Tarte "frangipane" de framboesas (recheio de amêndoa; saudável; opção sem glúten)




O que é uma Tarte "frangipane"? A origem da palavra "frangipane" aparece associada á família italiana "Frangipani", um perfumista que criou um aroma de amêndoas, no entanto, e passando á frente a longa historia, frangipane é um recheio doce para bolos, tortas e tartes com aroma de amêndoas.  É feito com poucos e simples ingredientes: manteiga, açúcar, ovos e farinha de amêndoa.
A receita desta tarte teve origem na França. Uma das primeiras receitas pode ser encontrada num livro de receitas de 1674, mas existem referencias desde 1226. Inacreditável!

Frangipane é então o nome dado para o recheio de amêndoas de algumas iguarias, entre elas a "Galette de Rois", que eu já fiz numa versão saudável e que encontram a receita carregando AQUI, os "Jesuite", a Tarte de Santiago espanhola, que também já fiz, a tarte "Bourdaloue",...




Esta minha receita é uma versão bastante batida na blogosfera, a Tarte Frangipane com Framboesas, e resulta numa combinação fabulosa de amêndoa com framboesas numa base crocante. Tudo isto feito de forma saudável. O que encanta é mesmo o recheio húmido a contrastar com a fina e crocante base que fiz. É suposto comer no prato com talher, mas, tenho de vos ser sincera, eu gosto de trincar e sentir este contraste, daí aparecer a minha mão na foto.


A receita com framboesas é popular, mas não é a mais vista. Com maça é a que aparece mais vezes. Com isto quero dizer-vos que podem usar os mais diversos frutos e respetivas compotas para a vossa tarte, desde maça, como já referi, a peras, alperces, morangos, enfim, o que a vossa imaginação disser. Eu gosto particularmente desta, da de laranja e da de limão.


Nesta receita vou-vos mostrar com fazer massa quebrada saudável sem usar manteiga nem farinha de trigo, num instante, sem complicações. Aqui fiz fina, como gosto dela neste tipo de pastelaria, está exatamente como faço para a tarte pastel de feijão que publicarei em breve, mas podem fazer um pouco mais alta, eliminar o ingrediente adoçante, e fazer esta base para, por exemplo, as vossas quiches.

 Falei agora mesmo da tarte pastel de feijão que irei publicar a seguir, e aproveito a dica para vos dizer que podem usar esta base para fazer os próprios dos pasteis de feijão, cortando em rodelas e ajustando o tempo de forno.


Ora, quando colocamos um "molho", neste caso uma compota, ou qualquer recheio húmido em cima duma base que queremos crocante temos de a assar primeiro. Se não o fizermos estamos a cozinhar "ás cegas", não temos os tempos certos para que a base cozinhe e o recheio também, algum deles vai ficar mal. Se não queremos uma base empapada, temos de a assar primeiro. Isto não é novidade para ninguém, fazemos isto em imensas receitas, no entanto, muitas vezes acontece-nos a massa ganhar "bolhas", mesmo que a furemos com um garfo. Para além disto, também acontece muitas vezes a base ficar demasiado tostada nas bordas, por conta das duas vezes que vai ao forno.

Existe um método fácil para  evitar estas duas situações. Eu nem sempre faço, mas lembro-me bem da minha mãe fazer isto sempre. A ideia é cobrir a massa, depois de entendida na forma, com papel vegetal ou de alumínio, forrando toda a superfície e depois colocar um pouco de peso em cima. Que peso é este? Podem ser feijões, grão ou até massas secas ou arroz. O peso fará com que a base não forme bolhas de ar. Eu usei feijão que já tenho guardado para este efeito, ou seja, não coloco um feijão novo todas as vezes que uso este método, guardo dumas vezes para as outras. O próprio papel vegetal que uso para este efeito também é reservado.
Nas fotos seguintes podem ver todo o processo.

 





Infelizmente perdi todas as fotos de confeção desta tarte. As que vêm em cima, fotos de preparação da base, são doutra receita em que usei esta base. Nesta receita não estarão as habituais fotos de confeção no fim da descrição, as minhas desculpas.

Não posso deixar de agradecer mais uma vez á Quinta Santo Antão pelas maravilhosas framboesas. Mesmo aqui ao lado de casa tenho as melhores framboesas do mundo! Uma quinta cuidada, muito bem orientada pela D. Valeria. Sim, nesta altura do ano as estufas ainda estão a produzir, embora nesta sobremesa tenha usado congeladas que trouxe da ultima vez que lá fui. Muito obrigada!

Que não seja este o motivo de não fazerem esta fabulosa sobremesa, é absolutamente divinal, seja para o fim da refeição a acompanhar o café, seja ao lanche com uma boa chávena de chá. Vale mesmo a pena experimentar.

Lembrem-se que  formas pequenas resultam em fatias pequenas. Não é por ser saudável que se pode comer á vontade. É só um bocadinho, para sentir prazer, não é para encher.

Vão precisar de:
Base
  • 150g de farinha de espelta ou aveia
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia em pó)
  • 1 ovo
  • 1 e 1/2 colher de sopa de água
Recheio
  • 1 maça pequena (150 a 165g)
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (podem usar qualquer um, incluindo pasta de tâmaras; usei metade stevia e metade açúcar de coco)
  • 2 ovos
  • 125g de farinha de amêndoa (amêndoas sem pele trituradas em farinha)
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 4 colheres de sopa de doce de framboesa* (opcional; a minha receita sem açúcar AQUI)
  • 100g de framboesas congeladas ou frescas*
  • 50g de amêndoa laminada
Base alternativa sem glúten (confeção igual á base que fiz)
  • 150g de farinha de trigo sarraceno
  • 30g de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1/2 colher de chá de goma xantana
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante
  • 1 ovo
  • água q.b.
*Podem usar qualquer fruta e a respetiva compota (que é opcional). Exemplo: maças, peras, alperces, figos, mirtilos, cerejas, pêssegos, morangos …, ou apenas colocar amêndoa laminada.

Confeção:
Base
  1. Untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180C.
  2. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos, á exceção da água, e pulsei. Obtive uma espécie de crumble. Com o processador em andamento juntei água, 1 colher de chá de cada vez, até obter uma bola de massa mole. (Nota: podem fazer numa tigela e amassar tudo com as vossas mãos)
  3. Passei a bola de massa para a forma, estiquei sobre o fundo e lados da forma de forma a formar uma base fina (podem esticar com o rolo da massa e colocar na tarteira como se fosse massa quebrada de compra). Piquei toda a superfície com um garfo.
  4. Tapei com papel vegetal e cobri com feijão seco (pode ser massa ou arroz) (ver as explicações na introdução) e levei ao forno 16 minutos. Retirei e reservei.
Recheio
  1. Enquanto a base esteve no forno preparei o recheio. Descasquei e parti a maça em pedaços. Coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 2 minutos. Retirei e reduzi a puré com a varinha mágica.
  2. Passei o puré de maça de imediato para uma tigela, adicionei o açúcar de coco, o adoçante stevia e bati com a batedeira elétrica até estar um creme (é exatamente o mesmo processo que se faz na pastelaria convencional com manteiga derretida e açúcar).
  3. Acrescentei um ovo de cada vez, batendo bem a cada adição por cerca de 2 minutos, até formar um creme macio e volumoso.
  4. Numa tigela á parte misturei o amido de milho na farinha de amêndoa. Envolvi esta mistura no creme anterior. Obtive uma massa densa.
Montagem
  1. Espalhei o doce de framboesa no fundo da base. Cuidadosamente, coloquei colheradas da massa de amêndoa por cima do doce e espalhei, sempre com cuidado para que massa e doce não se misturem.
  2. Decorei com framboesas, depois amêndoa laminada e levei ao forno 20 minutos (espetem um palito ao centro; se sair seco, está pronta).



Tão bom…


2 Comentários

  1. Hmm, parece-me bem e uma bela sugestão para fazer brevemente! Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Sandra, vivo em Brasília e fiquei encantada com seu blog, o cuidado com que prepara verdadeiras delícias e ainda as fotografa com maestria. Parabéns

    ResponderEliminar