Feito por mim e para mim, este é o bolo que vai comemorar mais um aniversario meu!
Eu sou daquelas pessoas que não lida nada bem com o envelhecimento. Sim, eu sei que é sinal de mais sabedoria, etc, etc, mas não me consigo convencer! Detesto as rugas, os cabelos brancos, a pele mais flácida...já estou a deprimir só de estar a pensar, imaginem quando chego ao espelho...
Hoje é o dia do meu aniversário, supostamente dia de festa, mas para mim é dia de depressão, pois não tenho forma de me esquecer que lá vai mais um aninho!!!
Para completar o meu drama existencial, é sexta feira (!), dia de maior disponibilidade para comemorações, para os amigos e a família aparecerem, quando eu queria mesmo era que se esquecessem.
Uma coisa boa este ano: após 3 anos consecutivos do filhote mais velho ausente neste dia, na faculdade em Lisboa, eis que no seu agora 4º ano vai estar cá. Aulas de manhã e depois é apanhar o comboio para chegar a Aveiro antes das 17h (disse ele).
Até a filhota mais nova me disse que iria tirar a tarde para estar comigo. Ela vai fazer teste de matemática de manhã e de tarde quer ir sair com a mamã.
Não há festa, não senhor, mas há bolo!
Este ano inovei no meu bolo de aniversario. É habitual ser um bolo de cenoura, desta vez é diferente.
Fiz um bolo com tudo o que eu gosto, que me faz bem e anima!
Optei por um bolo de chocolate, feito à base de batata doce, como farinha para "enxugar" a massa usei de coco, riquíssima em fibras solúveis, dispensei ovos, dispensei qualquer tipo de açucar e gorduras saturadas.
Porque a batata doce em dia que quero esquecer a "velhice"? Ela não é assim tão inocente quanto dizem, no entanto, permite uma textura e sabor fantástico nos bolos. Mas a escolha não se prendeu só por aqui. É que a batata doce é um poderoso antioxidante, sendo essencial ao combate aos radicais livres e ao stress oxidativo. A intensidade da cor é diretamente proporcional ao seu nível de betacaroteno que ela possui, logo, ao seu conteúdo de antioxidantes. Esta foi a razão de ter usado a batata doce laranja.
A linhaça que usei em substituição dos ovos, ricas em ômega 3 e 6, é também um antioxidante e renovador das células, logo, muito bom para a pele.
Por outro lado estão as tâmaras, considerado um superalimento, são muito ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia, pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente. Mas não ficam por aqui, também elas são ricas em antioxidantes, mais do que as suas semelhantes, como as ameixas secas e os figos.
Da farinha de coco já vos falei inúmeras vezes aqui no blogue. É a minha farinha de eleição. Infelizmente sofro de intestino preguiçoso e a farinha de coco, com a sua inigualável quantidade de fibras solúveis, é um poderoso aliado na minha função digestiva.
Quem não conhece os benefícios do cacau? Todos sabemos que é antidepressivo, antioxidante, anti-inflamatório, ajuda no controlo do mau colesterol, na pressão arterial, no anti envelhecimento, mas para mim a melhor parte são as suas 12kcal por colher sopa, as suas 18g de proteína e 12 de gorduras total por cada chávena.
Para o recheio deste meu bolo também inovei. Qualquer recheio lhe ficava bem, é certo, no entanto eu quis surpreender. A ideia foi dar frescura, dar cor e fugir ao vermelho habitual dos recheios de frutos silvestres. Claro que um recheio de ovos ficava aqui a matar, mas é preciso controlar o consumo de ovos e outros produtos de origem animal, logo, o meu bolo tinha de ter essa condição.
Feito este, hora de começar a pensar no próximo bolinho de aniversario. Será o bolo que comemorará os 61 anos do meu querido marido.
Vamos ao bolinho! Quem sabe amanhã não acordo mais jovem😁
Vão precisar de:
Bolo
- 800g de batata doce (cerca de 3 batatas médias pesado com casca)
- 4 ovos de linhaça (4 colheres de sopa de farinha de linhaça dissolvida por 5 minutos em 180ml de água) ou 4 ovos de galinha grandes
- 300g de tâmaras secas (ou 200g + 5 colheres de sopa de outro ingrediente adoçante que prefiram)
- 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau em pó puro (125g)
- 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de coco (160g)
- 120ml de azeite
- 4 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- aroma de baunilha (opcional)
- Recheio de manga
- 1 manga madura (cuidado com as excessivamente maduras pois deixam fios a triturar)
- 1 e 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
- 150ml de bebida vegetal ou leite
Dupla cobertura de chocolate
- 50 + 50g de chocolate preto (usei 75% cacau)
- 1 iogurte natural de 125g (usei alprosoja)
- agua quente ou café tipo bica q.b. (4 a 5 colheres de sopa)
Para o bolo
- Untei e forrei com papel vegetal 2 formas de fundo amovível de 21cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 190ºC.
- Lavei, descasquei e parti as batatas em pequenos pedaços. Coloquei no processador de alimentos e triturei até estar num granulado fino (Nota: quem não tiver processador pode ralar num ralador manual como se fosse cenoura e passar a varinha magica no fim da massa toda pronta).
- Descarocei as tâmaras, parti-as em pedaços e juntei á batata no processador. Voltei a triturar até estar tudo num granulado muito fino, quase numa pasta.
- Passei a "massa" de batata e tâmaras para uma tigela e adicionei os restantes ingredientes. Misturei bem (usei a varinha magica para facilitar a mistura; podem fazer todo o processo no processador).
- Dividi a massa obtida pelas 2 formas, alisei bem e levei ao forno 30 a 35 minutos. Caso só tenham 1 forma desta medida, aconselho a assarem metade de cada vez já que este bolo é muito húmido e será difícil cortar ao meio. Ajustem o tempo de cozedura para o caso de assarem 1 de cada vez.
- Deixei arrefecer completamente.
Para o recheio
- Descasquei a manga e parti em pedaços (reservar algumas fatias para decoração se assim desejarem).
- Coloquei num copo alto e triturei com a varinha magica. Passei para um tachinho.
- Num copinho diluí a maisena no leite. Juntei ao puré de manga e levei ao lume, brando e mexendo com frequência, até espessar (5 minutos a ferver lentamente). Deixei arrefecer por completo.
Para a cobertura e montagem do bolo
- Desformei as duas metades de bolo. Coloquei uma no prato de servir, cobri com o creme de manga e "tapei" com a outra metade de bolo.
- Derreti 50g de chocolate em banho maria. Retirei debaixo da água quente e misturei o iogurte até estar bem cremoso. Espalhei este creme por todo o bolo.
- Derreti mais 50g de chocolate em banho maria. Fiz um copo de café instantâneo. Quando o chocolate já estava em creme, retirei debaixo da água quente e, aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, fui misturando o café . Deve ficar um creme fluido, pois vai enrijecer logo que seja colocado em cima da cobertura de chocolate fria.
8 Comentários
Olá! Antes de mais parabéns pelo aniversário! Que tenha um dia muito feliz! Adorei a receita do bolo, é fantástico, aliás como todas as receitas que publica! Muito obrigada por partilhar todos os detalhes.
ResponderEliminarEu é que agradeço a atenção. Fico muito feliz que goste das receitas
EliminarBom fim de semana!
Muitos parabéns por mais um aniversário e pela maravilhosa receita ❤
ResponderEliminarComo sempre espetacular ��
Parabéns pelo aniversário e pelo bolinho :) Bjinhos e um bom fds de festa ;)
ResponderEliminarOlá, antes de mais muitos parabéns!! Não gosto do sabor a coco, o que é uma chatice pq ultimamente parece que todas as receitas levam farinha de coco.... Acha que posso substituir esta farinha por outra? Se sim por qual e em que proporções? É que pelo que tenho pesquisado esta farinha comporta-se de forma muito diferente na absorção dos líquidos! Realmente é uma pena não gostar do sabor pq reconheço que tem inúmeras vantagens nutricionais mas não consigo mesmo comer o que seja que tenha o mínimo travo a coco. Grata pela atenção dispensada. Beijinhos
ResponderEliminarBom dia!
EliminarCompreendo perfeitamente e fico especialmente contente por saber que sabe da vantagem do uso desta farinha. Eu também tenho os meus gostos e não alinho num determinado produto que não gosto só porque ele é bom.
Nesta e em quase todas as receitas com farinha de coco pode trocar por aveia por exemplo .
As quantidades é, por norma, 3 vezes mais. Em alguns casos 2 vezes mais é suficiente.
Sugiro que coloque 2 vezes mais e depois veja a textura da massa. Carregue na minha foto que tem a massa final para a ver maior Tente ver se está idêntico ou se precisa mais farinha.
Espero que goste!
Bom fim de semana!
Boa noite,
ResponderEliminarDesde já parabéns pelo conteúdo do blog e muito obrigada por toda a partilha e inspiração!
Gostaria de ver esclarecida uma questão, se fosse possível... Não entendi bem o processo da cobertura de chocolate. São duas coberturas, correto? O que diferencia uma da outra?
Obrigada.
Boa noite! Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado das receitas. Sim, este bola tem duas coberturas. Na primeira é uma cobertura de mousse de chocolate, em que apenas tem de derreter 50g de chocolate e misturar no iogurte. A segunda é uma camada de molho de chocolate fluido, que irá enrijecer ligeiramente depois, ainda assim mantem sempre alguma firmeza, para, por exemplo, poder transportar uma fatia de bolo numa caixa e não ficar tudo desmanchado. Esta ultima camada é a que faço sempre. Derreto o chocolate e misturo café ou água até estar fluido, muito liso e cremoso.
Eliminar