Bolo semifrio Raffaello (fit; sem glúten; sem açúcar; saudável; opção vegan; sem forno)



Conhecem os bombons Raffaello? São uns dos bombons favoritos do meu querido marido. Lembro-me de quando me casei o meu marido trazer destes bombons quando ia a Itália, não me lembro de nunca os ter comprado cá em Portugal até à uns 2 anos atrás. Eu gostava "assim assim". Conhecem esta expressão? É comer sem nada fazer para ter.


Fui desafiada a fazer um bolo com este tema: os Raffaellos! Eu até nem sou muito de responder a desafios, os meus desafios sou eu que mos imponho, mas… mas ás vezes ficamos com a pulga atrás da orelha, a pensar naquilo, "e se eu fizesse assim...e se eu fizesse assado" e pronto, lá acabei por fazer.










Primeiro passo, o costume, pesquisa na net. Ui, o que eu vi. Cada um cá um aspeto...nem vos digo nada, de babar.
 Se abrirmos as receitas vemos que se resumem a bolos de amêndoa com coberturas de chocolate branco e decorados com o dito chocolate, alguns com recheio á base de leite de coco, nada de difícil de fazer nem imaginar. O problema é que eu não queria bolo de forno, queira um em jeito de sobremesa. Pronto, cá está ele. Também não vou contar-vos tudo. Já diz o velho ditado "o segredo é a alma do negocio".






Ora, o que eu pretendia, como de resto é costume, era um bolo realmente fit, realmente saudável, nada que ultrapasse-se o meu conceito de alimentação saudável, que estivesse dentro dos parâmetros que são aceites pela comunidade cientifica em geral como corretos, e não de dietas da moda. Açucares refinados fora, gorduras saturadas fora, farinhas brancas fora. Uma sobremesa que realmente coubesse numa dieta equilibrada, mas também coubesse na dieta de quem tem restrições por questões de saúde. Uma sobremesa que enchesse os sentidos, mas não estragasse o momento.
A escolha dos ingredientes foi cuidadosa e inspirada na minha pesquisa que vos falei em cima.

Muitos acertos tive de fazer, acreditem que a certa altura já estava a achar que não iria dar certo, estava tudo bom mas,… "Como é que eu vou desformar isto? Está mole!". Toca a fazer outra vez, sempre pequenas quantidades, até conseguir o ponto certo.




A confeção é toda ela muito simples, gostava apenas de dar uma sugestão. Podem trocar a manteiga de amêndoa por amêndoa finamente picada, seja num processador, seja com uma faca.
Um ingrediente que aqui tenho é muitas vezes polémico, o leite de coco. Muitas latas trazem muita água e pouco leite. Nesta receita não há qualquer problema, no entanto, atenção, quanto mais água e menos leite tem a lata, mais perdemos em sabor, mesmo em casos como este que usamos a lata inteira.










Semolina ou sêmola é uma farinha grossa que resulta da moagem incompleta de cereais. É obtida da moagem de grãos duros, sendo assim a parte nobre do trigo ou milho já que conserva o endosperma do cereal e todo o valor nutricional do mesmo (ao contrario das farinhas).

Vão precisar de:
Base
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor; cerca de 100g) de semolina (sêmola) de milho ou trigo (usei de milho)
  • 200ml de bebida vegetal ou leite
  • 80g de tâmaras secas
  • 1 banana
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (opcional; podem trocar por amêndoa bem picadinha ou qualquer outra manteiga)
  • 1 e 1/2 caneca de coco ralado
Cobertura
  • 400ml (1 lata) de leite de coco (ou natas ou queijo fresco batido ou iogurte grego)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência líquido ou em pó (agave, mel,...Usei metade stevia em pó e metade mel)
  • 3 folhas de gelatina ou 2g de agar agar
Decoração:
  • bolinhas de coco (receita no fim)
  • 1 mão cheia de amêndoas picadas
Confeção:
Base
  1. Levei ao lume um tachinho com a semolina, o leite e as tâmaras descaroçadas. Deixei cozinhar lentamente e em lume baixo por 5 minutos (se estiver a ficar muito seco e a agarrar ao fundo do tacho podem acrescentar mais leite, até um máximo de 50ml).
  2. Retirei do lume, passei para um copo alto, juntei a banana, a manteiga de amêndoa e triturei tudo até estar numa pasta.
  3. Passei para uma tigela e acrescentei o coco ralado, aos poucos e até ficar uma massa muito densa, completamente saturada.
  4. Forrei o fundo e os lados duma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Coloquei este preparado no fundo, alisei e reservei no frigorifico 1 hora.

 

Cobertura
(Nota: A minha lata de leite de coco estava no frigorifico; se a vossa não estiver ou leite esteja muito misturado na água, vejam a opção de confeção a seguir)
  1. Pus a gelatina a hidratar em água abundante por 3 minutos.
  2. Separei a parte sólida da liquida da lata de leite de coco. Passei a liquida para um recipiente e levei ao microondas a aquecer. Escorri as folhas de gelatina e mergulhei-as nesta água. Elas vão derreter de imediato.
  3. Bati a parte sólida do leite de coco com o adoçante em chantilly. Verti as folhas de gelatina derretidas e misturei bem.
  4. Verti a mistura de leite na base e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 3 horas).
  5. Decorei com bolas de coco e amêndoas.


Ou
  1. Colocar a lata de leite de coco inteira ao lume num tachinho com o ingrediente adoçante e o agar agar. Deixar ferver.
Ou
  1. Colocar a lata de leite de coco inteira ao lume num tachinho com o ingrediente adoçante. Deixar ferver 3 minutos. Retirar, deixar arrefecer um pouco e dissolver as folhas de gelatina hidratadas no leite de coco morno. (Nota: não coloquem as folhas de gelatina nos líquidos demasiado quentes, pois vai quebrar o efeito delas)

Para fazer as bolinhas de coco, podem fazer a quantidade que quiserem. A cada colher de sopa de leite de coco sólido ou queijo fresco batido ou iogurte grego junto uma de café de mel e coco ralado até estar numa pasta mole mas que se molda com muita facilidade nas mãos.

Tão simples, tão bom!!!





5 Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite! Esta é realmente uma sobremesa extraordinária. Já sei que terei de a repetir algumas vezes, todos ficaram fãs cá em casa.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Bom dia, posso substituir a sêmola?

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, posso substituir a sêmola?

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, posso substituir a sêmola?

    ResponderEliminar