Bolo Ferrero Rocher saudável (vegan; sem glúten; sem açucar)



Desejosa de fazer esta sobremesa, ansiosa pelo resultado, orgulhosa com o resultado!
Não que não esteja habituada a elogios no que diz respeito ás minhas sobremesas, esta superou as minhas espectativas e as de quem a comeu.






Verdade seja dita, o aspeto não dizia o que se ia saborear. Eu até entendo que sim, não estava assim tão bonita, e, antes de abrir só se desconfiava o sabor pela decoração, mas também é verdade que muitas sobremesas têm aspeto divinal e não são nada boas.






Antes de fazer este bolo fiz a minha habitual pesquisa para saber o que por aí se tem feito. Á semelhança do que eu própria também já fiz no passado, grande parte das publicações resumem-se a bolos de chocolate com recheios e coberturas de nutella e decorados com ferreros.





Eu queria qualquer coisa de diferente. Logo à partida estava fora de questão ser um bolo de forno. Tinha de ter outro tipo de textura, uma textura suave, uma textura de semifrio, tal como são os bombons. Como diz a sua fantástica publicidade, "não estão á venda no verão, perdem qualidade". Claro que sim, são bombons, querem-se a uma determinada temperatura. O que eu queria era uma sobremesa que a cada pedaço sentíssemos que estávamos a comer um bombom. E consegui!
Em cada pedaço deste fantástico bolo sentimos o sabor dum ferrero, quanto a isso não tenham quaisquer duvidas!







Vão precisar de
:
Base
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de avelãs
  • 100g de cajus (opcional; podem não colocar nada ou colocar mais 50g de avelãs)
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó 
  • 200g de tâmaras secas
Recheio/ cobertura
  • 500ml de bebida vegetal (o ideal é de amêndoa , mas podem usar qualquer uma) ou leite
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, geleias/ xaropes adoçantes, mel, açucar de coco, mascavado,... Usei stevia em pó)
  • 100g de chocolate preto (usei 75% cacau)
  • 50 a 100g de avelãs (usei apenas 60g e as restantes 40g do saco de 200g que comprei para toda a sobremesa usei nos ferreros da decoração)
Decoração com Ferreros Rocher saudáveis - receita👉aqui

Confeção:
Base
  1. Pus as tâmaras descaroçadas a hidratar em água bem quente por 10 minutos. Escorri e triturei com a varinha magica até ter uma pasta muito densa.
  2. Tostei as avelãs no forno aquecido a 180ºC por 10 minutos (pode ser 1 minuto no microondas). Esfreguei-as num pano para sair a pele.
  3. Coloquei os frutos secos no processador de alimentos e triturei até estar num granulado. Juntei os flocos de aveia e voltei a triturar até estar numa farinha grossa. Adicionei o cacau e pulsei novamente só para misturar. Finalmente acrescentei a pasta de tâmaras e triturei até ter uma espécie de massa "crumble" que, apesar de estar solta, agrega-se ao apertar.
  4. Untei e forrei o fundo e os lados duma forma de fundo amovível com papel vegetal. Coloquei a massa solta no fundo da forma e pressionei de forma a fazer uma base. Reservei.

Recheio/ cobertura
  1. Num tachinho coloquei o leite de amêndoa, o amido de milho, o cacau e o adoçante. Misturei bem com um batedor de varas manual e levei ao lume, medio e mexendo com frequência, até ferver 2 minutos. Adicionei o chocolate (ele derrete de imediato), mexi bem e deixei ferver mais 1 minuto. Retirei do lume e deixei arrefecer alguns minutos.
  2. Piquei a avelã em pequenos pedaços no processador de alimentos.
  3. Verti 3/4 do creme de chocolate em cima da base, espalhei a avelã picada e, cuidadosamente, espalhei o restante creme (nota: nesta parte temos de ser um pouco mais rápidos, pois o creme vai começar a enrijecer e tornar-se mais difícil de espalhar).
  4. Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
  5.  Desformei** e servi decorado com os meus ferreros saudáveis que são muito fáceis de fazer e económicos.
Nota**: Se quiserem podem colocar 1 hora no congelador antes de desformar, ajuda a "puxar" o papel vegetal mais facilmente e o resultado é mais perfeito.



Tão simples, tão bom!








3 Comentários

  1. Obviamente que esta é MAIS UMA receita para passar e fazer :) Bjinhos e votos duma Páscoa Docinha (não duvido, com tantas coisas boas e saborosas q publicas :P!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      É mesmo muito bom. E acabei de fazer outro. O meu pai vem para cá para ir passar a Páscoa connosco e os miúdos escolheram esta sobremesa para amanhã que ainda estaremos por cá. Estão fãs, já nem se lembram do Snickers, ahah.
      Muito obrigada!!! Igualmente para a senhora e para os seus, tudo de bom para esta Pascoa!!!

      Eliminar
  2. Fiz hoje a sua receita deve ficar uma delícia, vou aguardar até amanhã para comprovar.
    Gosto muito de suas receitas, pena que não posso fazer todas pois saem um bocado caras e também não tenho processador e fica mais difícil, fiz no liquidificador e para o fim tive de passar a varinha para acabar de misturar.
    Desejo muitas felicidades,são muito boas suas receitas para quem não come açúcar.

    ResponderEliminar