Tarte semifrio de coco e morango (vegan; paleo; lowcarb; saudável; sem açúcar; sem farinha; sem gordura adicionada; sem glúten)




Leve, fresca, um soberbo contraste de sabores que combinam na perfeição. São eles o coco e os morangos!!!
Em Janeiro do ano passado fiz uma tarte de chocolate e coco que fez muito sucesso, seja na minha família e convidados para o Crisma da minha filha mais nova, seja entre os seguidores da Panelinha de Sabores. Foi durante muito tempo umas receita que esteve nas mais populares do blogue. Podem vê-la carregando👉AQUI.
Esta semana foi a vez de voltar a essa receita. Já há algum tempo que queria recuperar aquela cobertura. De outras formas já a usei muitas vezes, por exemplo, os meus Bounty são feitos exatamente com o mesmo principio culinário, mas a ideia de fazer uma nova tarte em que a cobertura da de chocolate passasse a ser a base não me saía da cabeça.
Aqui está ela. Escolhi os morangos para a fazer a agora cobertura, uma combinação incrível com o coco.








Esta é uma receita vegan, paleo, lowcarb e, acima de tudo, saudável e equilibrada. Tudo aqui foi pensado ao pormenor para não haver excessos nem tão pouco falta de sabor.



Começando pelo ingrediente adoçante, fiz uma "mistura" de stevia com agave. Naturalmente que seria o agave (ou mel) o ingrediente ideal para adoçar estes ingredientes. Para fazer o equilíbrio de que vos falo, entendi usar metade mel e metade stevia em pó.

Não adicionei qualquer gordura, não é necessário. O coco ralado e o leite de coco já tem gordura que chegue, para quê colocar mais óleo?! É de todo desnecessário, só serve para acrescentar calorias. Quem é que procura isso numa sobremesa?


Também não tem qualquer farinha, apesar de ter uma base bastante firme. Também aqui não é necessário, apenas temos de "saturar" o leite de coco com coco ralado e amassar.

Nesta receita, tal como na que lhe deu origem, aproveitei toda a lata de leite de coco, ou seja, a água não é desperdiçada. Essa água deu uma "vida" nova ao doce de morango que fiz para a cobertura, conferindo um sabor incrível.

Resta-me falar-vos do agar. Muitos de vós, tal como eu, têm alguma resistência a usar o agar agar em vez de gelatina. Porque é caro, porque temos de adaptar as receitas ao seu uso. Eu fiz as contas e cheguei á conclusão que o agar agar não é mais caro que a gelatina, apenas o investimento inicial é maior. É que precisamos de uma pequena quantidade para fazer o mesmo que gelatina. O agar tem 3 vezes mais poder gelificante que a gelatina comum. Se fizerem as contas como eu fiz, chegam á conclusão que poupam em usar o agar. Este ainda é um produto com vários benefícios para a saúde, para além de ajudar no emagrecimento, coisa que não acontece com a gelatina.


Vão precisar de:
Base
  • 1 lata de leite de coco (400ml) (deve estar no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da líquida)
  • 180 a 200g de coco ralado (2 canecas)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado (usei metade agave e metade stevia em pó)
  • raspa de 1 lima
Cobertura
  • 350g de morangos + 150g para a decoração
  • 200ml da água da lata de leite de coco usada na base + 100ml de água corrente
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram* (usei 2 de stevia em pó e 2 de agave)
  • sumo de 1 lima
  • 2 colheres de sopa de semente de chia
  • 2 colheres de chá de agar agar em pó**
*Desaconselho o uso de açucar de coco, pois vais "manchar" de preto toda a cobertura.
** Para fazer com gelatina usar 5 folhas (9g) (método de confeção no fim)


Confeção:
Base
  1. Separei a parte sólida da liquida da lata de leite de coco. A parte sólida coloquei numa tigela; a líquida reservei para usar na cobertura.
  2. Bati o leite de coco com a batedeira elétrica até estar num creme macio. Juntei o adoçante e o agave. Voltei a bater.
  3. Adicionei o coco ralado, aos poucos e misturando bem a cada adição, até formar uma pasta muito densa. (Nota: a quantidade de coco ralado vai estar dependente da quantidade de leite de coco que obtiveram na vossa lata. A minha deu 200ml de leite sólido e 200ml de água).
  4. Adicionei a raspa de lima e amassei.
  5. Untei um aro ajustável a 18cm e coloquei-o no prato de servir. (Nota: se não tiverem , usem uma forma de fundo amovível ou uma de silicone tipo bolo inglês, retangular, que também fica muito bem). Pressionei a pasta de coco obtida no fundo do aro. Reservei no frigorifico enquanto fiz a cobertura.

Cobertura
  1. Lavei e cortei os morangos em pedaços. Coloquei num tachinho com a água reservada da lata de leite de coco, a água corrente, o agave e o adoçante. Deixei ferver 5 minutos. Triturei até estar num creme liso. Juntei as sementes de chia e deixei ferver mais 2 minutos, muito lentamente em lume bando.
  2. Nesse tempo desfiz o agar agar em 60 ml de água.
  3. Retirei o tacho do lume, juntei o agar dissolvido e levei ao lume mais uma vez para ferver cerca de 1 minuto. Deixei arrefecer 5 minutos.
  4. Cuidadosamente, inicialmente 1 colher de sopa de cada vez, coloquei o preparado em cima da base de coco.
  5. Levei ao frigorifico 4 horas para que enrijeça.
  6. Servi decorado e acompanhado com mais morangos.
**Para fazer com gelatina: demolhar as folhas de gelatina em água abundante por 3 minutos. Escorrer e colocar no doce de morango e chia já morno (não levar novamente ao lume!).









2 Comentários

  1. Ficou linda, deve ser deliciosa! Bjinhos e bom fds.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Ficou fantástico. Eu fiquei super feliz com o resultado desta sobremesa. Hoje já vi no facebook 2 fotos dele, estavam ambas muito bonitas, o que me pôs super feliz.
      Muito obrigada! Um beijinho e boa semana!

      Eliminar