Barritas de cerejas frescas e aveia (sem açúcar, óleo ou manteiga)



Muito fáceis e rápidas de fazer, para o pequeno almoço, lanche ou sobremesa, estas são as minhas barras de eleição para esta estação.
Eu não costumo ter muita fome logo de manha e muitas das vezes só me apetecem líquidos. Lá mais para as 10 horas é que tenho (muito!...) apetite. Daí fazer os "overnight" de aveia e/ou chia nos frascos para levar para fora de casa. Quando o tempo começa a aquecer é mais difícil, porque facilmente os frascos aquecem e as frutas ficam "estranhas". É por este motivo que aposto mais nas barritas ou "bolo" de aveia nesta época do ano que no inverno.
Estas barras ou "quadrados" de aveia foram feitas com as rainhas da primavera: as cerejas! Eu adoro cerejas e acho que não há ninguém que não goste. Infelizmente já não tenho nenhuma cerejeira, mas assim que chegam ás frutarias aqui da vila, eu faço questão de ir comprando um pouco de cada vez.
As cerejas são uma fruta excelente, são ricas em fibras, antioxidantes, minerais, têm poucas calorias, ficam muito bem nas sobremesas, seja frescas, seja cozinhadas no forno.

Vão precisar de:
  • 1 caneca de puré de maça*
  • 3 ovos
  • 1/3 de caneca de mel ou adoçante em pó ou açúcar mascavado
  • 1 e 1/2 colher de chá de canela ou cacau em pó
  • 3 e 1/2 caneca de flocos de aveia
  • leite (caso a vossa massa esteja muito densa)
  • 200g de cerejas (ou framboesas ou mirtilos)
  • 3 morangos (apenas para decoração)

*para fazer o puré de maça usei 2 maças médias e sumo de meio limão. Descasquei e cortei as maças em pedaços, coloquei num tachinho com o sumo de limão e levei a lume (brando) por uns 10 minutos. Esmaguei com um garfo e está pronto. Se as vossas maças não renderem 1 caneca de puré, acrescentem um pouco de leite no fim.
* o puré de maça pode ser trocado por banana esmagada. Se usarem a banana é mais provável que precisem de colocar um pouco de leite no fim.

Confeção:
Fiz o puré de maça na minha hora de almoço, por isso já o tinha pronto. Será por ele que devem começar.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei uma pequena assadeira com manteiga.
Numa tigela bati o puré de maça com os ovos. Juntei o mel, o cacau e os flocos de aveia. Misturei tudo.


Parti as cerejas ao meio, não só para as descaroçar, mas também para libertarem mais sumo e sabor durante a assadura.
Misturei-as na massa e guardei algumas para a decoração.
Verti a massa para a assadeira, alisei e decorei com as cerejas reservadas e os morangos cortados.
Levei ao forno por 40 minutos na zona mais baixa do forno.


Deliciosas a qualquer hora...