Parece um bolo de festa, mas não serviu para comemorar nada, apenas para eu e a família termos bons momentos á mesa com uma bela fatia de bolo a entreter as conversas. No entanto, é sem duvida um bolinho atraente para comemorar um aniversário ou acontecimento.
Vou já passar ás dicas para esta receita, já que há varias ideias e chamadas de atenção que vos quero fazer.
⇒Começando na farinha, eu usei uma mistura de espelta branca biológica com integral. Podem usar apenas uma delas ou fazer como eu fiz, uma mistura na proporção que desejarem.
Caso não tenham espelta, podem trocar por aveia, mas neste caso devem fazer uma mistura com pelo menos 30% de trigo. O que é que acontece se não fizerem esta mistura de aveia com trigo? O resultado é uma massa mais densa que a minha. Não estou com isto a dizer que é um bolo "estragado", apenas vai ficar diferente deste.
Outra possibilidade de farinha é a de amêndoa. Também fica um bolo ótimo.
⇒O ingrediente adoçante a usar deve estar no estado seco, pelo menos a chávena deve assim ser. Isto quer dizer que bolo não vai ficar bem todo feito com mel, ou agave ou geleias/ xaropes adoçantes. Podem escolher açúcar de coco, mascavado, xilitol, stevia, etc, desde que seja seco e, caso queiram mesmo gastar algum ingrediente adoçante liquido que tenham aí em casa, façam-no apenas na quantidade de 1/4 de chávena que são 4 colheres de sopa.
⇒O puré de maça entra nesta recita para substituir a manteiga e com isso também ajudar a reduzir o ingrediente adoçante. Estamos a falar dum bolo que leva mais de 250g de manteiga na sua receita tradicional. Essa quantidade de manteiga, não só é uma bomba calórica, como também entra nos cálculos quando estamos a determinar a quantidade de ingrediente adoçante a usar. Com isto quero dizer que, usar puré de maça neste bolo é uma mais valia de duas formas: diminuir as calorias vindas da manteiga e as do ingrediente adoçante, já que este puré de maça não entra na "contabilidade" quando estamos a adoçar o bolo.
⇒Dica seguinte e muito importante diz respeito ás framboesas. Em primeiro lugar, se usarem framboesa congelada não devem descongelar!!!! Tenham o cuidado de retirar do congelador só no momento de ir para o bolo.
Segundo ponto diz respeito ao envolver as framboesas em farinha. É muito importante para que as framboesas não se afundem no bolo. Basicamente, se não as envolverem na farinha, quando cortarem o bolo elas vão estar todas no fundo.
Como podem observar pelas minhas fotos, apesar de eu ter feito isso, as minhas estão na mesma só na zona de baixo. Isto aconteceu porque eu devia ter cozido o bolo em duas partes separadas em vez de o partir ao meio, ou então devia ter usado 2 colheres de sopa de farinha para envolver as framboesas em vez uma só.
Ainda sobre as framboesas, não aconselho usarem mais quantidade do que a menciona. O bolo vai ficar muito pesado, demasiado húmido e vai "afundar" ao meio por cozedura desigual.
⇒Falta falar-vos do recheio e cobertura. Fiz compota de framboesa caseira. É muito simples de fazer. Leva-se ao lume 300g de framboesas frescas ou congeladas com 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram. Eu usei frutose. Opcionalmente podem colocar 2 colheres de sopa de sumo de laranja. Deixa-se ferver alguns minutos, 3 a 5. Está pronto! Se quiserem podem esmagar ou triturar. Na eventualidade de ter criado muito liquido, dilui-se 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce em 100ml de água e adiciona-se. Deixa-se ferver mais 2 minutos, mexendo sempre, e depois é só deixar arrefecer.
Também usei no recheio e cobertura o novíssimo queijo fresco para barrar dos Queijos Santiago. Eu estou, literalmente, encantadíssima com estes novos produtos da Santiago. Para além do sabor e textura serem fantásticos, são 100% portugueses!!!!!!! Leitinho português, feito em Portugal!!!! Não é maravilhoso?!
Outras receitas que poderão gostar:
- Cheesecake de framboesas (saudável; fit; sem açúcar)
- Tarte "frangipane" de framboesas (recheio de amêndoa; saudável; opção sem glúten)
- Pudim de requeijão e framboesas (saudável; proteico; fit; sem farinha; sem glúten)
- Tarte de framboesas em creme de leite (saudável; fit; sem açúcar; sem glúten)
- "Sweet rolls" fácil e rápido recheados de doce de framboesa e chia (saudável; fit; vegan; sem açúcar)
- Bolo de requeijão e mirtilos (saudável; opção sem glúten; opção paleo/ low carb)
- Bolo de chocolate de aniversário saudável (vegan; fit)
- Bolo de beterraba e cacau (saudável; fit; sem ovos)
- Bolo de chocolate com recheio de creme de caju e cobertura de caramelo de iogurte (saudável; estilo "sponge cake"; opção vegan; sem lactose; fit)
Vão precisar de:
- 260g de farinha de espelta + 1 colher de sopa para envolver as framboesas
- 30g de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- pitada de sal
- 1 e 1/4 de chávena (cerca de 20 colheres de sopa) de ingrediente adoçante seco que prefira, (usei metade açúcar de coco e metade xilitol)
- raspa de 1 limão
- 60g de puré de maça (equivale a 1 maça media)
- 40ml de azeite
- 4 ovos
- 125g iogurte natural (normal ou vegetal)
- 80ml de leite ou bebida vegetal
- 80 ml de sumo de limão
- 250g de framboesas (frescas ou congeladas)
- 300g de Queijo fresco para barrar light Santiago
- 3 colheres de sopa de iogurte natural (ou 2 de leite)
- 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei agave)
- 250g de doce de framboesa sem açúcar (receita caseira na introdução)
(fotos de confeção no fim)
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
- Comecei por fazer o puré de maça. Descasquei uma maça, cortei em pedaços, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 3 minutos. Retirei e reduzi a puré com a varinha mágica.
- Passei para uma tijela e adicionei o azeite e os ingredientes adoçante (açúcar de coco e xilitol). Bati bem com a batedeira elétrica por 5 minutos.
- Adicionei os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Bati por 5 minutos.
- Noutra tijela misturei bem a farinha, o amido, o fermento e o sal.
- Passei a mistura dos secos para a dos ovos e continuei a bater agora com a batedeira em potencia mínima e apenas para misturar. Retirei a batedeira.
- Adicionei o leite, o iogurte, o sumo de limão e incorporei (não bater!!)
- Coloquei as framboesas numa tijela, polvilhei-as com 1 colher de sopa de farinha e misturei delicadamente. Passei-as para a massa do bolo e envolvi cuidadosamente com uma espátula (mais uma vez, aqui também não devem bater ou misturar, apenas envolver; misturar demais resultará num bolo seco e denso).
- Passei a massa obtida para a forma preparada e levei ao forno 40 minutos (espetar um palito e retirar quando sair seco). Retirei e deixei arrefecer por completo.
- Se fizerem o doce de framboesa caseiro devem faze-lo com antecedência de forma a estar frio no momento de usar.
- Numa tigela misturei o queijo com o iogurte e o agave (não bater, apenas misturar suavemente).
- Passei o bolo para o prato de servir. Dividi-o ao meio.
- Sobre a primeira parte de bolo espalhei metade do doce de framboesa sem chegar ás bordas. Por cima coloquei colheradas de creme de queijo e espalhei-as cuidadosamente (cerca de 1/3 do creme de queijo). Por cima espalhei o restante doce de framboesa, mais uma vez sem chegar ás bordas.
- Coloquei em cima a segunda parte do bolo e cobri com o restante creme de queijo. Reservei no frigorifico até ao momento de servir.
Tão simples, tão bom…
0 Comentários