Pizza com base sem glúten, paleo, saudável e fit



Esta receita não é minha, é uma adaptação que fiz a uma muito popular na blogosfera. Assim sendo, o que fiz foi ajustar os ingredientes da forma que me pareceu mais equilibrado e funcional, massa fácil de trabalhar, resultado perfeito depois de assada. No fundo só mudei a proporção dos ingredientes ao meu jeito.
Não vou nomear a origem da receita, porque não sei. São muitos blogues e páginas que já fizeram e partilharam a receita, cada um fez a sua adaptação, esta é a minha.

Sem dúvida que é uma das melhores bases de pizza que já fiz! Ainda por cima é pratica, rápida de fazer, fácil de esticar. Adorei tudo, a preparação,  a confeção, o resultado final!
É crocante, sim, mas não se desfaz a partir. Para mim é a textura ideal.






Não tenho dicas para esta receita, não fiz tentativas com outros ingredientes senão os que deram este resultado final.

Sei que muitos dos que me vão ler irão pedir substituto para a farinha de coco. É habitual isso acontecer. Como já disse, não tentei com outros ingredientes para além destes, mas estou convencida que conseguirão bons resultados usando farinha de aveia na vez da de coco, no entanto, nunca na mesma quantidade, terão de usar 3 vezes mais, ou seja, uma chávena e meia de 240ml de capacidade (150g) e depois acertam a textura da massa, que deve formar uma bola. Se estiver muito seca, adicionar mais água; se estiver muito "peganhenta", adicionar mais farinha.




Quanto ao recheio, tem tanto de simples como de delicioso. É habitual ver-se a rúcula nas pizzas com presunto. Eu substitui-o por tomate seco. Adoro e fica uma combinação maravilhosa. Costumo comprar o tomate seco nas lojas a granel. Ás vezes ele é um bocadinho salgado demais para o meu gosto, por isso tenho o habito de o demolhar uns minutos em água quente.

O queijo que usei foi o mozarela ralado Campainha da Santiago. É um mozarela suave, ideal para pizzas e massas.





Outras receitas que poderão gostar:

Vão precisar de:
(serve 2 pizzas médias)
Base
  • 200g de polvilho doce Ferbar
  • 60g de farinha de coco
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de erva Provence (ou orégãos)
  • 2 ovos
  • 80ml de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • água q.b. (cerca de 30 a 50ml)
Recheio:
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  2. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos: polvilho doce, farinha de coco, sal e erva Provence.
  3. Bati bem os ovos com o azeite e o vinagre.
  4. Verti a mistura de ovo para a dos secos e amassei. Para formar uma bola de massa perfeita adicionei água aos poucos e amassando a cada adição. Formei uma bola de massa maleável e que não cola ás mãos.
  5. Dividi a massa ao meio e estiquei cada parte em cima de papel vegetal num circulo. Piquei com um garfo e levei ao forno 10 minutos.
  6. Retirei, cobri com molho de tomate e queijo mozarela. Levei ao forno novamente até o queijo derreter.
  7. Terminei com rúcula e tomate seco.
Bom apetite!!!

2 Comentários