Pudim de requeijão e framboesas (saudável; proteico; fit; sem farinha; sem glúten)




A primeira vez que fiz com pêssegos, hoje, para vos mostrar a receita, escolhi as maravilhosas framboesas da Quinta Santo Antão.

Com apenas 5 ingredientes, já a contar com a fruta que escolherem para dar o toque final, este pudim não tem nenhum tipo de farinha nem tão pouco amido, conta apenas com os magníficos requeijões da Saloio e ovos para lhe dar a textura.


Começando precisamente pelo requeijão, eu escolhi os de leite de ovelha pela sua textura suave e sabor característico que eu adoro, não fosse eu serrana de gema. Podem fazer com o que mais gostarem, desde o tradicional de cabra ao natural rico em proteína, mais magro e pobre em calorias. É completamente opcional.


Também opcional, tal como já vos disse, é a fruta que lhe colocam em cima. Deixo ao vosso critério e apelo á vossa imaginação o sabor que dão ao vosso pudim colocando as mais diversas frutas. Apesar de parecerem meramente decorativas, não são, já que ao ferverem vão largar sumo e aroma que perfura todo o pudim.




Ainda outra opção vai para o aroma do próprio pudim. Apesar de ser opcional e vos ir dar lá em baixo na descrição de ingredientes algumas opções, aqui já acho que devem optar por um que combine com a fruta escolhida. Por exemplo, se usarem pêssego como eu já fiz, a canela fica lindamente a perfumar o pudim em si.


Quanto ao ingrediente adoçante, mais outro ingrediente que deixo completamente ao vosso critério a escolha, não vai ter qualquer implicação no sucesso da receita, apenas deixo um alerta para quem usar açucar de coco, já que vai "manchar" o pudim e também lhe irá conferir o sabor do mesmo. A minha escolha, e como já é habitual nas minhas receitas, foi por dividir a quantidade entre stevia em pó e agave. Se bem que o mel ficava lindamente, eu tenho optado pelo agave cá em casa, acho mais suave e não altera o sabor das minhas receitas.


 A partilha do agave com a stevia para adoçar prende-se apenas por razões calóricas. Numa receita como esta  usar metade do ingrediente adoçante sem calorias é uma alternativa muito interessante sob o ponto de vista energético da sobremesa, já que os restantes ingredientes são aptos a quem está de dieta e controle de energia ingerida.


Esta é uma receita tão simples que nada tenho a dizer sobre a confeção. Tudo passa por bater bem os ingredientes e leva-los ao forno. Eu fiz em pequenos ramequins, podem fazer numa única travessa e partir em cubos, fica lindamente também.

Dou duas sugestões de acompanhamento, uma bola de gelado ou um pouco de compota de fruta fazem maravilhas por cima deste simples pudim.

Vão precisar de:
(rende 6 pudins em ramequins de 120ml de capacidade)
  • requeijões Saloio (170g cada) (podem optar pelo que mais gostarem, ovelha, cabra, rico em proteína,...)
  • 2 ovos
  • 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferirem (usei metade agave e metade stevia em pó)
  • 1/2 colher de chá de aroma de baunilha ou canela ou raspas de limão
  • 100g de framboesas frescas ou congeladas (ou qualquer outro fruto à vossa escolha, sugiro pêssego)
Confeção:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei 6 ramequins (podem usar uma só forma tipo pequena assadeira).
  2. Numa tigela bati todos os ingredientes, à exceção das framboesas, até estar uma mistura homogénea.
  3. Dividi pelos ramequins, sem encher, e dividi as framboesas por cada um. (Nota: opcionalmente podem colocar framboesas no meio- ver foto abaixo).
  4. Levei ao forno 25 a 30 minutos, até ficar amarelinho.
  5. Servi com a minha compota de framboesa caseira sem açucar, receita AQUI. Sugiro servir com bola de gelado.


Tão simples, tão bom…

0 Comentários