Panquecas de requeijão saudáveis (sem glúten; lowcarb; proteicas; fit)



É a minha mais recente receita de panquecas e já não queremos outras cá em casa.
São fofas, suculentas, um sabor a panqueca à antiga, como se tivesse ido na maquina do tempo aos anos 20 comer uma deliciosa panqueca.
Muitos pensam que as panquecas tiveram origem nos Estados Unidos. Não é verdade, elas tiveram origem na Europa. Foram os franceses que assumiram a autoria da receita, embora se saiba que já muito e muitos anos antes se comiam panquecas por toda a Europa do norte.
 A panqueca francesa não é bem igual à americana e nós conhecemo-la por crepe, no entanto, o principio é o mesmo, apenas a panqueca americana é mais fofa e espessa. Enquanto a panqueca francesa é enrolada ou dobrada, as americanas são "pilhas" de pequenas rodelas.


Esta minha receita tem muito sabor à receita tradicional por conta do requeijão de que é feita. É que antigamente não havia leite pasteurizado, era com leite gordo e fresco que se faziam as panquecas. Ora, este fator faz mudar muito o sabor em relação ás atuais. O uso de requeijão trouxe esse sabor de volta.

Para que esta seja uma receita bem ao meu jeito, para que seja uma receita adaptada a quem está de dieta, eu escolhi o requeijão natural rico em proteína da Saloio. Sem duvida um produto excelente para quem está de dieta, para quem pratica desporto ou para quem como eu procura uma vida saudável e uma alimentação equilibrada.


Fiz as minhas panquecas com farinha de amêndoa, podem fazer com farinha de aveia ou espelta.

 Eu gosto de adoçar a massa das minhas panquecas, mais para agradar ao marido que a mim própria, mas, já sabem, é opcional.


Esta "torre" de panquecas que vêm nas fotos foi para mim e para o meu marido. O J. Pedro já é habitual não estar por cá, mas a Camila ainda está em casa, por pouco tempo, é certo, já que estamos a poucos meses de Setembro, altura em que também ela vai para a universidade, mas tinha ido a uma festa, pelo que eu e o meu marido estávamos sozinhos. Sem sobremesa feita, e com muita vontade de me distrair e mergulhar nas receitas, fiz estas deliciosas panquecas.



Vão precisar de:
  • 1 requeijão natural rico em proteína da Saloio (170g)
  • 3 ovos
  • 6 colheres de sopa de farinha de amêndoa*
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (opcional; usei stevia com erythritol)
* Podem trocar por farinha de aveia ou espelta integral.

Confeção:
  1. Coloquei todos os ingredientes num copo alto e triturei com a varinha magica até estarem bem combinados e a mistura estar homogénea e cremosa.
  2. Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada com 1 colher de chá de  manteiga de coco. Quando quente, "fritei" cerca de 100ml de massa até estar dourada, virando quando a parte virada para mim apresenta pequenas "bolinhas".
  3. Servi com molho de chocolate (40g de chocolate derretido e misturado com um pouco de café quente) e frutos vermelhos.


Tão simples, tão bom!


0 Comentários