Bolo semifrio Snickers (fit; proteico; vegan; saudável; sem glúten; sem congelador) Healthy vegan Snickers Cake (glúten free)




Há quanto tempo queria fazer um destes! Como já vos disse na publicação dos Chocolates Snickers saudáveis que podem ver carregando👉aqui, o meu filho mais velho adora Snickers. Se bem que todos nós gostamos, o J. Pedro é o verdadeiro fã. Para ele amendoins são bons de qualquer maneira, em qualquer sítios, doce ou salgado. Já tenho feito alguns bolos com o sabor, mas não inteiramente pensado no mítico chocolate.




Queria fazer qualquer coisa especial. Nada de óleos ou gorduras saturadas, nada de açucar, nada de farinhas, tinha de ser um bolo que se encaixasse na perfeição na minha ideologia. Pensei em recorrer aos cajus, fugindo desta forma ao formato cheesecake que costumo fazer. Não me levem a mal, mas está muito batido o uso dos cajus.




Optei pelo grão de bico. Arrisquei, diria eu. É que até ao momento de o tirar do frigorifico tinha incertezas de que fosse ficar como o pretendido, ou seja, direitinho como um bolo. Não há aqui gelatinas nem seus substitutos, pelo que podia não ter acertado nas quantidades de ingrediente que o mantivessem assim. Ainda bem que isso não aconteceu, tenho de confessar que não sabia bem por onde dar a volta caso não tivesse ficado firme.







Este é um bolo altamente proteico, contando com apenas boas gorduras e açucares de baixo índice glicémico. Os hidratos de carbono presentes são complexos e essencialmente vindos do grão de bico.
No que diz respeito à confeção, entendi que fosse básica e simples. Quase tudo se faz num simples processador de alimentos ou liquidificador, mas, se não tiverem, também podem usar a varinha mágica.



Levei o caramelo da camada intermedia de amendoim ao lume. Este passo é opcional. Fi-lo porque acho mais agradável ao paladar os amendoins "cozidos".
Um pormenor de confeção passa pela lavagem do grão de bico. Quando usamos esta leguminosa nas nossas sobremesas é essencial lavar bem em água corrente. Não só elimina parte do seu sabor, como também solta a casquinha do próprio grão. Saindo a casca ficamos com um creme mais macio e também eliminamos sabor.






Antes de passar à receita, não posso deixar de vos dizer que cá em casa não adivinharam de que era feito o creme da camada intermedia. Mesmo estando habituados ao uso deste tipo de ingredientes nas sobremesas, quer o meu marido quer o meu filho, não conseguiram chegar ao ingrediente que a compunha.

Vão precisar de:
Base
  • 100g de tâmaras secas
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 2 colheres de sopa bem servidas de manteiga de amendoim
Caramelo de amendoim
  • 100g de tâmaras secas
  • 100g de amendoim ao natural torrados
  • 200ml da água da lata de leite de coco que usei na camada seguinte (opcional)
Recheio
  • 260g de grão de bico cozido e escorrido (uma lata pequena)
  • 2 a 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim*
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência no estado liquido ou fino (agave, mel, stevia,...; usei metade agave e metade stevia em pó)
  • 1 lata de leite de coco** (200ml de leite de coco sólido; devem ter a lata no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
Cobertura
  • 100g de chocolate preto (usei 75% cacau)
  • água quente ou café q.b. (6 a 8 colheres de sopa)
*Dependo se querem mais ou menos sabor a amendoim neste creme. Eu fiz com 2 bem cheias.
**Sugestão de substituição: queijo creme ou natas batidas firmemente.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por colocar as tâmaras descaroçadas da base e do caramelo a hidratar. Separadamente, coloquei 100g de tâmaras num copo alto com 70ml de água normal (para a base) e noutro copo mais 100g de tâmaras com 200ml de água da lata de leite de coco (é opcional usarem esta água, apenas lhe vai conferir um sabor diferente e também ajuda na textura já que esta água tem alguma gordura).
  2. Após meia hora de demolha triturei ambas em creme com a varinha magica.
  3. Untei e forrei com papel vegetal o fundo e o lado duma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.









Base
  1. Triturei os flocos de aveia em farinha no processador de alimentos. Adicionei os restantes ingredientes (tâmaras já em creme) e voltei a triturar até ter uma espécie de massa que, embora solta, fica compacta ao apertarmos.
  2. Pressionei esta massa no fundo da forma para fazer a base. Reservei.

Caramelo de amendoim
  1. Levei ao lume, brando e mexendo ocasionalmente, o creme de tâmaras com os amendoins por cerca de 3 a 4 minutos após levantar fervura. 
  2. Deixei arrefecer um pouco e espalhei em cima da base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o creme seguinte.




Recheio de grão de bico
  1. Num passador escorri e lavei o grão de bico em água corrente. Este é o passo mais importante do bolo. Lavar o grão em água corrente vai eliminar grande parte do seu sabor e também faz soltar a casca onde está retido muito do seu sabor.
  2. Coloquei o grão no processador de alimentos e triturei em puré. Juntei os restantes ingredientes (apenas a parte sólida da lata de leite de coco) e voltei a triturar até ter um creme. 
  3. Verti este creme sobre o caramelo de amendoim e reservei no frigorifico durante a noite (3 a 4 horas no mínimo). Nota: Na foto o meu creme já está um pouco pastoso. Não se preocupem se o vosso estiver mais líquido, o meu estava assim porque fui jantar e ele esteve em espera, logo, foi enrijecendo um pouco.


 

Cobertura de chocolate
  1. Derreti o chocolate em banho maria. Fiz um copo de café instantâneo. Quando o chocolate estava em creme, retirei debaixo da água quente e, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, fui misturando bem o café. Deve ficar um creme fluido, pois vai enrijecer logo que seja colocado em cima do recheio frio.
  2. Desformei o bolo e retirei cuidadosamente a tira de papel vegetal que estava a forrar o lado. Verti o ganache no centro do recheio já enrijecido e espalhei em circulo com a parte de trás duma colher de sopa.
  3. Decorei com amendoim picados.







Tão simples, tão bom!





4 Comentários

  1. Ai minha nossa, é cada receita melhor do q a anterior! Tens q parar q isto é demais :P Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela receita
    Muito bom ficou divinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz por saber.
      Obrigada e boa noite!

      Eliminar
  3. Boa tarde ! Estou com uma dúvida
    Quando foi para fazer o recheio , eu lavei muito bem o grão de bico mas mesmo assim n consegui tirar o sabor ? Alguma dica ?

    ResponderEliminar