Este é um bolo húmido, suculento, como de resto as fotos o mostram, um sabor único. Um bolo excelente para fazer em aniversario, em especial para os mais pequenos que com certeza vão ficar seduzidos pela bonita cor e textura húmida.
Depois do mega sucesso que fizeram os cupcakes de beterraba em casa e não só, houve mais quem os provasse, claro que tinha de partilhar a receita no blogue.
Para ter a certeza das quantidades, situações como estas em que há purés de frutas/raízes são sensíveis e é mesmo importante repetir as receitas para ter a certeza das quantidades, resolvi fazer em formato de bolo para dar mais uma ideia aos seguidores de como podem fazer um bolo bonito e vistoso sem gastar muito dinheiro, natural e saudável.
É tudo igual ao que fiz para os cupcakes publicados anteriormente, só mudam as quantidades.
Vou deixar já aqui o link de acesso aos ditos cupcakes e uma foto para verem. É só carregar no título e podem ler todas a dicas para a receita, todas as especificidades. Aqui vou deixar apenas uma cópia do que escrevi lá sobre a beterraba.
Antes disso, vou repetir para que não haja confusão: fiz alteração nas quantidades, mais 50% dos ingredientes. Portanto, as quantidades que estão nos cupcakes fariam um bolo muito pequenino. Se virem com atenção reparam que há um ajuste no bicarbonato. A razão desse ajuste para menos quantidade daquela que dava mais 50% prende-se com o facto de eu não querer que o bolo crescesse tanto como os cupcakes. Cupcakes querem-se altos e fofinhos, o bolo queria que fosse mais plano.
Falando então da beterraba, em primeiro lugar convém cumprirem minimamente os pesos que indico para que tudo funcione bem .
Então o que é que devem fazer?
Em primeiro lugar é preciso cozer a beterraba. Eu cozo em água fervente por 15 minutos. Não descasco antes de cozer! Lavo e coloco a cozer, depois de fria é que puxo a pele.
De seguida é preciso triturar com a varinha mágica até estar em creme. Mas nós não queremos um creme, queremos um puré. Os bolos de beterraba são feitos com puré, raramente com creme, por isso é preciso retirar o excesso de água. Colocam num pano e apertam até sair esse excesso de água. O resultado tem de ser um puré e o peso deve ser metade do peso inicial em cru.
Tenham atenção nesta e em todas as receitas ao pormenor dos termos. Uma coisa é creme, outra é puré, e ainda outra coisa é pasta. A pasta é quando retiramos toda a água. Para esta receita vamos precisar de puré para o cupcake e pasta para a cobertura.
E por falar na cobertura, vou explicar o que devem fazer para conseguirem fazer esta fabulosa cor sem usar corantes, tudo ao natural e sem despesas. Todo o procedimento que expliquei antes sobre a beterraba até ao momento de retirar o excesso de água é igual. Eu cozi as beterrabas juntas, mas não as triturei juntas para não errar no peso e nas quantidades que vos ia dar. Aconselho a fazerem o mesmo, cozam as beterrabas juntas, mas depois triturem separadamente. Adiante. Para fazer a cobertura não podemos ter um puré de beterraba, porque o puré ainda retém muita água, que ao misturar em queijo creme ou leite de coco sólido ia ficar completamente mole e impossível de servir até para cobertura de bolos. Temos que espremer a beterraba até ao "limite", quero dizer, até não sair mesmo água nenhuma e estar numa pasta tão densa que quase parece estar seca. É difícil? Não, nada disso, é super fácil e não demora mais que 2 minutos. Sabem porquê, porque é uma quantidade muito pequena, logo, muito fácil de espremer.
Muito importante é não deitar fora o sumo de beterraba!!! Não deitem fora de forma nenhuma, espremam as beterrabas para um copo ou recipiente e para posteriormente usarem. Este sumo é muito rico em micronutrientes e pode usar para, por exemplo, colorir smothies ou gelados, … O ideal é ferverem esse sumo de forma a deixá-lo mais concentrado, pelo menos para a finalidade dos gelados é melhor fazerem isso. Podem congelar que não há problema nenhum, não deitem é fora porque se vão arrepender.
A cobertura do bolo foi feita com o novíssimo queijo fresco para barrar dos Queijos Santiago. Eu estou, literalmente, encantadíssima com estes novos produtos da Santiago. Para além do sabor e textura serem fantásticos, são 100% portugueses!!!!!!! Leitinho português, feito em Portugal!!!! Não é maravilhoso?!
Outras receitas que poderão gostar:
Vão precisar de:
(forma pequena de 20cm de diâmetro)
- 1 beterraba média/grande (250 a 280g de peso crua)
- 100g de farinha de espelta
- 125g de farinha de aveia (ou mais espelta)
- 6 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 1 e 1/2 colher de chá fermento
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitadinha de sal
- 300ml de leite (ou bebida vegetal a gosto)
- 1 colher de sopa de vinagre
- 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (usei metade xilitol e metade açúcar de coco)
- 5 colheres de sopa de azeite (80ml)
Cobertura:
- 2 colheres de sopa de iogurte natural
- 1 beterraba media/ grande (250g de peso crua)
- 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de xilitol e 1 de agave)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Comecei por preparar o puré de beterraba. Cozi as beterrabas para o bolo e para a cobertura juntas em água fervente por cerca de 25 minutos. Deixei arrefecer na água da cozedura.
- Retirei a pele apenas á beterraba a usar no bolo, parti em pedaços e triturei com a varinha mágica. Passei para um pano e espremi ligeiramente de forma a retirar o excesso de água (o resultado final deve ser um puré de beterraba e deve ter metade do peso inicial, 125g) (não desperdiçar o sumo de beterraba - ver as notas da introdução).
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro (forma pequena).
- Misturei o vinagre no leite e reservei 5 minutos. Nesse tempo misturei todos os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e ingredientes adoçante.
- Adicionei o azeite ao leite azedado e verti sobre a mistura de secos. Misturei bem sem bater.
- Acrescentei o puré de beterraba á massa e voltei a misturar sem bater.
- Verti a massa na forma e levei ao forno 40 minutos (espetar palito ao fim de 30 minutos e retirar quando sair seco para o caso de usarem só espelta). Retirei e deixei arrefecer completamente.
Para o recheio e cobertura
- Retirei a pele á beterraba já cozida, parti em pedaços e triturei com a varinha mágica até estar em creme. Passei para um pano e apertei bem até sair toda a água. Obtive uma pasta praticamente seca (aqui terão de se esforçar para retirar toda a água, têm de formar uma pasta seca, diferente do que acontece no bolo em que queremos um puré; é muito fácil e rápido, porque é uma quantidade muito pequena)
- Numa tigela misturei (sem bater) o queijo, o xilitol, o agave e a beterraba. Reservei o creme obtido no frigorifico até ao momento de usar.
Montagem
- Quando o bolo estava completamente frio passei para o prato de servir, retirei o "topo" mais saliente e dividi o bolo ao meio.
- Dividi o creme de queijo ao meio e espalhei por cima da primeira metade de bolo. Coloquei em cima a segunda metade de bolo e cobri com o restante creme.
- Reservei no frigorifico até servir.
0 Comentários