Hoje é dia de felicitar os alunos que fazem parte da equipa das escoliadas do Colégio de Albergaria, a que a minha filha Camila pertence, e que passaram este fim de semana á final do concurso com todo o mérito. Estiveram todos fantásticos, um excelente trabalho de alunos e professores que colaboraram.
O fim de semana foi atribulado e muito ocupado, pelo que não sobrou grande tempo para preparar os lanches da semana. Vale-me ela ser mais curta, de resto havia de haver feriado á quarta feira todas as semanas😉😊
Estas são barritas básicas, muito simples e rápidas de fazer, com ingredientes igualmente simples, mas nutritivos.
Vamos á receitinha?
Para 6 barritas vão precisar de:
(medida da caneca é de 250ml)
- 100g de tâmaras secas descaroçadas (1/2 caneca ou 125ml no vosso copo medidor)*
- 1 banana média madura
- meia caneca de flocos de aveia
- 1/3 de caneca (80ml no copo medidor) de farinha de alfarroba (ou cacau em pó)
- 1/3 de caneca (80ml no copo medidor) de coco ralado
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de farelo (trigo ou aveia) (opcional)
- 2 mãos cheias de nozes picadas grosseiramente (opcional; podem colocar os frutos secos que quiserem ou cenoura ralada, por exemplo)
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Tirei o caroço ás tâmaras e cortei-as em pedaços para evitar que se enrolem nas laminas do triturador (cada tâmara em 3 ou 4 pedaços). Coloquei num copo alto com a banana partida ás rodelas. Triturei até ter um creme. Fiz com a varinha mágica, podem fazer no processador de alimentos.
Passei para uma tigela e juntei os restantes ingredientes. Misturei bem até ter uma massa compacta que faz uma bola mole.
Passei a massa para uma forma de silicone retangular de 22 por 9,5 cm e pressionei para alisar. Podem apenas moldar em retângulo desta medida em cima de papel vegetal.
Levei ao forno cerca de 18 minutos.
Retirei e deixei arrefecer. Dividi em 6 retângulos e decorei com 20g de chocolate preto derretido.
Nota: Estas barritas não são estaladiças. Podem ser consumidas cruas, sem ir ao forno. Para isso basta reservar 2 horas no frigorifico.
0 Comentários