Barritas de frutos secos (vegan; sem açúcar, farinha ou aveia)




Depois de duas semanas sem fazer barritas para os lanches, eis que hoje fiz umas das minhas preferidas, no formato mais mole e com um leve sabor a laranja e alfarroba.
Hoje foi com alfarroba, já fiz com cacau, já fiz com menos variedade de frutos secos, enfim, são daquelas que é só ir pondo o que tenho em casa para o processador de alimentos até ter a consistência certa.
Nas duas semanas que se passaram, optei por "muffins" para colocar nas lancheiras. É necessário ir variando e estes pequenos bolinhos são maravilhoso para os lanches, por serem pouco doces e ficarem lindamente ao lado duma peça de fruta.
As receitas dos Muffins que fiz nas ultimas duas semanas:
Muffins-de-cafe-e-banana-vegan
Muffins-de-chocolate-curgete-e-abacate
Muffins-de-chocolate-noz

Este é o formato de barritas que mais gosto. São muito parecidas com umas que há a vender na zona bio/saudável dos supermercados. São barras pequenas e energéticas, mais moles que as de receita tradicional e a dose certa de energia para o meio da manhã ou lanche da tarde. Em relação ás de compra têm as vantagens obvias: não têm conservantes e ficam muito mais baratas!
Outras receitas muito parecidas que vos podem interessar:
Barritas (snacks) de tamaras e coco
Barritas-de-figo-alfarroba-e-amêndoa

Para 12 vão precisar de:
  • 10 tâmaras descaroçadas (cerca de 100g)
  • 1/2 caneca de uvas passas (podem ser mais tâmaras ou figos secos)
  • 1 caneca de mistura frutos secos oleosos: nozes, amêndoas e cajus (podem usar a proporção que quiserem ou usar apenas 1 dos frutos, desde que completem 1 caneca)
  • 1 caneca de coco ralado
  • sumo de 1 laranja (pode usar 1/4 de caneca de água, ou demolhar as tâmaras e usar essa água, ou chá ou café que fica lindamente)
  • 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba ou cacau ou canela
Decoração:
  • 30g de chocolate preto, amêndoa picada e coco ralado
Confeção:
Não demolhei as tâmaras mas podem faze-lo. Basta coloca-las por 10 minutos em 50 ml de água quente. Se demolharem aproveitem a água.
Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos, á exceção da alfarroba e apenas o sumo de metade da laranja. Pulsei durante breves minutos para que os frutos comecem a quebrar.

Acrescentei o sumo da outra metade de laranja e triturei até estar numa pasta grossa com muitos elementos grandes e visíveis mas que está toda integrada. Juntei a alfarroba e voltei a pulsar para que misture.

Verti sobre pelicula aderente e dei o formato de retângulo. Reservei no frigorifico durante 2 horas.
 
Parti em barritas e decorei com chocolate derretido no microondas por 1 minuto (parando a cada 20 segundos para que não ferva), amêndoa picada e coco ralado.

Deliciosas...

0 Comentários