Barritas (snacks) de tâmaras e coco




Fazer barritas cá em casa é uma rotina, no entanto, faço mais em determinadas alturas do ano. Esta é uma delas e não tem só a ver com o regresso ás aulas, mas sim por as temperaturas ainda estarem altas para levarmos os potes com os "overnight" de aveia e fruta. As barritas tornam-se mais praticas e seguras para estar algumas horas á temperatura ambiente.
Não tenho publicado muito, apesar de até de férias as ter feito, porque não tenho tempo para publicar tudo e porque nem sempre meço as quantidades que ponho. A verdade é que, com a experiência, vou colocando ingredientes no processador ou tigela e envolvendo até ter a massa que pretendo. Ontem mesmo fiz outras em formato de bola para mim que prefiro.
Se carregarem aqui também poderão ver outras receitas que mesmo não estando em formato de barra, podem ser assim feitas.
Estas de tâmaras e coco são umas das preferidas da minha filha Camila. São muito parecidas com umas que há a vender na zona bio/saudável dos supermercados. São barras pequenas e energéticas, mais moles que as de receita tradicional e a dose certa de energia para o meio da manhã ou lanche da tarde. Em relação ás de compra têm as vantagens obvias: não têm conservantes e ficam muito mais baratas!
Vão precisar de:
  • 1 caneca de tâmaras descaroçadas (são cerca de 18)
  • 1 caneca de flocos de aveia
  • 1/2 caneca de coco ralado
  • 1 colher de café de gengibre em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de canela
  • 2 quadrados de chocolate preto (usei 70% cacau) para a cobertura
Confeção:
Coloquei as tâmaras no processador de alimentos com 100ml de água. Triturei até ter um puré. Acrescentei a aveia e voltei a triturar. Juntei o coco e as especiarias. Pulsei até formar uma bola grande no processador (caso não esteja a formar, é só colocar mais um bocadinho de aveia ou coco; vai depender sempre das próprias tâmaras, se são mais ou menos suculentas).





Passei a massa para papel vegetal e dei a forma de retângulo. Reservei cerca de 15 minutos no frigorifico.


Retirei e cortei em barritas. Derreti o chocolate no microondas por 40 segundos, parando a meio para mexer (o cuidado que se deve ter ao derreter chocolate no microondas é nunca o deixar ferver, logo, é necessário parando).
Espalhei o chocolate derretido em fio pelas barritas e reservei no frigorifico.


 Energia em retângulo!


0 Comentários