Inspirei-me nos chocolates "After Eight" para fazer esta deliciosa sobremesa, curiosamente nem sequer gosto desses chocolates. Já da sobremesa não posso dizer o mesmo, adoro a combinação menta/ chocolate.
Se eu não gosto dos After Eight, há cá em casa quem adore! O meu filho mais velho, o J. Pedro, e o meu marido são doidos pelos famosos chocolates.
As dicas para esta receita têm a ver com a menta. Apesar da minha plantação de menta estar excelente, graças á maravilhosa hortelã/menta que a Aromáticas Vivas tão gentilmente me ofereceu, não queria "depenar" todo o vaso e resolvi fazer a parte "verde" do semifrio com parte de hortelã e parte de abacate. Para que não sobressaísse o sabor do abacate em detrimento do de menta, já que o objetivo é saber a menta, usei um abacate pequeno. Tinha 200g de peso total, portanto, pesado com casca e caroço. É muito fácil fazer só com menta, fica explicado aqui na introdução e novamente mais a baixo na descrição da receita.
Aproveito para vos falar da possibilidade de comprarem as vossas aromáticas online, através da loja online da Aromáticas Vivas. É muito fácil, basta carregar ⇛ AQUI. Terão á vossa disposição uma vasta gama de plantas aromáticas, muitas delas não encontram nos supermercados ou lojas tradicionais, que chegam a vossa casa com toda a frescura e segurança.
Terão então de usar 50g de folhas de hortelã em vez das 25g que eu usei. Depois irão usar 300g de iogurte grego em vez das 200g que eu usei.
Nesta sobremesa usei iogurte grego natural pleno, ou seja, não escolhi a versão magro. Porquê? Pela textura! O iogurte pleno vai dar uma cremosidade diferente do iogurte magro. Podem usar o magro, não há qualquer problema, apenas terão de fazer um pequeno ajuste na parte de chocolate, colocando menos quantidade, já que o iogurte magro tem mais água.
Para enrijecer esta receita usei agar agar. É uma mais valia usar este produto na vez da gelatina.
O agar tem 3 vezes mais poder gelificante que a gelatina comum. Parece caro, mas não é. Se fizerem as contas como eu fiz, chegam á conclusão que poupam em usar o agar. Este ainda é um produto com vários benefícios para a saúde e ajuda no emagrecimento já que é laxante e inibidor de apetite, coisa que não acontece com a gelatina.
Para além disto o agar tem a vantagem de solidificar as receitas muito mais rápido, já que começa a "endurecer" entre os 32 e os 40ªC. No tempo quente ainda há uma vantagem suplementar, é que podemos ter a sobremesa na mesa á temperatura ambiente que ela não se desmancha, precisamente porque a temperatura de endurecimento é elevada em relação á tradicional gelatina.
Apesar disto, podem optar pela gelatina. Na descrição da receita deixo tudo explicado.
Vou mais uma vez falar-vos do chocolate que tenho usado ultimamente nas minhas receitas que levam 200g. Como 200g é um "grande peso" deste ingrediente, eu tenho optado pelo chocolate 70% cacau sem açúcar á venda nos supermercados Mercadona.
Em relação á base, os flocos de aveia podem ser trocados por coco ralado. O miolo de nozes pode ser trocado por qualquer outro fruto seco oleaginosos ou coco ralado. As tâmaras podem usar passas ou figos secos.
Outras receitas que poderão gostar:
- Semifrio (cheesecake) de pêssego e maracujá (saudável; vegan; sem glúten; sem açúcar; sem lacticínios; sem leite condensado)
- Semifrio de iogurte e morangos com base de chocolate ao estilo cheesecake (fit; saudável; sem açúcar)
- Semifrio de iogurte e lima (saudável; fit; sem glúten; opção vegan; lowcarb)
- Cheesecake manga-laranja (saudável; fit; opção sem glúten, paleo, lowcarb)
- Tarte semifrio de coco e morango (vegan; paleo; lowcarb; saudável; sem açúcar; sem farinha; sem gordura adicionada; sem glúten)
- Tarte (cheesecake) de banana e amendoim (vegan; saudável; sem açúcar)
- Bolo Ferrero Rocher saudável (vegan; sem glúten; sem açucar)
- Bolo semifrio Raffaello (fit; sem glúten; sem açúcar; saudável; opção vegan; sem forno)
- Bolo semifrio Snickers (fit; proteico; vegan; saudável; sem glúten; sem congelador)
Vão precisar de:
Base
- 120g de flocos de aveia (sem glúten se necessário) ou coco ralado
- 140g de miolo de nozes (ou outro fruto seco oleaginosos que prefiram ou coco ralado)
- 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 200g de tâmaras secas
Camada de menta
- 120ml de leite ou bebida vegetal
- 1 colher de chá de agar agar (2g) ou 3 folhas de gelatina (6g)
- 1 abacate pequeno (ver a nota* para substituir este ingrediente)
- 200g de iogurte grego natural pleno**
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
Camada de chocolate
- 200g de chocolate preto mínimo 70% cacau (usei sem açúcar)
- 250g de iogurte grego natural pleno**
- 1 a 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia liquido)
*Como expliquei na introdução, apesar da minha plantação de hortelã estar no seu melhor, não quis "depenar" o vaso e, por isso, optei por usar um abacate pequeno (200g peso total) para ficar com a cor pretendida. Para fazer só com menta devem usar 50g de folhas de menta/hortelã frescas em vez das 25g que usei e 300g de iogurte em vez das 200g.
**Podem trocar por iogurte grego natural pleno por magro. No caso da camada de menta não altera nada; no caso da camada de chocolate devem usar apenas 200g.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
(fotos de confeção no fim)
Base
- Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes, o cacau e voltei a triturar em farinha.
- Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
- Passei este "crumble" para a forma e pressionei no fundo para fazer a base. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.
Camada de menta
- Numa tijela coloquei o iogurte, metade do ingrediente adoçante e o abacate previamente triturado. Misturei bem.
- Pus um pequeno tacho ao lume com água. Quando ferveu, desliguei o lume e adicionei as folhas de hortelã. Deixei-as na água fervente 1 minuto. Retirei para um coador e passei-as de imediato por água fria.
- Passei as folhas escaldadas para um copo, adicionei o restante o ingrediente adoçante, 30ml do leite e triturei com a varinha mágica até estar um creme liso. Adicionei o restante leite, o agar agar e passei para um tachinho. Levei ao lume, brando, até ferver 1 minuto (Caso façam com gelatina, levar ao lume só até aquecer bem. Hidratar as folhas de gelatina em água abundante por 3 minutos, escorrer e colocar neste preparado de leite quente. Elas vão desfazer-se de imediato).
- Verter este preparado em fio e mexendo sempre sobre a mistura de iogurte (nota: é importante que sejam rápidos e não deixem de mexer quando estiverem a adicionar o preparado de leite e menta para evitar grumos).
- Verti o preparado sobre a base e reservei no frigorifico 1 hora até estar enrijecido.
Camada de chocolate
- Quando o creme de hortelã já estava firme, preparei a camada de chocolate. Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando cremoso, retirei do lume, deixei arrefecer alguns minutos e misturei o iogurte, aos poucos e mexendo bem a cada adição. Provei e acertei a doçura com stevia liquido.
- Cuidadosamente, espalhei este preparado em cima da camada de menta. Reservei no frigorifico até ao momento de servir (mínimo 1 hora).
Tão bom….
1 Comentários
Que maravilha, Sandra! Por acaso, já estive tentada a adquirir agar-agar, pq perturba-me saber a origem da gelatina… Mas, acabei por não comprar devido ao preço pouco acessível… Porém, a tua explicação fez-me mudar de ideias e na próxima vez que for às compras, vou comprar! Adorei o semifrio! A mh irmã tb é fã de chocolate & menta, por isso, hei de fazer com certeza! Bjinhos e obrigada pela inspiração nas alternativas culinárias :)
ResponderEliminar