Cheesecake de chocolate fit (saudável; proteico; sem glúten)


É uma das sobremesas favoritas cá de casa, seja no formado assado no forno, como este, seja no formato semifrio, sem ir ao forno.

Sem duvida que a que mais faço é o semifrio, desta vez perguntei ao meu filho J. Pedro qual era a versão que lhe estava a apetecer. Ele disse-me que ainda estávamos em época de cheesecake de forno e acabou por ser a opinião dele que prevaleceu.


A verdade é que nenhuma destas receitas que mais faço está no blogue. Há outras, que partilharei lá em baixo, mas as mais concorridas aqui em casa não estão. O caso do cheesecake em formato semifrio tem duas razões logicas para não estar, a primeira é estar muitas vezes nas festas cá em casa. Aniversários, visitas de familiares ou amigos, faço muitas vezes nessas situações o que diminui a vontade de fazer para publicar; a segunda razão tem que ver com o facto de ter apresentado essa receita num workshop e não achar de bom tom publica-la antes de passar pelo menos 1 ano. Esta ultima razão está prestes a deixar de existir, logo que seja possível eu prometo que faço para mostrar a todos s seguidores.




Esta versão de cheesecake de chocolate no forno foi feita com requeijão. Porquê o requeijão? O queijo creme não é igualmente saudável?
Sim, é, e eu uso muitas vezes. O requeijão é apenas mais "fit". É produzido a partir do soro do leite de vaca que resulta da produção de queijo. Isto quer dizer que alberga nele toda a proteína e cálcio que daí advém, a conhecida por "whey protein". Enquanto o queijo é feito com o leite completo, o requeijão é feito com apenas o soro do leite, e isto implica mais proteina e menos godura.
O que usei nesta receita é especialmente proteico e pouco calorico, tendo apenas 100kcal por cada 100g, muito pouco portanto. 

Para completar a parte láctea dos cheesecakes habitualmente usa-se natas. Eu tenho trocado por queijo quark ou iogurte grego magro. Confesso que muito mais vezes o quark que o iogurte, apenas por questões de ser um produto que tenho sempre em casa em grande quantidade.




A base deste cheesecake foi feita á base de flocos de aveia e banana. Obviamente, e mais uma vez, para que seja uma sobremesa bem fit e ótima para quem treina ou está de dieta. Podem trocar a banana por ovo, não há qualquer problema. 

Também como é habitual, nesta sobremesa fiz uma mistura de ingredientes adoçantes. Como sabem o xilitol ou a stevia, ingredientes adoçantes sem calorias, nem sempre dão bom sabor ás sobremesas. Eu e a minha filha Camila já estamos habituadas e nem notamos, mas o meu marido e o meu filho mais velho reclamam imenso. Para mim a solução é colocar uma pequena percentagem de ingrediente adoçante mais comum, açucar de coco ou mascavado e uma maior percentagem de xilitol.




Um pormenor importante nesta receita e que a diferencia das outras é que, apesar de ser um cheesecake de chocolate, só a cobertura é feita com ele. Todo o restante bolo é feito com cacau em pó puro. Isto é muito importante sob o ponto de vista calórico.
A própria cobertura pode dispensar o chocolate em tablete, basta escolherem uma de, por exemplo, abacate ou até batata doce. Na descrição da receita colocarei receitas alternativas para esta situação.




Em receitas que precisam chocolate para fundir tenho escolhido um de 70% cacau e sem açúcar. Tenho comprado na cadeia de supermercados Mercadona, é mais económico que os que comprava antes nos supermercados "portugueses". 
Tem-se revelado excelente nas minhas receitas  e até vos posso dizer que, desde que o descobri passei a fazer mais receitas com chocolate do que fazia antes.


 

O que vão saborear quando fizerem este cheesecake? Imaginem uma base de bolacha que em cima tem uma espécie de bolo com textura super macia, como se de uma mousse firme se trata-se. É um bolo, sim, é , mas desmancha-se na boca.

Outras receitas idênticas que poderão gostar:
Cheesecake de chocolate no forno com framboesas (saudável; "fit"; proteico; feito com queijo quark/iogurte grego) 

Cheesecake de chocolate gelado (saudável; "fit"; sem açúcar; sem chocolate tablete; feito com queijo quark) 

Bolo semifrio Snickers (fit; proteico; vegan; saudável; sem glúten; sem congelador) Healthy vegan Snickers Cake (glúten free) 

Cheesecake Snickers (saudável; fit; sem glúten)

Bolo de chocolate sem farinha e sem açúcar com cobertura de mousse de abacate (lowcarb; paleo; fit; proteico; sem glúten; lowfat) 

"Cheesecake" de baunilha vegan (saudável; fit; sem glúten; sem açúcar; sem forno) 

Tarte de chocolate e coco ( saudável; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo; opção vegan)

Bolo (mousse) de chocolate com 3 ingredientes (sem farinha; sem manteiga nem óleo; saudável; paleo) 

Bolo mousse de chocolate (saudável; vegan; fit; sem nenhum tipo de açucar) 

Bolo de chocolate sem farinha, sem açúcar nem manteiga (saudável; proteico; lowcarb) 

Vão precisar de:
Base de bolacha
  • 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 chávena de miolo de nozes (ou mais flocos de aveia)
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade açúcar de coco e metade xilitol)
  • 1 banana (ou 1 ovo + água q.b.)
Recheio
  • requeijões natural rico em proteína (340g peso total)
  • 4 ovos
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 1 colher de sopa de café/ descafeinado instantâneo (opcional)
  • 20g de amido de milho (ou polvilho doce)
  • 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol e agave)
  • 250g de queijo quark Santiago (ou iogurte natural)
Cobertura
  • 120ml de leite
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau sem açúcar

Sugestões de cobertura sem usar chocolate em tablet:
Cobertura de abacate com tâmaras 
Cobertura de abacate com adoçante
Cobertura de batata doce


Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base de bolacha
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Coloquei os flocos de aveia, o miolo de noz, o cacau e o ingrediente adoçante no processador de alimentos. Triturei até estar em farinha. Adicionei a banana e voltei a triturar até fazer uma bola de massa.
  3. Passei a bola de massa para forma e ajustei ao fundo para fazer a base. 
  4. Levei ao forno 10minutos. Deixei arrefecer.

Recheio
  1. Passei o forno para os 160ºC. 
  2. Numa tigela coloquei todos os ingredientes. á exceção do iogurte. Triturei com a varinha magica até estar num creme fluido.
  3. Adicionei o iogurte e envolvi bem.


Montagem e confeção
  1. Com uma faca cortei uma aurela de cerca de 1cm da base, diminuindo desta forma o seu diâmetro. Reservei a "bolacha" retirada para esfarelar na decoração.
  2. Forrei a parte exterior da forma com folha de alumínio de forma não entrar nela qualquer água.
  3. Verti o creme de cacau por cima da base cortada.
  4. Pus água quente num tabuleiro até cerca de 1, 5cm. Coloquei a forma forrada lá dentro e levei ao forno a assar neste banho maria por 1 hora. Desliguei o forno e deixei o cheesecake lá dentro por mais uma hora com a porta entreaberta. 



Cobertura
  1. Pus o leite no micro-ondas 1 minuto de forma a ficar bem quente, muito perto de entrar em fervura.
  2. Adicionei o chocolate partido ao leite quente, tapei e reservei, sem mexer, por 5 minutos. Passado esse tempo misturei bem com um batedor de varas manual até estar num creme fluido. Deixei arrefecer um pouco até estar na temperatura ambiente.
  3. Passei o bolo para o prato de servir mantendo a mola da forma. Verti o recheio de chocolate sobre o cheesecake enformado com a mola.
  4. Esfarelei a aurela de base de bolacha reservada pelos lado e reservei no frigorifico durante a noite.
  5. No momento de servir retirei a mola.

 





Tão bom…









0 Comentários