Finalmente aqui no blogue a receita do bolo de aniversário da minha filha Camila! Estava difícil arranjar tempo para passar esta receita aqui, estavam sempre a surgir outras.
Vou começar esta introdução agradecendo todos os comentários e mensagens que escreveram nas redes sociais Facebook e Instagram a dar os parabéns á minha filha Camila pelos seus 18 anos e a mim mesma. Ficámos muito sensibilizadas e até emocionadas com tanto carinho. MUITO OBRIGADA!!!!
Um ponto muito comentado nas vossas mensagens foi a decoração. Gostava de vos falar um pouco sobre isso. É muito fácil ter inspiração para decorar os meus bolos. Antigamente recorria a livros, revistas de culinária, eu comprava imensas revistas, agora existe a internet, com muitas ideias por lá. No Instagram, por exemplo, basta pesquisar no # foodporn ou foodstyling e não faltam ideias para decorramos os nossos bolos. E não estamos a copiar, tirar ideias não é copiar, são lembretes de produtos e misturas que podemos fazer para reinventarmos nas nossas sobremesas.
Importante não é bem isto que vos acabei de dizer, importante é percebermos que quando se trata de receitas saudáveis, quando as nossas coberturas não são feitas com manteiga e açúcar, não é qualquer decoração que é suportada. Este é um desses casos. O que foi difícil não foi ideias para a decoração do bolo da minha filha, ela adora maças, chocolate e caramelo, só tive de fazer esta combinação numa linda decoração, o que foi difícil foi colocar todo este peso na cobertura que escolhi e ainda ter o bolo quase 1 hora fora do frigorífico e com luzes cima a ser fotografado. Tudo teve de ser bem calculado, eu não tinha uma cobertura firme de açúcar e manteiga que segura tudo.
De resto, tudo tem que ser bem pensado quando fazemos um bolo destes, incluindo a massa. Se é muito pesada, não aguanta as camadas de creme, isto é, o peso das camadas de cima "esmaga" por completo o primeiro recheio e ele sai fora. Foi por isso que escolhi uma massa ao estilo "sponge cake", que é muito leve, para mim o ideal para bolos de aniversario com varias camadas. Na verdade, mesmo que não tenham varias camadas, um bolo "sponge cake" fica sempre bem para aniversario, dias em que não cai bem bolos pesados, dias que por norma já se comeu bastante. Esta é então uma base de bolo muitíssimo simples, leve, sem qualquer dificuldade de execução, não tem segredos, não há como errar. Já a fiz um sem numero de vezes, para varias situações, ainda não experimentei uma versão sem ovos, ainda assim, estou confiante que fica bem se usarem ovos de linhaça e aquafaba.
Para o recheio escolhi um creme de caju. A Camila adora cajus, adora tudo que seja feito com eles, e este é um creme que ela tem mesmo perdição. Sugiro como substituição um creme de queijo creme, precisamente o que fiz para o bolo de aniversario dela do ano passado e que podem ver carregando👉aqui
Na cobertura fiz um caramelo de iogurte que já fiz para outras receitas. Podem ver carregando aqui.
Como sugestão para o substituir proponho um creme de chocolate simples e bem fluido, receita que faço habitualmente e que podem ver carregando aqui.
Não podia passar desta semana a publicação desta receita, até porque a decoração tem muita inspiração de Halloween. Não foi propositado, já vos disse que é apenas uma mistura de sabores que a Camila adora, mas pode ser uma inspiração para as vossas festas de Halloween.
Vão precisar de:
Bolo
- 6 ovos*
- 200g de farinha de espelta (ou aveia)
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 8 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 15 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade agave e metade stevia em pó)
- 240ml de bebida vegetal ou leite
- 8 colheres de sopa de azeite
- 1 pitada de sal
- 200g de caju natural
- 8 tâmaras secas
- 200ml de bebida vegetal ou leite
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (por exemplo: stevia em pó, agave, mel, …)
- 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
- 1 iogurte natural (125g) (usei de soja; podem usar o que preferirem)
*Ainda não experimentei, no entanto, para opção vegan, estou convencida que ficará bem se usarem ovos de linhaça para substituir as gemas e aquafaba para as claras. Irão precisar de 6 ovos de linhaça (6 colheres de sopa de farinha de linhaça + 18 de água) e 180/200ml de aquafaba.
** Outras sugestões de recheio:
⇨ de queijo creme, receita que podem ver carregando👉AQUI
⇨de mousse de chocolate feita com iogurte que podem ver carregando👉AQUI
⇨ chantilly de leite de coco.
***Outra sugestão de cobertura:
⇨de creme de chocolate fluido, receita que podem ver carregando👉AQUI
Confeção:
Bolo
- Untei e forrei a papel vegetal 2 formas de 18cm de diâmetro. Caso não tenham uma forma pequena como esta, sugiro que façam menos uma camada de bolo. Pus o forno a aquecer a 175ºC.
- Separei as gemas das claras. Bati as claras em castelo firme.
- Noutra tigela bati as gemas com o leite, o azeite, o agave e o sal por 3 minutos.
- Há parte misturei bem com uma vara de arames a farinha, o cacau, o fermento e o adoçante. Misturei bem na mistura anterior de gemas.
- Cuidadosamente, envolvi as claras em castelo.
- Dividi a massa em 4 partes. Verti 2 delas nas formas preparadas e levei ao forno 15 minutos (12 se colocarem 1 forma de cada vez). Repeti com as 2 partes de massa restantes. Reservei até estarem todas as partes de bolo frias.
- Demolhei os cajus com as tâmaras descaroçadas em água durante a noite (4 horas no mínimo).
- Escorri a água da demolha, passei para um liquidificador, juntei 240ml de bebida vegetal, o ingrediente adoçante, a baunilha e triturei até estar um creme muito denso.
- Retirei para uma tigela e misturei no iogurte.
- Preparei esta cobertura na véspera para que esteja fria no momento de montar o bolo. Podem ver a receita carregando aqui
- Dividi o creme do recheio em 4 partes.
- Coloquei uma das partes de bolo no prato de servir, cobri com uma das partes do creme e tapei com mais uma base de bolo. Repeti a operação, espalhando por todo o bolo a ultima camada de creme. Reservei no frigorifico.
- Verti o caramelo sobre o bolo e decorei com maças decoradas com fios de chocolate derretido uma hora antes de servir.
Tão bom…
2 Comentários
Olá, eu queria fazer este bolo mas tenho uma dúvida. A farinha de espeta e de aveia deixa a massa do bolo pesada? Não fica uma massa fofinha pois não? Obrigada
ResponderEliminarBoa noite Cristina! As farinhas pouco têm que ver com o facto do bolo ser fofinho ou pesado, a receita é que vai determinar o comportamento da farinha e o resultado do bolo. Este é um bolo fofinho. Está tudo explicado na introdução. Não podia ser um bolo pesado, se fosse não aguentaria as camadas de creme.
ResponderEliminar