Bolo de chocolate de aniversário saudável (vegan; fit)


Era suposto esta receita estar no próximo workshop a realizar em breve, que é o mesmo que dizer que não era suposto ser partilhada aqui no blogue.
Não tenho melhor forma de agradecer as inúmeras mensagens e comentários que recebi vossas no dia do meu aniversário, minhas queridas seguidoras e meus senhores que tanto estimo, senão dar-vos a receita do meu bolo de aniversario.
Não encontro as palavras certas para vos agradecer tanta gentiliza, tanto carinho que recebi vosso nesse dia, talvez porque não existam as palavras certas para fazer tal agradecimento.
Na impossibilidade de responder a todos, são mesmo muitas mensagens e comentários, entendi não responder a ninguém, não tenho favoritos, todos os seguidores merecem de mim a mesma estima e dedicação.
Resta-me dizer-vos MUITO OBRIGADA!!!




Como vos disse logo na primeira frase, esta era uma receita que elaborei para o meu próximo workshop com o tema "como transformar uma sobremesa tradicional numa saudável".  O meu bolo de aniversario seria o teste final á versão vegan dum bolo tradicional que eu transformei em saudável. Tive nada mais nada menos que 2 horas a fazer em papel as substituições necessárias. Sabem porquê? É que uma coisa é pegar numa receita tradicional e trocar a farinha por uma mais saudável, trocar o açúcar por um outro não refinado ou adoçante, etc..., outra coisa é tirar 1 e 1/2 chávenas de açúcar e substitui-las por tâmaras, arranjar um equilíbrio perfeito na doçura jogando com um ingrediente adoçante sem calorias, retirar 1 chávena de manteiga sem usar chocolate em tablet, retirar os ovos, acertar a quantidade de fermento e bicarbonato para que o bolo cresça na perfeição, sem "levantar" demasiado. Enfim, um sem números de pormenores que é preciso pensar e trabalhar.

Não me estou a queixar, faço este trabalho com enorme prazer e falho!!!! Falho inúmeras vezes!!!
Faço com tanto prazer que, senhoras que vão ao próximo workshop, não se preocupem que amanhã mesmo preparo outra receita fantástica para vos explicar como todo este processo é feito.

Vou apenas deixar uma dica que não tem que ver com a receita, mas sim com os produtos usados. Tenho dito aqui no blogue varias vezes, também digo sempre nos meus workshops, o melhor leite de coco que já comprei no mercado português é o do minipreço. Fica sempre no estado solido, não tem praticamente liquido nenhum, é tudo aproveitado, é tudo leite de coco. Vale mesmo a pena passar por esse supermercado e comprar, até porque o preço é muito acessível (1,69€). Eu não tenho minipreço por perto, tenho de me deslocar a Aveiro. Quando vou lá compro logo várias latas e guardo no frigorifico para que estejam sempre prontas a usar.




Usei nesta receita um produto que só muito recentemente vi nos supermercados portugueses e que é extremamente útil nos recheio com chantilly. Trata-se dum "estabilizador" de chantilly, seja ele feito com natas ou leite de coco. Com a adição duma saqueta deste produto nas natas ou leite de coco batidos, deixamos de ter o problema de "descaírem" ou perderem firmeza depois de batermos e estarem nos nossos bolos, seja em recheios ou coberturas. Não é um produto muito caro e tenho encontrado em promoção nos principais hipermercados nacionais. Deixo-vos uma foto no fim da lista de ingredientes.

Receitinha já a seguir!



Vão precisar de:
Bolo
  • 200g de tâmaras secas
  • 150ml de bebida vegetal ou leite
  • 1 iogurte natural (125g) (usei de soja)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 200g de farinha de espelta
  • 90g de cacau em pó puro
  • 3 colheres de chá de fermento 
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 8 colheres de sopa de xilitol (ou erythritol ou stevia em pó ou qualquer outro ingrediente adoçante seco ou +100g de tâmaras)
  • 120ml de café/ descafeinado (ou chá ou água)
Recheio e cobertura
  • 1 lata de leite de coco (400ml)
  • 4 colheres de sopa de xilitol (podem trocar por agave ou mel)
  • 25g de mirtilos congelados
  • 1 saqueta de estabilizador de chantilly (opcional)

Confeção:
Bolo
  1. Pus o forno a aquecer a 170ºc. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 20cm de diâmetro.
  2. Aqueci o leite. Descarocei as tâmaras e pus a demolhar no leite quente 10 minutos. Triturei em puré.
  3. Numa misturei bem todos os ingredientes secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato e xilitol.
  4. Verti o puré de tâmaras sobre os secos, depois o iogurte e o azeite. Bati com a batedeira elétrica em potência mínima. Aos poucos e com a batedeira em andamento adicionei o café até estar uma massa fluida e homogénea.
  5. Verti sobre a forma elevei ao forno 25 minutos. Retirei e deixei arrefecer por completo.
Recheio e cobertura
  1. Levei os mirtilos congelados ao micro-ondas 1 e 1/2 minuto. Retirei e reduzi a puré com a varinha magica. Deixei arrefecer enquanto bati o leite de coco.
  2. Bati o leite de coco com a batedeira elétrica até estar em ponto de chantilly. Adicionei o estabilizador e o xilitol. Voltei a bater mais 2 minutos.
  3. Adicionei o puré de mirtilos e envolvi.
Montagem
  1. Coloquei o bolo no prato de servir. Dividi-o ao meio (usei linha; podem fazer com uma faca longa).
  2. Dividi o creme do recheio ao meio e espalhei metade em cima da primeira parte de bolo. Tapei coma outra metade de bolo e espalhei o restante creme, puxando aos lados muito ligeiramente para dar o estilo "naked cake".
  3. Reservei no frigorifico e decorei com mirtilos frescos.
 Tão bom...




4 Comentários

  1. É mesmo lindo! Tenho vontade de o fazer p o meu aniversário, em Outubro ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o bolo esta mesmo lindo. Gostaria de saber se é possível substituir a farinha de espelta por outra?

    ResponderEliminar
  3. Já fiz o bolo,mas o meu não ficou alto e fofo,não sei porque aconteceu. Usei adoçante stevia talvez por isso?

    ResponderEliminar