Idêntico aos últimos cheesecakes que partilhei aqui no blogue, esses de framboesa e mirtilos, este cheesecake sem forno segue o formato que mais gosto e raramente desilude quem faz, seja lá ele o sabor que lhe for dado.
Desta vez escolhi os maracujás que lhe dá um toque mais tropical, tão bom nestes dias quentes.
No que diz respeito ás habituais dicas para esta receita, são exatamente as mesma que dei nas receitas anteriores, pelo que vos vou deixar aqui os dois links de acesso ás mesmas para poderem consultar facilmente se tiverem duvidas ou pretenderem trocar algum ingrediente.
Basta carregarem no nome de um destes cheesecakes para verem o que referi, as dicas de confeção e as alterações possíveis.
- Cheesecake de framboesa (saudável; fit; sem glúten; sem ir ao forno)
- Cheesecake de mirtilos (saudável; fit; sem glúten; sem ir ao forno; feito com iogurte)
- Cheesecake manga-laranja (saudável; fit; opção sem glúten, paleo, lowcarb)
Em relação á cobertura de maracujá, ela é simples, faço uma combinação com sumo de laranja que já mostrei noutra receita aqui no blogue. Caso tenham muitos maracujás e queiram dispensar a laranja devem proceder da seguinte forma:
⇒Os 6 maracujás que refiro na receita mantêm e procedem tal e qual como está referido. Para substituir a parte da laranja retiram a polpa a mais 5 maracujás, passam para um copo alto e colocam a varinha mágica. Pulsam por 2 segundos 3 vezes. Isto vai fazer com que a polpa se desagarre das sementes. Tenham atenção que é mesmo só e segundos, porque que fazem isto por mais tempo ou muitas vezes vão acabar por triturar as sementes não é isso que queremos.
⇒De seguida passam para um coador e pressionam com uma colher de forma a separar as sementes da polpa. A partir daí usam essa polpa na receita como se fosse o sumo de laranja que eu usei.
Podem trocar o polvilho doce que usei por amido de milho (maisena) ou por gelatina. No caso de usarem amido éa mesma quantidade. No caso de usarem gelatina devem usar 2 folhas (4g). Hidratam a gelatina em água abundante, escorrem bem e colocam no preparado de maracujá morno.
Outras receitas que poderão gostar:
- Semifrio (cheesecake) de pêssego e maracujá (saudável; vegan; sem glúten; sem açúcar; sem lacticínios; sem leite condensado)
- Tarte de maracujá (saudável; fit; proteica; sem glúten)
- Bolo de laranja com cobertura de chantilly de coco e molho de maracujá (saudável; vegan; fit)
- Mousse de maracujá (saudável; sem leite condensado; sem natas; sem leite de coco; sem açucar; fit; proteica; paleo)
Vão precisar de:
Base
- 150g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 150g de amêndoas (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso que prefiram)
- 150g de tâmaras secas
- 450g de iogurte grego natural (de preferência pleno, não magro)
- 150g queijo fresco para barrar original Santiago
- 150ml de leite ou bebida vegetal
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
- 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (usei 4 de xilitol e 2 de agave)
- 12g de gelatina neutra (6 a 7 folhas)
- 6 maracujás
- sumo de 1 laranja
- 2 colheres de chá de polvilho doce (ou amido de milho, maisena)
- 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol; devem evitar ingredientes adoçantes escuros que vão alterar a cor da cobertura)
(fotos de confeção no fim)
Base
- Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
- Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
- Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
- Recheio:
- Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi com uma colher e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
- Numa tigela misturei (sem bater) o queijo com o iogurte, os ingredientes adoçante e a baunilha. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
- Verti a mistura de queijo e iogurte sobre a base.
- Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 4 horas).
Cobertura e montagem
- Retirei a polpa aos maracujás ecoloquei num copo alto. Coloquei a varinha magica e pulsei 2 segundos por 3 vezes. Isto vai fazer com que a "goma" que está agarrada ás sementes se solte e se separe sem triturar as próprias sementes.
- Adicionei o sumo de laranja, o ingrediente adoçante, e passei para um tachinho. Pus ao lume, médio, até levantar fervura.
- Entretanto diluí o polvilho doce em 5 colheres de sopa de água. Verti no tachinho e deixei que volta-se a levantar fervura, agora lume brando e mexendo sempre (tenham atenção porque é um processo muito rápido). Obtive um creme gelatinoso e denso. Deixei arrefecer por completo.
- Desformei o cheesecake para o prato de servir e cobri cuidadosamente com o preparado de maracujá, reservando um bocadinho para servir individualmente nos pratos.
0 Comentários