Barritas de figo, alfarroba e amêndoa




Ontem tive um daqueles dias para esquecer! Sabem quais são? Aqueles em que nos arrependemos de ter saído da cama...Logo eu que gosto tanto de dormir...
Trabalho, trânsito, a filhota ainda com os horários do Colégio incertos, uma publicação na página de facebook que entrou sem o link e eu dentro do carro sem puder resolver e o pior de tudo, um grande cansaço nos olhos causado certamente por muito tempo em frente ao computador e telemóvel.
Era dia de fazer barritas, já tinham terminado as ultimas de coco e tâmaras (podem ver a receita carregando aqui.) e tínhamos levado potes com "overnight" de aveia para o lanche. Não é que seja mau, mas prefiro esse lanche no inverno. Nesta altura do ano, os potes não me sabem tão bem.
Depois de fazer o jantar apetecia-me mais descansar do que ir para a cozinha e foi o que fiz: descansei um bocadinho enquanto a sopa cozinhou. Não sei se sou só eu, mas quando a cabeça está cheia de assuntos para tratar, sentar-me é o pior que posso fazer. Não descanso, canso-me é ainda mais! Posto isto, no fim de jantar fui para a cozinha, para a minha terapia.
Tinha uma receita de barritas apontada para experimentar, mas não era dia para isso, era dia para fazer uma receita minha, sem estar a olhar para papeis, trocar ingredientes, etc. E pronto, saíram estas fantásticas barritas.
Nós cá em casa preferimos este formato mais mole, pequeno e energético. São suculentas, uma pequena dose de bons nutrientes, essências para repor energias a meio da manhã ou da tarde.

Vão precisar de:
  • 1 caneca de flocos de aveia (usei metade de flocos grossos e outra metade de flocos finos mas podem usar o que quiserem)
  • 200g de figos secos
  • 2 mãos cheias de amêndoas (opcional; podem não colocar ou optar por outro fruto seco)
  • 3 colheres de sopa de farinha de alfarroba
Para a decoração:
  • 2 colheres de sopa de manteiga de coco (faço em casa e podem ver a receita aqui)
  • 1 colher de café de mel
  • leite q.b.
ou
  • 2 quadrados de chocolate preto

Confeção:
Comecei por triturar os flocos de aveia no processador de alimentos até estarem numa farinha grossa. Retirei e coloquei os figos. Os meus estavam bastante moles e não os pus a demolhar antes. Triturei, acrescentei 100ml de água e voltei a triturar.
(Se os vossos estiverem muito secos, ponham a demolhar 10 minutos em 100ml de água quente que depois é aproveitada para triturar. )

Juntei as amêndoas ao puré de figo e voltei a pulsar para que as amêndoas fiquem em pedacinhos. Não devem ficar demasiado grandes para evitar dificuldades quando vamos partir as barritas.


Acrescentei a farinha de alfarroba e os flocos triturados. Voltei a pulsar para envolver tudo. Aqui pode ser necessário mais um pouco de água, se a massa formada estiver mesmo parada no processador. Quando já está a fazer uma bola gigante que se agarra ao processador, está pronto.
Tudo isto pode ser feito fora do processador, amassando bem os ingredientes já triturados.





Passei para uma folha de papel vegetal, dei o formato de retângulo e reservei no frigorifico até hoje de manhã.




Parti em barritas e decorei com um "glacê" de coco. Pus a manteiga de coco a amolecer no micro-ondas, retirei e juntei o mel. Misturei bem e fui juntando leite, uma colher de chá de cada vez, até estar cremoso. Espalhei pelas barritas.



Só fiz para 4 com esta decoração e as restantes decorei com chocolate derretido. A razão é simples, sendo o glacê feito com leite, estraga-se com mais facilidade, logo, optei por fazer apenas para as que vamos consumir nos próximos 2 dias.
 Se não fizer a decoração, não há problema nenhum! São deliciosas assim...




0 Comentários