"Snickers" (versão saudável; sem açúcar; vegan)

(foto da versão com farinha de amêndoa)


(foto da versão sem farinha de amêndoa)

Tenho cá em casa um verdadeiro fã de Snickers, o meu filho J. Pedro! Para começar adora amendoins, e juntar amendoins a chocolate é ouro sobre azul para ele.
Já há algum tempo que andava para experimentar fazer em casa. Digamos que andava a "magicar" como o fazer. Ontem pus mãos há obra. Confesso que não pensei em publicar, não medi quantidades nem fotografei, pensando que não iria ficar nada parecido com o original, ainda assim, seria uma experiência para uma possível tarte com aquele sabor.
Mas não foi isso que aconteceu! Ficou simplesmente fantástico, soube a pouco porque só fiz dois e todos quisemos provar. Resolvi partilhar uma foto na pagina de facebook, apesar da hora tardia, para ver a reação das pessoas e não podia ter sido melhor.


Aqui estou hoje para vos dar a receita, com uma segunda alternativa que experimentei nos de hoje.
É importante perceber que, apesar de serem feitos com ingredientes saudáveis e nutritivos, são calóricos, pelo que recomendo que os façam pequenos. Lembrem-se que, se uma colher de sopa de manteiga de amendoim tem 94 calorias, 2 tem o dobro. Isto é naturalmente igual para todos os outros ingredientes. Um Snickers mais pequeno põe-nos satisfeitos e não vai estragar a dieta; um grande passa a ser gulodice que prejudica a nossa saúde.


Para 4 Snickers vão precisar de:
  • 4 a 5 colheres de sopa de puré de tâmara - 6 a 7 tâmaras demolhadas e trituradas (ver a receita aqui)
  • 1/2 caneca de flocos de aveia finos triturados em farinha
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó 
  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoa ou de amendoim moído (é opcional- ver nota)
  • 2 mãos cheias de amendoins ao natural sem casca
  • 3 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim 
  • 2 colheres de chá de agave ou mel
  • 5 quadrados de chocolate preto - 80 a 100g (usei 70% cacau)
Nota: Na 1ª vez que fiz coloquei cerca de 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa (amêndoa moída finamente). Na repetição de hoje resolvi não usar para não limitar a receita a quem não tenha ou não goste. A massa ficou ótima só com os 3 primeiros ingredientes. Para fazer mais um teste e vos dar mais uma opção, triturei alguns amendoins e coloquei na massa. Também ficou bom, mas acho prescindível.
Confeção:
Comecei por triturar a aveia de forma a formar uma farinha.



Já tinha o puré de tâmaras feito e passei para uma tigela. Acrescentei a aveia moída e amassei. Juntei o cacau é fiz uma bola. Agora podem juntar (ou não) a farinha de amêndoa ou o amendoim picadinho.




Estiquei a massa em cima de papel vegetal, dei o formato de quadrado e reservei no frigorifico alguns minutos. Retirei, cortei em retângulos e dispus os amendoins por cima. Reservei novamente no frigorifico.
 
Numa tigela coloquei a manteiga de amendoim cremosa. Juntei o mel e espalhei a mistura sobre as barras com a ajuda duma faca e tapando os amendoins.
(Se estiverem com pressa podem fazer este passo seguido do de cima)
Reservei no frigorífico por 2 horas.








Derreti o chocolate no microondas por cerca de 1 minuto parando a cada 20 segundos (importante para que o chocolate nunca ferva), e espalhei por cima de cada barrita até tapar a parte que tem manteiga de amendoim. Ao contrário de quando coloquei a manteiga de amendoim, que dividi a quantidade e só depois espalhei, aqui coloquei o chocolate e espalhei-o logo, ou seja, uma a uma as barritas ficaram terminadas. É importante porque o chocolate quente e derretido assim que entra em contacto com a barrita fria enrijece.






Foi novamente ao frigorifico para endurecer.

 Estas fotos são acabados de sair do frigórifico
Deliciosos e saudaveis a qualquer hora do dia!


2 Comentários

  1. As 4 a 5 colheres de sopa de puré tâmaras equivale a mais ou menos quantas tâmaras? Obg
    Débora Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinte tâmaras (200g) dá entre 12 a 13 colheres de sopa. Cinco colheres de sopa de puré de tâmara serão á volta de 8 tâmaras.

      Eliminar