De volta ás barritas! À já algum tempo que não fazia barritas. Não me perguntem porquê, mas tenho mais tendência a fazer barritas no verão que no inverno. Talvez até tenha uma justificação lógica, no inverno "cai" melhor os bolos ao estilo "pão de banana americano" e muffins ao lanche do que no verão, nos dias mais quentes.
Estas foram feitas pela minha filha Camila, comigo ao lado. Enquanto eu fiz uma fabulosa mousse de framboesa para a sobremesa dos primeiros dias desta semana, ela tratou de fazer as barritas. São facílimas de fazer, eu apenas lhe fui dando algumas indicações de quantidades e texturas a obter.
De acordo com aquilo que sempre fiz, estas barritas são um pedaço de "pecado saudável". Antes de mais, muita atenção, são calóricas! Quase todas as barritas são calóricas e estas não são exceção.
Feitas à base de frutos secos oleaginosos e frutas desidratadas, cada barrita destas é uma fonte poderosa de boa energia.
As quantidades de usei foram cuidadosamente pensadas (leia-se "pesadas") para manter um equilíbrio saudável entre os diferentes nutrientes: gorduras boas vindas das oleaginosas, fibras, muitas fibras vindas um pouco de todos os ingredientes, açucares complexos e naturais, proteína vinda essencialmente da aveia e das frutas oleaginosas como a amêndoa.
Um miminho no final, também ele pensado (pesado) ao pormenor. O chocolate da cobertura será de cerca de 10g por barrita. Isso mesmo, 10g de chocolate preto com 74% cacau, quantidade excelente para nos mimar sem nos estragar.
Como já disse, estas barritas não são muito diferentes do que já existe aqui no blogue e vou deixar-vos alguns links para que possam visitar outras receitas, outros sabores.
Barritas de alfarroba e coco (saudáveis; nutritivas; sem açúcar, farinha nem gordura)
Barritas de frutos secos (vegan; sem açúcar, farinha ou aveia)
Barritas de figo, alfarroba e amêndoa
Barritas (snacks) de tâmaras e coco
Barritas de arroz tufado (integral, sem açúcar e sem glúten)
"Snickers" (versão saudável; sem açúcar; vegan)
Chocolate snack "Mars" (vegan; sem açúcar; sem glúten)
Barritas de cerejas frescas e aveia (sem açúcar, óleo ou manteiga)
Barritas de aveia e abóbora
"Mini-snacks" energéticos (para o pequeno almoço ou para o pré-treino; feitos em poucos minutos)Barritas veganas de "leite condensado" de banana
Barritas de aveia e coco
Barritas energéticas de aveia com maça (de inspiração vegan, sem açúcar, manteiga, farinha)
Vão precisar de:
(serve 6 a 8 barritas)
- 150g de frutos secos oleaginosos variados (usei noz, amêndoa, caju e avelã; podem usar o que mais gostarem)
- 160g de mistura de tâmaras secas e passas (podem usar só 1 dos frutos)
- 5 colheres de sopa de farinha de aveia (flocos de aveia triturados em farinha/ sem glúten se necessário)
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 60 a 80g* de chocolate preto (usei 74% cacau)
- 3 a 4 colheres de sopa de café tipo bica ou água
- 50g de mistura de frutos secos (usei noz, avelã, amêndoa, caju, lascas de coco, arandos, cramberry)
*Esta quantidade deve ser ajustada ao recipiente que usarem para fazer as vossas barritas. Se o recipiente render 6 barritas, usem 60g de chocolate; se o recipiente render 8 barritas, logo mais finas, usem 80g de chocolate.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Hidratei as tâmaras em água quente por 10 minutos. Escorri bem e parti-as em pequenos pedaços.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de forrar a forma, já que usei uma de silicone; se usarem uma regular, forrem com papel vegetal. As formas ideais são as retangulares estilo bolo inglês.
- Coloquei os frutos secos oleaginosos no processador de alimentos e triturei até estar em farinha mole, já no ponto de largar alguma gordura (começa a colar ás paredes do processador).
- Juntei as tâmaras partidas, as passas, o bicarbonato, o sal e voltei a triturar até obter uma espécie de crumble que, apesar de solto, fica agregado ao apertar.
- Passei a massa obtida para uma forma de silicone retangular do género bolo inglês e pressionei no fundo.
- Levei ao forno 15 minutos.
- Nesse tempo derreti o chocolate em banho maria. Fiz uma chávena de café e, quando o chocolate já estava cremoso, juntei-lhe o café, uma colher de sopa de cada vez, misturando até estar bem cremoso.
- Verti o chocolate sobre a base, espalhei frutos secos partidos por cima e reservei no frigorifico 2 horas antes de partir.
Bons lanches!
2 Comentários
Que bela receita, hei de fazer! E tb vou espreitar as outras, pois este verão quero fazer os snacks tds q eu puder ;) Obrigada :) Bjinhos!
ResponderEliminarBoa noite!
ResponderEliminarNo Verão também faço mais que no inverno. No Inverno é mais bolos que este tipo de coisas.
Também faço para levar para a praia. Agora que os filhotes são crescidos, umas coisinhas destas são suficientes para passar toda a tarde.
Beijinhos!!! ❤️❤️❤️❤️