Chocolate snack "Mars" (vegan; sem açúcar; sem glúten)



Este é sem duvida o meu chocolate de bolso preferido! A par dele só mesmo o "toffe crispy", mas ainda assim não me dá o mesmo prazer a comer.
São muitas as recordações boas que tenho deste chocolate. Lembro-me de quando estava na faculdade em Coimbra comer com muita frequência, era um excelente "mata fome". Na altura não me preocupava com dietas. Quem é que precisa de se preocupar com dietas depois de subir o "quebra costas" da linda cidade de Coimbra? Ou ir á baixa e depois subir a pé até á Cruz de Celas onde vivia?
A verdade é que nessa altura ninguém pensava muito nessas coisas. Não é que não houvesse gordos e magros como agora, mas eu, como era magrinha e tinha bons hábitos alimentares de casa, não era a dieta, muito menos os chocolates que me tiravam o sono...Era mesmo as aulas e as frequências...
Ontem foi dia de concretizar o que já andava "magicado" desde que fiz os Snickers. É claro que fui á net ver algumas receitas, e também pesquisei receitas saudáveis. Como é habitual ficam as ideias para depois concretizar a minha própria receita. É o que acontece quando quero fazer algo já tão conhecido, emblemático e apreciado.
Fica aqui a receita e de outros chocolates de bolso, os mais "queridos" por todos nós, e que eu já fiz a minha receita, sempre versões saudáveis e deliciosas.
Bounty-saudavel-sem-acucar-vegan
Snickers-versao-saudavel-sem-acucar
Snack-de-chocolate-toffe-crisp-versao saudável
Barritas-de-arroz-tufado-integral-sem açucar


Para 6 chocolates vão precisar de:
Base
  • 1 caneca de flocos de aveia triturados em farinha (sem glúten se for necessário)
  • 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa ou amêndoa moída (opcional; podem não colocar nada ou mais uma colher de sopa de flocos de aveia)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 4 colheres de sopa de mel ou agave (ou 2 colheres de sopa de mel e 2 de adoçante em pó ou ainda 4 colheres de sopa de açucar mascavado ou de coco)
  • 1/2 caneca de manteiga de amêndoa amolecida (ou manteiga de amendoim ou de caju ou de noz)
  • 2 colheres de sopa de leite (o que preferirem)
Recheio /caramelo
  • 12 tâmaras (cerca de meia caneca) hidratadas em 100 ml de água quente
  • 4 colheres de sopa de leite de coco sólido (infelizmente o meu não estava bem sólido; podem substituir por natas solidas)
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 pitada de sal
Cobertura de chocolate
  • 70g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 2 colheres de sopa de azeite
Nota: Se não quiserem fazer este caramelo mais completo, podem apenas triturar as tâmaras com a 50ml de água. Terão que fazer mais quantidade de tâmaras, entre 18 a 20 e colocar 1 colherinha de canela.
Confeção:
Comecei por fazer o caramelo. Convém estar pelo menos 1 hora no frigorifico ou meia congelador.
Pus as tâmaras a demolhar por 10 minutos. Rejeitei a água de demolhar (guardo para as papas de aveia ou para os "overnight") e triturei com os restantes ingredientes. Passei para um frasco e reservei no frigorifico.


Triturei os flocos de aveia e passei para uma tigela. Juntei a farinha de amêndoa, o cacau, o agave e a manteiga amolecida no microondas por 1 minuto e amassei bem até ter uma pasta. Para lhe dar mais suculência depois de fria, juntei 2 colheres de sopa de leite. Formei uma bola e coloquei em papel vegetal para facilmente fazer um retângulo.



Espalhei o caramelo de tâmaras por cima, numa camada generosa, e levei ao frigorifico meia hora. Parti em 6 tiras e levei ao congelador por meia hora.
 Nota: É importante estar ligeiramente firme e bem frio para mais facilmente se espalhar o chocolate derretido, mas não pode estar completamente congelado para não largar água ao descongelar e estragar tudo. No máximo deixem 45 minutos.

Pus o chocolate partido a derreter em banho maria. Quando já estava cremoso, juntei o azeite.
Retirei as barras de chocolate do congelador e espalhei o chocolate, com a ajuda da parte de trás duma colher de café, primeiro por cima e de forma a tapar de imediato o caramelo. Como está muito frio, o chocolate endurece quase de imediato. Se não tiverem muita experiência a fazer este passo, tirem uma tira de cada vez do congelador.
Com o caramelo de todas as barras coberto por cima, espalhei mais chocolate pelos lados. A base tem uma camada muito fina e colocada só no fim.









Estou em condições de dizer que estão irresistíveis...Comi um inteiro quando era suposto ter comido só metade...







0 Comentários