combinação de ingredientes é perfeita! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu disse em cima, andei uns dias a pensar como fazer, não a base, que essa é basicamente um brownie de sabor a coco, mas a cobertura. Este é o recheio dos meus bountys e dos bombons de coco que fiz no natal. O meu receio era de como é que iria ficar estando á temperatura ambiente e sem "proteção". Fiz então a pequena e não reservei no frigórico. Esteve 2 horas, tirei e depois sempre fora. Manteve-se inalterada que era o que eu queria. Fiquei mesmo muito contente e foi um sucesso na festa do Crisma da minha filha. Obrigada e bom fim de semana!

      Eliminar