Bolo de framboesas vegan, saudável e fit


Este e um bolo que tem tanto de simples como de delicioso!
Fofo, ainda que suculento, dos ingredientes á confeção, neste bolo privilegiei a simplicidade de forma a dar destaque ás framboesas.

Existem várias formas de fazer os bolos veganos, ou seja, fazer os bolos sem ovos nem quaisquer produtos de origem animal, ainda assim fofos e húmidos como qualquer tradicional. Esta é a técnica mais simples em que se usa apenas "buttermilk", em português leitelho ou leite azedado, neste caso feito com bebida vegetal.


Dicas para esta receita:
⇒Começando pela farinha. Para trocar a farinha de espelta e manter a mesma textura aconselho fazerem uma mistura de farinha de aveia e trigo. Basta que usem 30% de farinha de trigo e 70% de aveia para que tenham um bolo rico nutricionalmente, fit e com esta fantástica textura. Também pode usar apenas farinha de trigo integral.
Para trocar a farinha de amêndoa podem optar por triturar em farinha qualquer outro fruto seco oleaginosos que prefiram, sugiro nozes, ou usar mais espelta. Se a vossa opção for por usar apenas espelta nesta receita, a quantidade deve ser 240g.
Ainda sobre a farinha de espelta, usar integral ou branca? O ideal é uma mistura das duas, no entanto, é completamente opcional.

Compro a farinha de amêndoa online atraves da rede social instagram. É muito facil de fazerem a vossa encomenda, basta enviar uma mensagem pelo instagram para o perfil @osfrutossecosdamanuela, fazerem a vossa encomenda de qualquer fruto seco, há muita variedade, e depois esperar 2 dias que chegue a casa. Vem pelo correio com toda a segurança. São otimos e compram a quantidade que querem, o peso que precisam.
 


⇒Que bebida vegetal usar? A que mais gostarem. Ou melhor, a que estivar aberta. É o que eu faço, não escolho bebidas vegetais para as minhas sobremesas, só em caso de pretender algum sabor muito específico, uso sempre a que está aberta. Podem trocar por leite.
O vinagre que vai azedar a bebida ou leite deve ser branco. Em alternativa podem usar sumo de limão. Nesse caso aconselho 1 e 1/2 colher de sopa.
Um alerta importante sobre o buttermilk. Muitas pessoas que fazem a primeira vez ficam á espera que o seu leite ou bebida vegetal mude de textura. Não muda! Misturam o vinagre no leite, aguardam 5 minutos e ele está azedado, pronto a usar, mas o aspeto dele mantem-se igual.

⇒Em relação ao ingrediente adoçante, este bolo pede que seja no estado seco. Podem optar por açucar de coco, mascavado, ou ainda xilitol ou stevia. Caso tenham aí em casa algum ingrediente adoçante no estado liquido que queiram gastar, não usem neste bolo mais que 5 colheres de sopa. Ou seja, mais que esta quantidade vão alterar a textura do bolo. Podem fazer uma mistura, mas não usar somente ingrediente adoçante no estado líquido, á exceção de gotas de stevia concentrada que, nesse caso, é uma pequena quantidade e não vai alterar nada.


⇒Neste e na grande maioria dos bolos com framboesa dentro devemos envolve-las em farinha ou amido de milho ou polvilho doce. Porquê? Porque se não o fizerem elas vão afundar no bolo e o resultado quando forem partir é terem as framboesas todas na base e o bolo demasiado húmido nesta zona. 
Se usarem framboesa congelada não devem descongelar antes. Retirem do congelador só no momento de usar.
Outro pormenor é não usarem mais quantidade que a mencionada. A tendência para isso é muita, eu sei, mas vão estragar o vosso bolo. Este que vêm na foto é o meu segundo em 3 dias. No primeiro apostei nas 180g de framboesas. O resultado não foi desastroso, mas longe de perfeito.


⇒Sobre a confeção em si também tenho alertas. Em primeiro lugar este é um bolo que não deve ser batido, se o fizerem vai ficar pesado. Misturem delicadamente os secos nos líquidos, sem bater, sem exercer demasiada força.

Outras receitas que poderão gostar:


Vão precisar de:
  • 200g de farinha de espelta
  • 60g de farinha de amêndoa (amêndoa moída em farinha)
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • pitada de sal
  • 250ml de bebida vegetal a gosto 
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 10 a 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei metade açúcar de coco e metade xilitol)
  • 130g de framboesas frescas ou congeladas
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
Cobertura:
  • 150ml de leite condensado de coco (usei a receita que podem ver carregando AQUI)
  • 4 colheres de sopa de doce de framboesa (usei a receita que podem ver carregando AQUI)

 Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Comecei por fazer o "buttermilk". Pus a bebida vegetal numa tigela com o vinagre e misturei. Reservei por 5 minutos.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar a forma, já que usei de silicone; se usarem regular terão de untar. Usei uma retangular de 21 por 9cm.
  3. Noutra tijela misturei todos os ingredientes secos á exceção dos ingredientes adoçante.
  4. Voltei ao "buttermilk" e adicionei o azeite e os ingredientes adoçante. Misturei bem até que o açúcar de coco se dissolvesse.
  5. Aos poucos envolvi a mistura dos secos na liquida, suavemente, sem bater. 
  6. Coloquei as framboesas numa tijela. Polvilhei com o amido e abanei até que todas fiquem branquinhas (nota: se usarem congeladas não descongelem antes, retirem do congelador só neste momento).
  7. Envolvi suavemente as framboesas polvilhadas na massa do bolo e verti na forma.
  8. Levei ao forno 40 minutos (espetar um palito e retirar quando sair seco). Deixei arrefecer antes de desformar.
Para a cobertura, misturei 4 colheres de sopa de doce de framboesa que tinha sobrado do meu cheesecake de framboesas no leite condensado de coco bem frio e espalhei por cima do bolo.

 Tão simples, tão bom…






1 Comentários

  1. Não queria ter de fazer toda receita do doce de framboesa para usar nesta cobertura, quais seriam aproximadamente as quantidades para fazer a quantidade necessária do doce (4 colheres) para essa receita?

    ResponderEliminar