Mousse de mirtilos (vegan; saudável; paleo; lowcarb; fit)


É a segunda mousse de mirtilos aqui no blogue. O que têm de diferente? Talvez seja melhor dizer-vos o que têm em comum. Textura suave, leve como uma mousse deve ser, sabe realmente a mirtilos e não é apenas cor que nos transporta ao delicioso fruto, é todo um sabor que se desfaz na boca.

Ao contrário da outra receita em que usei queijo creme e queijo quark, nesta mousse usei leite de coco sólido para dar a textura. Mantive a mesma estratégia para fazer o puré de mirtilos, levando-os ao lume com leite/ bebida vegetal.
Para dar a textura suave, leve e fofa usei agar agar. Não ,ele não está nestas sobremesas para dar firmeza, está para dar leveza, aqui o agar agar tem a função das claras em castelo nas mousses tradicionais.


Dicas para esta receita:
⇒Podem usar mirtilos frescos ou congelados, não faz qualquer diferença.

⇒O ingrediente adoçante é ao vosso gosto, no entanto, desaconselho o uso de ingredientes adoçantes escuros que vão "manchar" a mousse. Açúcar de coco, xarope de tâmaras, são dois exemplos de ingredientes adoçantes que escurecem as sobremesas e, neste caso, vão alterar a cor pretendida.


⇒O agar agar pode ser trocado por gelatina. A quantidade a usar será de 6g (3 folhas).

Se optarem pela gelatina todo o processo é igual apenas não diluem no leite, mas sim hidratem em água abundante. No ponto 2 da descrição de confeção misturam a gelatina hidratada e escorrida no puré de mirtilos. Não voltem a colocar no lume! Também no caso de usarem gelatina devem ter a vossa sobremesa no frigorifico 3horas antes de servir.

O agar agar tem muitos pontos de interesse que já falei aqui no blogue, hoje vou apenas falar dum que me parece importante para esta sobremesa. Ao contrario da gelatina, o agar agar pode ir ao lume varias vezes e ferver. Imaginem que se distraem durante a confeção desta mousse e deixam o preparado de mirtilos com o agar arrefecer demasiado e já está a ficar sólido antes de ter sido misturado no leite de coco. Não, não têm o preparado estragado, podem voltar a colocar no lume até que volte ao estado cremoso, sem haver qualquer problema nem consequência.
  

⇒O leite de coco deve estar no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da líquida.
Na sua vez podem usar natas ou natas de soja ou iogurte grego natural.

É mesmo muito importante não passar qualquer parte líquida do leite de coco quando queremos fazer chantilly. Imaginem que estão a bater natas em chantilly e deixam lá cair água. O que é que acontece? Não crescem nem endurecem. O mesmo se passa com o leite de coco. Muitas vezes queremos aproveitar mais a lata e a consequência é estragar todo o produto.

Uma ultima dica sobre o leite de coco. Tenho dito aqui no blogue varias vezes, também digo sempre nos meus workshops, o melhor leite de coco que já comprei no mercado português é o do minipreço. Fica sempre no estado solido, não tem praticamente liquido nenhum, é tudo aproveitado, é tudo leite de coco. Vale mesmo a pena passar por esse supermercado e comprar, até porque o preço é muito acessível (1,69€). Eu não tenho minipreço por perto, tenho de me deslocar a Aveiro. Quando vou lá compro logo várias latas e guardo no frigorifico para que estejam sempre prontas a usar.

Outras receitas que poderão gostar:

Vão precisar de:
(serve 6 taças)
  • 250g de mirtilos frescos ou congelados + 50g na decoração
  • 300ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 1ccolher de chá de agar agar em pó (ou 6g de gelatina)
  • 400ml (1 lata) de leite de coco (deve estar no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de agave e 3 de xilitol)
⇛Ver na introdução as possibilidades de alteração dos ingredientes

Confeção:
  1. Levei ao lume 200ml de bebida vegetal com os mirtilos. Deixei ferver 1 minuto. Triturei com a varinha mágica até estar cremoso.
  2. Diluí o agar agar nos restantes 100ml de bebida vegetal. Adicionei ao creme de mirtilos, misturei e devolvi ao lume a ferver mais 1 minuto para que o agar fique ativo (ver na introdução como proceder com gelatina). Deixei arrefecer um pouco.
  3. Retirei a parte sólida da lata de leite de coco e bati com a batedeira em chantilly. Adicionei os ingredientes adoçantes e bati novamente para misturar.
  4. Envolvi o preparado de mirtilos no chantilly de coco e distribuí pelas taças. 
  5. Reservei no frigorifico 1 hora.
  6. Para servir usei mais 100g de chantilly de coco e mirtilos frescos.
Tão simples, tão bom...

0 Comentários