"Sweet rolls" fácil e rápido recheados de doce de framboesa e chia (saudável; fit; vegan; sem açúcar)




Os "Sweet rolls", que é como quem diz rolos de massa doce, diferem dos "cinnamon rolls" apenas por não terem canela ou não terem o tradicional recheio de açúcar e canela. É certo que vemos muitas vezes chamar aos "cinnamon rolls" "Sweet rolls", e o contrario também, esta é única diferença.


Esta receita que hoje vos mostro não é uma tradicional, é sim uma rápida e fácil. Porquê? Porque não usei fermento padeiro, logo não levedaram, foram feitos como se fosse um bolo.
Não é o ideal, sempre melhor usar massas fermentadas, no entanto, e atendendo a que não estamos a falar de pão, mas sim duma espécie de bolo para sobremesa ou lanche, eu acho perfeitamente aceitável. De resto, posso dizer-vos que são tão ou melhores que os fermentados.




Quase todos os recheios são permitidos, eu gosto particularmente de fazer com recheio de tarte de maça. É muito fácil. Descascamos a maça, partimos em pedaços bem pequenos, misturamos um pouco de mel, canela, umas gotas de sumo de limão ou laranja e salpicamos com um pouquinho de amido de milho. Depois é só levar ao lume ou ao micro-ondas breves minutos para a maça amolecer. Está pronto a rechear os nossos rolos doces. Outra ideia é um simples caramelo de manteiga de amendoim. Fica divinal!!! Bem, não experimentem com nutella ou apenas chocolate, esses são chocantemente irresistíveis… Adiante.




Para vos mostrar esta receita eu escolhi o recheio de doce de framboesa. Claro que são as maravilhosas framboesas da Quinta Santo Antão!!! Não podiam ser outras. São portuguesas, são biológicas, as estufas são mesmo aqui ao lado de casa, e a D. Valeria, proprietária da quinta, é um amor de pessoa.

Eu tinha as minhas congeladas, como de resto tenho quase sempre e fiz um pouco de doce na véspera para estar frio e na consistência certa na hora de fazer os "Sweet rolls". É que esta receita é mesmo muito rápida se tiverem os recheios prontos. Eu fiz tudo na hora de almoço. É verdade, não é preciso esperar pelo fim de semana, não é preciso uma manhã ou tarde para fazer esta delicia, se tiverem o recheio escolhido pronto, em 15 minutos estão prontos para ir ao forno.






Ao contrário do que é habitual, hoje não usei farinha integral. É raro, mas foi propositado. Comprei farinha de espelta branca biológica propositadamente para este doce. Como uso sempre farinhas integrais, já me habituei a não ter bolos branquinhos, no entanto, senti que precisava de ter e mostrar estes precisamente branquinhos, como sempre me habituei a vê-los.
Todos os ingredientes aqui usados são básicos, podem usar o ingrediente adoçante que quiserem, não há qualquer problema, o máximo que vos pode acontecer é terem de acertar ligeiramente a quantidade de farinha quando estiverem a amassar, isto no caso de usarem, por exemplo, agave ou mel.

Também a bebida vegetal pode ser trocada por leite.

Antes de passar á receita, não posso deixar de vos convidar a verem a receita dos "cinnamon rolls". É uma versão saudável, sem açúcar, vegan, feita com farinha de espelta integral e muito fácil de fazer.




Vão precisar de:
  • 300g de farinha de espelta (usei branca biológica)*
  • 4 colheres de chá de fermento em pó (20g)**
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de chá de ingrediente adoçante que prefiram (agave, mel, stevia, xilitol, açucar mascavado,...)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 100 a 150ml de bebida vegetal (ou leite)***
  • 35g de amêndoa laminada (opcional)
  • aroma de baunilha ou canela a gosto
Recheio de doce de framboesa e chia
  • 250g de framboesas congeladas
  • 4 colheres de sopa do ingrediente adoçante que prefiram (stevia, xilitol, agave, mel, açúcar de coco, mascavado, ou ainda pasta de tâmaras)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão ou laranja
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia

*Para fazer sem glúten sugiro o mix sem glúten para bolos e pão da marca Nacional ou um mix caseiro com substituto de glúten (goma xantana, por exemplo).
*Não experimentei, mas acredito que fique igualmente bem com farinha de aveia.
**Refiro-me a fermento normal para bolos e não fermento padeiro.
***Esta quantidade é dependente do ingrediente adoçante que usarem. Coloquem os últimos 20ml aos poucos para chegarem á consistência pretendida.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. De véspera fiz o doce de framboesa e chia. (Convém fazerem com alguma antecedência para estar frio e na consistência certa). Pus ao lume, médio, um tachinho com as framboesas congeladas, o sumo de limão e o adoçante stevia. Logo que começou a ferver e as framboesas a desfazerem-se, adicionei as sementes de chia. Deixei ferver 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Retirei do lume, tapei e deixei que arrefecesse por completo.
  2. Para os rolos, pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de 20cm de diâmetro (pode ser qualquer assadeira ou recipiente de ir ao forno) com papel vegetal e untei.
  3. Numa tigela misturei bem a farinha, o fermento, o sal e 2 colheres de sopa de adoçante stevia. Adicionei o azeite, 1 colher de sopa de agave e a bebida vegetal, aos poucos e misturando a cada adição. Quando a quantidade de leite já estava a chegar ao fim, passei a amassar com as mãos até formar uma bola maleável que não cola ás mãos.
  4. Passei a bola de massa para uma superfície limpa e enfarinhada. Estiquei com o rolo da massa num retângulo de 35 por 25cm. 
  5. Espalhei 25g de amêndoa laminada (reservei 10g para a decoração) e por cima o doce de framboesas. Enrolei sobre o comprimento.
  6. Mantendo o agora rolo na superfície enfarinha, dividi em 6 pedaços com a ajuda duma linha. Coloco a linha debaixo do rolo, pontas para cima, cruzo as pontas e aperto até baixo, até cortar. (Uso linha normal de algodão, podem usar fio dental, por exemplo- ver fotos abaixo)
  7. Coloquei os rolos no tabuleiro, espalhei a restante amêndoa e levei ao forno 40 minutos. 
  8. Pincelei com 1 colher de sopa de agave misturada noutra de bebida vegetal para dar brilho.


Tão bom…




4 Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite! Ficam maravilhosos. Eu prefiro os fermentados, mas quando não há tempo, estes caem muito bem.
      beijinhos!

      Eliminar
  2. Estou super contente de a ter descoberto na Web. Obrigada por existir e partilhar estas receitas super gostosas. Fiz a tarte de amêndoa que tem aqui e ficou magnifica. :) Bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Eu é que tenho a agradecer a atenção que me dá. Fico muito feliz por gostar das receitas e, claro, por estar desse lado sempre atenta ao que faço.
      Um enorme beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar